Brasil,

QUIGO : Regime de trabalho do corretor de seguros - saiba tudo sobre o assunto! (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

Independente da carreira, existem algumas formas de estabelecer um contrato entre o profissional e a empresa em que ele trabalha. Entender como é um regime de trabalho do corretor de seguros faz com que você entenda melhor como funciona em relação às questões burocráticas.

Porém, esse não é um conteúdo feito apenas para quem está na área e deseja saber mais sobre o assunto. Pessoas que estão ingressando em um novo mercado, precisam saber como funciona em relação a contratação, assim, sabe-se bem o território que está pisando.

Neste conteúdo, vamos falar melhor sobre o assunto, pontuando algumas coisas que são interessantes em relação ao regime de trabalho do corretor de seguros. Para muitos, esse pode ser apenas um trabalho de vendas, mas não é isso.

Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!

Regime de trabalho do corretor de seguros

O regime de trabalho do corretor de seguros é algo previsto por lei, porém, tendo algumas variações. Cada uma delas estabelece diferentes responsabilidades, direitos e restrições para as partes envolvidas.

Quando se estabelece um contrato com o corretor, é importante ter em mente qual é o regime de trabalho oferecido e como ele funciona. De fato, para ajudar a entender melhor sobre isso, apresentamos alguns dos principais tipos de regimes de trabalho.

Além de falarmos sobre o regime, que é o assunto desse conteúdo, é sempre bom lembrar que para ser um corretor de seguros, é necessário cumprir alguns requisitos. O primeiro deles é ter o cadastro no SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

O SUSEP é o órgão regulamentador do mercado de seguros do Brasil, ou seja, por ser vinculado ao Ministério da Fazenda, ele funciona como se fosse uma carteirinha para exercer a função de vendedor de seguros no Brasil.

Para ser um corretor de seguros mais capacitado, existem outros pontos que também se enquadram, fora as burocracias da profissão. Porém, o intuito desse conteúdo é se aprofundar um pouco mais no mundo dos corretores, mostrando alguns caminhos que existem.

Carteira assinada

Esse é o regime mais conhecido, pois é o que se estabelece entre a maioria das empresas e colaboradores. A contratação no regime CLT prevê a atuação em tempo integral do colaborador, assegurado dos direitos como FGTS, 13º, INSS e outros fatores.

O maior contra favor da CLT para o empregador é o alto valor de encargos que ele gera. Esses valores podem chegar a até 65% do valor do salário do corretor de seguros ou de qualquer outra profissão em que o regime contratual seja CLT.

Regime de trabalho do corretor de seguros: parcial

Similar a uma contratação em tempo integral, mas com a duração limitada a 25 horas semanais de trabalho. O salário que é pago para colaboradores neste regime de trabalho é proporcional ao que seria pago a um trabalho de tempo integral, que é de 40 horas semanais.

Leia também: Como criar processos na corretora de seguros?

Esse regime de trabalho do corretor de seguros também assegura direito a férias após os 12 meses de atuação, assim como o regime CLT.

Temporário

Não é mais comum entre os corretores de seguros, mas é possível fazer contratações em regime de trabalho temporário. Quando se tem um alta demanda dentro da corretora, essa foi por muito tempo uma grande ação a ser tomada para não perder clientes.

Esse intervalo de tempo deve ser estabelecido com antecedência, também havendo isenção de custos, como INSS, FGTS, férias, 13º e outros pontos principais.

Regime de trabalho do corretor de seguros: Autônomo

Com a modernização nas leis de empreendedorismo, não é mais tão comum encontrar corretores de seguros que trabalham de maneira autônoma. Os profissionais liberais cresceram, principalmente na pandemia, por conta da queda nos empregos e toda a crise que passamos.

De fato, esse modelo de trabalho abriu diversas portas, inclusive para pessoas que buscavam uma rotina de trabalho mais flexível. Nesse meio tempo, QuiGo acabou se tornando um grande parceiro dessas pessoas que trabalhavam de forma autônoma, oferecendo uma solução por um bom preço e que suprimisse as necessidades do corretor.

Hoje em dia, para ser um corretor de seguros autônomo, mantendo o status de pessoa física, basta fazer a emissão do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), que facilita e oficializa as transações entre empresas e corretores.

Leia também: 5 erros na gestão de clientes: como evitá-los?

Freelancer

Outra modalidade comum no mercado é a de corretor freelancer, que é bem similar ao autônomo. A contratação é temporária e eventual, sem vínculo empregatício, apenas a prestação de serviço esporádica e curta.

A principal diferença é que, nesse caso, o profissional pode ser contratado como pessoa jurídica, fazendo corretamente a emissão de nota fiscal.

Regime de trabalho do corretor de seguros: Intermitente

Similar à contratação de trabalho por CLT, incluindo os mesmos encargos, férias e afins. Esse regime de trabalho do corretor de seguros tem uma diferença, pois os colaboradores só são chamados quando necessários.

Ou seja, eles recebem o seu pagamento relativo ao número de horas trabalhadas ou ao número de jornadas que foram cumpridas nesse período em que foram chamados.

Estágio

Também existem os profissionais que estão em fase de formação e, assim como em qualquer outra área, o estágio é uma boa opção. De fato, essa é uma boa oportunidade para a corretora de seguros encontrar potenciais talentos, além de suprir as funções regulares, mas que não exigem tanto tempo do dia a dia.

A carga horária para esse regime de trabalho do corretor de seguros é de 6 horas diárias, mas os encargos envolvidos são menores. Ele garante o direito de remuneração, vale transporte e férias de 30 dias ao colaborador.

Leia também: Consumidores fiéis: aprenda a aumentar a satisfação dos clientes

Entender o regime de trabalho do corretor de seguros, além de garantir que você entre nesse mercado sabendo dos pontos principais, faz com que você escolha melhor a forma que deseja ingressar.

QuiGo é uma solução que está presente em diversos pontos desse assunto, ajudando desde pequenas empresas até corretores individuais a melhorar a rotina, otimizando o seu tempo para que ele possa crescer no mercado.

Para mais conteúdos e dicas sobre o assunto, clique aqui e acesse o Blog QuiGo!



Quiver Soluções para Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar