Segurado da TOKIO MARINE afetado pelo temporal em Porto Alegre ressalta a eficácia da companhia no atendimento do sinistro (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho

pixabay pixabay

Executivos e técnicos da Seguradora, acompanhados dos corretores, estiveram visitando o local onde ocorreu alagamento.

A noite de 16 de janeiro de 2024 foi assoladora para muitos moradores de Porto Alegre (RS) devido ao temporal que atingiu a cidade e mais 62 municípios do Rio Grande do Sul. Com ventos de quase 100 quilômetros por hora e um elevado índice pluviométrico, o nível da água subiu rapidamente interditando ruas e provocando grandes alagamentos. Diversas árvores caíram e muitos galhos foram espalhados pela cidade, o que provocou caos no trânsito e no cotidiano. Diversos bairros da capital ficaram sem luz por vários dias. As intempéries climáticas provocaram prejuízos para comerciantes e empresários, principalmente para quem teve produtos e equipamentos atingidos pelos alagamentos.

Felizmente para aqueles que já tinham contratado seguros para esse tipo de risco, o evento climático foi bem menos danoso. Um bom exemplo é o proprietário do Supermercado Laçador, R. Serafim, cujo estabelecimento estava segurado contra alagamentos por uma apólice da Tokio Marine Seguradora. Na tarde de quinta-feira, 25 de janeiro, executivos e técnicos da Seguradora, acompanhados dos corretores que comercializaram a apólice, estiveram visitando o local onde ocorreu o alagamento decorrente das chuvas.

Proprietário do supermercado há 22 anos, Serafim sempre trabalhou duro para manter a qualidade de produtos e serviços de seu estabelecimento comercial. Entretanto, na noite do temporal ele poderia ter amargurado um prejuízo grande quando houve alagamento no estoque localizado no depósito do supermercado que ocasionou perda total das mercadorias, pois a água do temporal desceu pela rampa que leva ao subsolo do supermercado causando uma inundação. "Perdi vários alimentos como arroz, feijão, farinha, ervilha, leite, além das sacolas que servem como embalagens. O nível da água atingiu quase dois metros, eu nunca havia vivenciado um problema nessa dimensão. Perdi tudo que estava no estoque", disse Serafim. O empresário havia sido orientado pelos corretores de seguros Hélio Fernandes e Antônio Sérgio Tissot, da corretora Nova Universeg, sobre a importância de contratar apólices de seguro empresarial que oferecesse cobertura total, inclusive para alagamentos.

Serafim ficou bastante satisfeito com todo apoio que teve da Tokio Marine Seguradora diante do alagamento que atingiu seu estoque de mercadorias, já que ocorreu a apuração dos prejuízos na vistoria que foi realizada. A vistoria in loco foi realizada por questão de praticidade para agilizar todo processo e contribuir para que o segurado pudesse retomar suas atividades. “Nesse tipo de situação, os clientes necessitam de capital de giro para retomar as atividades de seu negócio. Por isso trabalhamos com rapidez e eficácia para fazermos o levantamento de todos os prejuízos e a apuração de tudo que ocorreu no sinistro. Foi realizada a aferição da mercadoria segurada mediante a apresentação das respectivas notas fiscais apresentadas, além do fato de que o segurado já possuía os orçamentos de reparos no prédio, no portão e até mesmo de limpeza, possibilitando a realização do levantamento do prejuízo, que posteriormente foi enviado para o setor de análise da Seguradora”, esclareceu a Companhia.

Ainda de acordo com a Tokio Marine, foi criado um plano de ações emergenciais para minimizar os impactos causados pelas intempéries climáticas no Rio Grande do Sul. "Estamos preparados para executar com prioridade, agilidade e competência o atendimento nas localidades mais impactadas pelas tempestades. E para isso adotamos medidas que contemplem a simplificação de documentos e deslocamento de equipes especializadas para os locais atingidos visando agilizar os processos de regulação de sinistro e também para apoiar nossos corretores de seguros", declara a Seguradora.

O proprietário do supermercado atingido pelo alagamento ficou impressionado de forma positiva com o apoio que teve da Seguradora devido ao excelente atendimento e a vistoria que foi rápida e eficiente. “Eu apresentei as notas fiscais das mercadorias do estoque atingidas pela água e graças a atuação desburocratizada dos peritos o pedido de sinistro já foi encaminhado para a Companhia. Em pouco tempo vou receber a indenização dos prejuízos que tive. Para mim isso é fundamental, pois preciso de capital de giro para a continuidade de meu negócio”, salienta Serafim.

Um dos corretores de seguros que comercializou a apólice ao supermercado Laçador, Hélio Fernandes, explicou que o estabelecimento comercial possui cobertura completa, que no caso engloba incêndio e a cobertura adicional para alagamentos. Para ele, a força tarefa realizada pela Tokio Marine no sinistro foi de grande relevância. “As ações efetuadas pela Seguradora ajudaram muito na desburocratização da regulação do sinistro. Sinto-me prestigiado em trabalhar com uma Seguradora que trata o corretor como um parceiro”, destacou Hélio Fernandes.

Nesses momentos é possível compreender com mais clareza a importância do seguro para a sociedade e a economia. Ciente disso, a Tokio Marine segue monitorando os eventos climáticos e seus impactos para de forma antecipada conseguir tomar as medidas necessárias.

Fonte: Seguro Gaúcho