QUIGO : Como abrir uma corretora de seguros em 2022? (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

QuiGo trouxe um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para abrir uma corretora de seguros em 2022. Confira!

Para quem está buscando desafios no mercado, abrir uma corretora de seguros em 2022 pode ser o caminho certo para essa nova fase. Ou seja, se você possui o perfil empreendedor e mira em um mercado que está crescendo cada vez mais, esse é o conteúdo certo.

Porém, abrir um negócio não é algo fácil. É necessário um investimento tanto em valores como em treinamentos e capacitação, além de refinar algumas competências que são necessárias para o sucesso do negócio.

Nesse conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre como abrir uma corretora de seguros em 2022 e como está o mercado atualmente. Continue a leitura para saber mais!

Mercado de seguros atualmente

Segundo dados da Susep, que são atualizados diariamente, indicam que o mercado brasileiro ultrapassou a expressiva marca de 120 mil Corretores de Seguros cadastrados e aptos para atender a sociedade. Desse total, cerca de 66 mil são pessoas físicas e mais de 53 mil são empresas de seguros em plena atividade.

Imagem: Divulgação

Ou seja, abrir uma corretora de seguros em 2022 pode ser sim uma grande escolha quando se trata de novos desafios. O mercado se mantém em alta e explorar isso é ter uma visão empreendedora de sucesso.

Ainda em acordo com o Susep, dos números atuais, cerca de 9 mil Corretoras de seguros foram recadastradas no sistema. Porém, ainda existe um número bem expressivo de cerca de 24 mil corretores e empresas Corretoras de Seguros que tem um novo cadastro e começaram a operar no setor recentemente.

Essa estatística mostra que ainda há espaço para a atuação no mercado, sobretudo em estados mais pobres. Por exemplo, existem três estados na região norte do Brasil que contam com menos de 100 corretores. São eles: Acre (65), Amapá (55) e Roraima (28).

No outro lado da balança comercial, existe uma grande concentração nos maiores estados. Em São Paulo, por exemplo, estão cadastrados um pouco mais de 51 mil corretores de seguros, logo depois vêm Rio de Janeiro com cerca de 12 mil e Minas Gerais com 10 mil.

Como montar uma corretora de seguros?

De fato, o setor está crescendo e essa é a hora de aproveitar essa oportunidade para montar uma corretora de seguros e ingressar com o pé direito nesse mercado. Mas o que é preciso para fazer isso conforme a lei? Isso que vamos falar neste tópico.

Com o mercado de seguros aquecido, muitos profissionais estão em busca de mais oportunidades. No entanto, para que esse negócio seja rentável é necessário analisar os investimentos que serão necessários para alavancar as vendas e aumentar a carteira de clientes.

Confira algumas das principais dicas que selecionamos para ajudar a montar uma corretora de seguros em 2022.

Certificado ENS

Para que o profissional possa atuar como um corretor de seguros, antes mesmo de montar a sua própria corretora, ele precisa ter uma qualificação que é tirada na Escola de Negócios e Seguros (ENS).

Essa certificação é obtida através de um Exame para Habilitação de Corretores de Seguros e as provas são divididas em 4 dias e em 3 etapas. O profissional está habilitado a partir da aprovação na Prova de Capitalização e de Vida e Previdência.

Faça a inscrição no IBRACOR

O IBRACOR é uma instituição que regula as atividades dos corretores de seguros, sendo a única que é devidamente reconhecida pelo Susep. A inscrição e cadastro devem ser feitos diretamente no site oficial.

No entanto, para que a participação seja efetivada, os corretores precisam estar com a Certificação ENS em mãos, além de todos os documentos solicitados, como RG e matrícula.

Os valores para inscrição no IBRACOR são separados em pessoa física e jurídica, portanto, fique atento:

• Pessoa Física: R$400;
  • Pessoa Jurídica: R$750.

Cursos do Susep

A Susep é um órgão regulatório e fiscalizador criado para o mercado de seguros em geral. Ele cobre as áreas de capitalização e previdência privada.

Para quem está buscando entender como montar uma corretora de seguros, é necessário ter a habilitação por parte da Susep, como uma autorização para atuar formalmente na área.

Além disso, o próprio órgão oferece alguns cursos que são extremamente importantes para a capacitação de um corretor iniciante, para entrar no mercado da melhor forma possível, como:

• Curso CPA-10;
  • Curso CPA-20;
  • Curso CEA;
  • Curso AAI Ancord;
  • Curso PQO Ancord;
  • Curso CA-300;
  • Curso CA-400;
  • Curso CA-600;
  • Curso SUSEP.

Imagem: Divulgação

Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é necessário para qualquer empreendimento, principalmente para quem está procurando como montar uma corretora de seguros.A criação desse documento deve ser feita quando estiver ainda pesquisando os requisitos necessários para a abertura da empresa.

Nesse documento, deve conter algumas informações que se tornam importantes para que o empreendimento saia do papel, como o valor de investimento inicial que está disponível e ações do mercado. Ter um planejamento dentro de uma corretora de seguros é o que leva ela a altos níveis hoje em dia, pense nisso.

Toda a descrição deve ser feita de forma bem detalhada, para que seja possível entender qual é o cenário mais favorável para um aporte financeiro. Dos modelos mais utilizados no mercado, a Análise Swot e Matriz de Negócios (Modelo Canvas) são os recomendados.

Abrir uma corretora de seguros em 2022: planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um recurso para analisar detalhadamente os recursos financeiros da sua corretora, considerando os desafios e o aporte financeiro necessário para começar as operações, incluindo capital de giro.

Existem alguns pontos que são importantes quando falamos em um planejamento financeiro para abrir uma corretora de seguros em 2022, como:

• Ramos de seguros que serão trabalhados;
  • Seguradoras que terão relacionamento com a corretora;
  • Público-alvo;
  • Diferenciais de mercado (em relação à concorrência).

Mas, se você está começando o negócio do zero, desenvolva esse documento com projeções estimadas para o próximo ciclo, seja ele seis meses ou um ano.

Invista em marketing digital

O marketing digital no mercado de seguros se tornou uma grande oportunidade para conseguir uma aproximação maior com o seu público alvo. Ou seja, através de campanhas criadas nas redes sociais, por exemplo, você pode aumentar o número de leads e clientes em potencial e tornar a sua corretora de seguros cada vez mais conhecida.

No entanto, para ter resultados, é necessário traçar boas estratégias, considerando o perfil do seu público, e utilizando de vários meios de comunicação para se aproximar do consumidor alvo.

O mundo está cada vez mais digital, portanto, saiba explorar as redes sociais, como as vendas pelo whatsapp e outras formas de divulgar seu negócio para colher os frutos com mais rapidez.

Como falamos no início do conteúdo, abrir uma corretora de seguros em 2022 não é uma tarefa fácil, assim como em qualquer outro empreendimento. Mas, esse é um mercado com grande potencial de crescimento feito para você que deseja um novo desafio.

QuiGo atualmente é um grande parceiro do corretor individual ou de pequeno negócio que, além de um blog repleto de dicas e conteúdos incríveis, também auxilia nas demandas do dia a dia com um sistema de gestão e multicálculo completo.

Clique aqui para saber mais sobre como QuiGo pode ser o seu grande parceiro nesse início de negócio!

-------------------------------------------------------------------------------------------

Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes