Brasil,

QUIVER : Indicadores de produtividade em corretoras de seguros - o que são e como medir? (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

Existem alguns métodos usados que podem transformar a sua equipe. Os indicadores de produtividade em corretoras de seguros são pontos importantes para que haja essa melhora da equipe, porém, é preciso entender sobre eles e saber medi-los também.

Os indicadores de produtividade ou de desempenho são algumas métricas relevantes para medir o nível de trabalho do seu negócio e como isso afeta os resultados de sua corretora, sejam eles positivamente ou negativamente.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto, explicando o que são esses indicadores de produtividade em corretoras de seguros e como você consegue mensurar isso em sua empresa.

Continue a leitura para saber mais!

O que são os indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são índices que medem a performance do negócio em diversas áreas.

Em inglês, eles são chamados de KPIs - Key Performance Indicator -, que, quando trazemos para o portugues, podemos traduzir como “indicador-chave de desempenho”.


Imagem: Divulgação

Esses indicadores são utilizados para avaliar o desempenho de áreas de negócios, equipes, processos e resultados em geral de uma corretora de seguros. Contudo, esses indicadores de produtividade avaliam de forma quantitativa ou qualitativa.

A base inicial dessa avaliação é o que está sendo feito hoje em dia. Dessa forma, é possível medir de forma comparativa a corretora e entender se houve crescimento ou não durante o período avaliado.

Com isso, fica mais fácil traçar estratégias para que os números cresçam, já que você tem uma boa base de comparação.

Como funcionam os indicadores de produtividade?

De modo geral, os indicadores de produtividade de uma corretora de seguros ou de qualquer outra empresa, equipe ou de colaborador medem o desempenho que pode sair do ponto A até o ponto B.

Leia também: Quiver Zap: confira as vantagens de ter a API oficial do WhatsApp em sua solução Quiver!

Contudo, para que um gestor consiga avaliar a performance do negócio, aqui vão alguns passos básicos para quem deseja fazer o seu uso na empresa:

  • Entenda o momento atual da empresa: antes de qualquer coisa, é necessário entender onde a sua corretora está. Quanto ela produz por ano? Qual foi o resultado do último balanço? Como está a sua carteira de clientes? Qual a posição da marca no mercado?
  • Defina objetivos claros: agora que já entendemos o momento da corretora, é preciso definir onde você quer chegar. Portanto, defina os objetivos a curto, médio e longo prazo.
  • Defina objetivos para cada indicador: cada indicador deve ter metas específicas que, quando somadas, representam toda a sua estratégia de negócio.
  • Envolva a equipe: todo o time de corretores deve participar ativamente da estratégia para, então, se sentir parte de todo e, claro, dos resultados alcançados.

Quais os indicadores de produtividade para medir em uma corretora?

Para ajudar a sua corretora a crescer cada vez mais no mercado de seguros, a Quiver trouxe alguns indicadores de produtividade que você precisa medir. Com isso, você tem uma visão melhor do negócio e o que precisa ser melhorado.

Indicadores de qualidade

Nos indicadores de qualidade é medido o resultado final entregue pela corretora, considerando os padrões estabelecidos pela própria instituição, pelo mercado ou, até mesmo, pelos seus clientes.

Esse indicador é essencial uma vez que ajuda a corretora de seguros a se manter competitiva, entregando de fato algo útil e real para os seus usuários.

Leia também: Corretoras de Seguros: 04 tecnologias para ficar de olho no mercado

Duas das formas de medir esse indicador de produtividade é por meio das pesquisas de satisfação e da qualidade no atendimento ao cliente. Ou seja, quando a corretora atinge uma boa média nesta métrica, significa que tem bons indicadores de qualidade. Porém, é fundamental estudar e trabalhar para reverter os números que ficam abaixo da média.

Indicadores de lucratividade

Os indicadores de lucratividade são essenciais para qualquer negócio, pois com eles é possível entender a realidade da empresa e fugir da ilusão dos “números altos”. Portanto, entenda: vender muito nem sempre significa lucratividade.


Imagem: Divulgação

Se um corretor negocia várias vezes um produto que tem uma baixa rentabilidade, isso não é suficiente para deixar o caixa da corretora sempre no positivo. Contudo, esses indicadores são justamente as ferramentas que o gestor usa para entender a situação real do negócio.

Nesse ponto, são considerados questões como:

  • Investimentos feitos;
  • Gastos variáveis e fixos;
  • Vendas realizadas.

Dessa forma, o departamento financeiro pode analisar se a empresa obteve um percentual positivo e se ele foi suficiente para cobrir todos os gastos rotineiros. O lucro líquido só deve ser contabilizado quando todas essas nuances forem respondidas.

Leia também: O passo a passo para definir uma estratégia omnichannel em sua corretora de seguros

Indicadores estratégicos

Como o próprio nome já diz, esses indicadores verificam se as estratégias estabelecidas estão trazendo os resultados esperados. Ou seja, se os corretores e outros colaboradores estão batendo suas metas a partir do planejamento atual.

O intuito é sempre alcançar os objetivos secundários a fim de atingir o melhor resultado. Logicamente, se a situação não se mostra positiva mês a mês, o indicador estratégico servirá para que as mudanças aconteçam de forma segura na corretora.

Indicadores de capacidade

Esses indicadores são utilizados para mensurar a quantidade de trabalho que pode ser produzida pela empresa em um determinado período.

Portanto, usando o departamento de vendas como nosso exemplo, se os corretores conseguem fechar uma média de 3 vendas em 8 horas, essa capacidade deve ser considerada no setor e repassada a cada novo colaborador.


Imagem: Divulgação

De fato, o indicador é essencial não apenas para mostrar o tempo real de determinados processos, como medir também a maneira correta da capacidade da empresa.

Esses são alguns dos mais importantes indicadores de produtividade que uma corretora precisa medir para garantir um bom desempenho. Com isso, os colaboradores passam a trazer cada vez mais resultados positivos para a empresa.

Todavia, para alcançar os resultados mais expressivos, é interessante acompanhar mais de um indicador e, principalmente, saber analisar os números extraídos. Portanto, defina os indicadores que mais se adaptam ao seu negócio e que você deseja melhorar em sua corretora.

Para mais conteúdos e dicas valiosas para que a sua empresa continue buscando bons resultados no mercado de seguros, clique aqui e acompanhe o blog Soluções para Corretoras da Quiver e aplique na sua corretora.


Quiver Soluções para Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar