Tech Trail faz parceria com a TOKIO MARINE (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro / Via Seguro Gaucho

Tech Trail faz parceria com a TOKIO MARINE

Fonte: Sonho Seguros

Parceria visa otimizar processo de venda e avaliação de riscos no seguro de vida

Tech Trail Modelagem de Dados, startup especializada na construção de modelos preditivos de avaliação de riscos, fez parceria com a Tokio Marine Seguradora para lançar novo modelo de análise de riscos e precificação de seguros de forma instantânea e assertiva.

O modelo permite que a análise de risco do cliente seja feita em tempo real, com utilização das tecnologias de big data, inteligência artificial e machine learning. A mudança desburocratiza o processo de venda, reduz o declínio de propostas e agiliza o prazo de emissão dos seguros, além de permitir que a seguradora personalize a oferta mais adequada a cada perfil de cliente.

“A plataforma traz ao mercado de seguros a capacidade de otimização do processo de subscrição, a partir da análise do perfil do proponente com modelos preditivos e definição de score de risco individual”, explica Castelano Santos, co-fundador da Tech Trail.

“Com a implantação da solução da Tech Trail, houve uma melhoria da qualidade das informações recebidas para avaliação do risco e diminuição do tempo de aceitação, reduzindo de oito para um dia em média o prazo de emissão, proporcionando assim uma experiência mais fluida para o corretor e o cliente” afirma Nancy Rodrigues, Diretora de Seguros de Pessoas da Tokio Marine.

De acordo com os executivos, o desempenho da carteira de Pessoas também está atrelado a um novo olhar da sociedade para os produtos de seguros, principalmente o de Vida. Afirmam que nos últimos anos as pessoas têm demonstrado uma conscientização cada vez maior sobre a necessidade de proteção. Identificam nos seguros de Pessoas, por exemplo, características de planejamento familiar e financeiro e serviços que podem ser utilizados em vida com muitos benefícios agregados.

As vendas de seguros de pessoas somaram R$ 14,6 bilhões no primeiro trimestre deste ano, 12,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2022. Cerca de 47% dos prêmios foram em seguros de Vida, 29% no seguro Prestamista, 12% no seguro de Acidentes Pessoais e 12% nos demais ramos. Isso equivale a dizer que o seguro de Vida arrecadou R$ 6,9 bilhões, prestamista R$ 4,2 bilhões e acidentes pessoais R$ 1,8 bilhão e demais ramos R$ 1,7 bilhão. O maior crescimento foi em seguro Viagem (19%), seguido pela expansão nos prêmios do seguro Funeral (18,3%) e no seguro de Vida Individual (17,5%).

Em indenizações no primeiro trimestre 2023, foram pagos R$ 3,66 bilhões no segmento de vida, cerca de R$ 300 milhões acima do registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), com base nos dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Desse total, 54% (R$ 2 bilhões) foram em seguro de Vida (individual e coletivo), 18% (R$ 650 milhões) em seguro Prestamista, 14% (512 milhões) em seguro de Acidentes Pessoais e 14% nos demais ramos. Já as principais variações no período foram nos ramos de seguro Viagem (138,5%), Acidentes Pessoais (47,7%) e Doenças Graves/Terminais (33,1%). Por outro lado, vale destacar que tanto Vida individual quanto em grupo registraram variações negativas no período, retrações de 12,5% e 1,8%, respectivamente.