Brasil,

QUIVER : Seguro Cibernético - tudo o que você precisa saber (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

Hoje, a maioria dos países exige, por lei, que as empresas protejam os seus dados e de seus colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Esse é um passo fundamental para um futuro mais seguro, porém, acabou pegando os executivos de surpresa. O seguro cibernético passou a ser bastante consultado durante a pandemia e hoje é de extrema importância.

Essa regulamentação, que aqui no Brasil é prevista na Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), vigente desde setembro de 2020, vale para empresas de todos os tamanhos. Afinal, conforme vamos ver no decorrer do conteúdo, engana-se quem pensa que o seguro cibernético serve apenas para grandes empresas.

Para prevenir e mitigar os riscos, caso ocorra um ataque cibernético ou uma violação, foram desenvolvidas diversas tecnologias para a segurança em relação a isso. Porém, grande parte de uma estrutura sólida de prevenção envolve o fator humano. Ou seja, educação por parte dos próprios executivos, colaboradores, parceiros e outros.

Continue a leitura para saber mais sobre a importância do seguro cibernético hoje em dia com Quiver.

O que é o Seguro Cibernético?

Os riscos cibernéticos são possíveis consequências associadas a ataques cibernéticos. Contudo, essas consequências vão de desde de danos à reputação da empresa - que, ao sofrer um ataque pode perder a credibilidade com seus clientes e o mercado - até o comprometimento de dados, sistema e da rede da empresa.

Imagem: Divulgação

Porém, mais do que isso, ter um seguro cibernético hoje em dia pode fazer com que os prejuízos financeiros sejam menores. De fato, qualquer problema que acaba mexendo com os valores financeiros de uma empresa pode ser grande se deixar passar.

Logo, não é nenhum exagero dizer que todas as empresas correm algum tipo de risco cibernético hoje em dia. Uma vez que estão sujeitas às mais diversas tentativas de ciberataques. Só no Brasil, os ataques subiram para 31,5 bilhões esse ano, segundo estudo realizado pelo laboratório de inteligência e ameaças, FortiGuard Labs.

O que são os riscos cibernéticos?

Os riscos cibernéticos estão ligados a qualquer ataque criminoso feito em ambientes virtuais, seja em busca de dinheiro, dados pessoais ou realizar uma extorsão virtual (também conhecida como ransomware).

A extorsão virtual é quando o invasor bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos ou ao dispositivo, exigindo um pagamento online anônimo para que seja restaurado.

Podemos dizer que esses dados são patrimônios da empresa, ou seja, em muitos casos, eles são até mais importantes do que o próprio patrimônio físico da companhia. Por isso, a proteção de dados é fundamental, pois qualquer tipo de informação, seja financeira ou administrativa, é um alvo potencial do crime cibernético.

Imagem: Divulgação

Embora a prevenção seja a primeira opção, as organizações devem se preparar para o fato de que é praticamente impossível ter sistemas totalmente seguros. Por mais preparada que a empresa seja, uma invasão cibernética sempre vai existir. Por isso, é fundamental ter a proteção de um seguro cibernético hoje.

Prejuízos resultantes da falta de um seguro cibernético

Só no ano de 2021, o prejuízo médio por ataques cibernéticos foi cerca de 4,2 milhões de dólares ao redor do mundo. A expectativa é que esse prejuízo ultrapasse 6 trilhões de dólares a partir deste ano.

Isso porque os custos derivados de um ataque não se restringem ao prejuízo financeiro imediato de uma extorsão. Por exemplo, há todo um investimento em soluções para a restauração do sistema, recuperação de dispositivos, estratégias de PR, indenizações, entre outros pontos.

Em um estudo realizado pela Cybersecurity Ventures, é esperado que os custos globais em relação aos crimes cibernéticos cresçam 15% ao ano nos próximos 5 anos, chegando a 10,5 trilhões de dólares anualmente até o ano de 2025.

De acordo com o relatório, representa a “maior transferência de riqueza econômica da história”, arriscando incentivos à inovação e investimento em novas tecnologias. Apenas para fins corporativos, seguindo nesse ritmo, o cibercrime será mais lucrativo que o comércio global de todas as principais drogas ilegais juntas.

O que o seguro previne?

O seguro cibernético, além de ajudar as empresas a estarem mais em conformidade com a legislação de proteção de dados, traz segurança jurídica e financeira aos negócios sujeitos a violações de dados e ataques cibernéticos dos mais diversos, uma vez que a maioria das apólices faz a cobertura das principais ameaças.

Porém, vale frisar que a cobertura do seguro para riscos cibernéticos varia de contratação para contratação. Porém, atualmente, existe uma variedade robusta de ofertas para atender às diferentes necessidades das empresas.

Portanto, sobre o seguro cibernético, algumas das garantias que as seguradores incluem são:

• Cobertura de custos de gerenciamento de crise, no caso de violação;
  • Suporte de gestão de risco;
  • Indenização de prejuízos causados a ataques cibernéticos;
  • Indenização de lucros cessantes;
  • Suporte jurídico junto às autoridades legislativas, como a ANPD.

É necessário entender tudo que um seguro cibernético cobre e toda a sua importância para valorizar que esse é um investimento imprescindível para empresas de grande e pequeno porte.

Imagem: Divulgação

Com o aumento de pessoas procurando serviços e produtos pela internet, é preciso estar antenado de diversas formas para oferecer o melhor em segurança para proteger todos os dados da empresa.

Para mais conteúdos relacionados ao mercado de seguros, clique aqui e acesse o blog Quiver.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar