Brasil,

Corretora Finlândia se destaca pela presença feminina

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Empresa com atuação de destaque no seguro garantia, conta com mulheres na alta direção e em quase 60% do efetivo

A diversidade de gêneros e a presença feminina na Finlândia Corretora de Seguros, inclusive nos cargos de liderança, tem se mostrado natural e positiva para o crescimento da empresa. Atuando no mercado desde 2009 e presente em 14 cidades do Brasil, a Finlândia é líder na venda de seguro garantia e está diversificando seus negócios, passando a oferecer seguros de benefícios, com o objetivo de se destacar em multisseguros para pequenas e médias empresas.

Hoje, conta com 91 colaboradores, sendo 54 mulheres – quase 60% – destas 11% são líderes. As mulheres representam 50% dos 12 gestores, sendo que uma delas ocupa um dos dois cargos da direção-geral.

Entre as lideranças femininas está Natália de Castro Braga, diretora Administrativo-Financeira, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano e que, junto com o diretor Comercial, responde pela direção-geral da empresa. Para Natália, mais do que coragem, força e luta para superar seus desafios, a evolução da sua carreira se deve ao fato de sempre ter preservado o foco nos seus propósitos profissionais e de vida.

Natural de Nacip Raydan, pequeno munícipio mineiro, aos 14 anos veio para Belo Horizonte morar sozinha em um pensionato, para fazer o Ensino Médio. Sempre foi bolsista e vendia bombons na escola para ajudar com as despesas. Apesar de a grande paixão ser a matemática, se formou em Direito, pela Fumec, sua primeira graduação.

Neste período, teve muito contato com um diretor da faculdade Estácio de Sá (parceiro da empresa em que trabalhava) que, ao perceber seu grande propósito de aprender e estudar para crescer profissionalmente, a convidou para estudar em Portugal. Foi lá que fez pós-graduação e mestrado.

Voltou ao Brasil e foi trabalhar com auditoria de grandes obras na MCA Auditoria e Gerenciamento, pela qual teve a oportunidade de conhecer o mundo todo.

Na MCA, a ideia inicial era aprender tudo para substituir uma diretora que estava se aposentando. Entretanto, um novo convite a fez mudar de rota: assumir a área de planejamento financeiro e RH dessa empresa, área que estruturou sozinha. Após dez anos foi trabalhar na XP, em 2020, no escritório de BH, mas, surpreendentemente, não se adaptou ao setor comercial.

Foi então que surgiu a Finlândia, na qual, logo na entrevista, escutou que teria em suas mãos “uma página em branco” para construir e propor o que achasse melhor. Estava pronta para o desafio de assumir um dos grandes postos de liderança de uma média empresa. Ela tinha convicção que seria respeitada e valorizada como mulher e que não precisaria entregar muito mais do que já oferecia como profissional, para ser vista e continuar evoluindo na carreira.

“A presença feminina na empresa já é algo muito natural. E não é por preenchimento de cota, pois as mulheres já são maioria e são muito valorizadas na cultura corporativa da Finlândia. Ter sido aceita para ocupar um dos cargos da direção-geral da corretora confirma isso. E vejo neste meu novo papel profissional o coração e a alma desta cultura organizacional, pautada pela diversidade. Vejo outras mulheres da empresa comemorando essa conquista ‘como nossa’, pois minha chegada fortalece essa visão de esperança.”

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar