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4 dicas para fazer um planejamento de marketing

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4 dicas para fazer um planejamento de marketing

Muitas empresas acabam se perdendo na hora de fazer um planejamento de marketing para ter uma gestão de sucesso. Ele é o responsável por apontar caminhos importantes para atingir suas metas e até mesmo aumentar as vendas. Por isso, deixar essa tarefa de lado, ou executar de qualquer jeito pode trazer grandes prejuízos.

Baseado no livro “Gestão de Marketing”, da editora FGV, listamos 4 dicas que vão te ajudar a fazer um excelente planejamento de marketing. Confira!

1. Faça uma análise da situação antes do planejamento de marketing

Antes de traçar metas, estratégicas e ações de marketing, é importante que você tenha informações sobre sua empresa. Qual é o produto vendido? Quem são os maiores clientes? Quem paga mais? Faça uma descrição da estrutura do seu negócio e coloque em um papel.

É importante levantar detalhes sobre o nível de satisfação dos seus clientes e da retenção também. Com dados essenciais, você consegue ter uma visão geral da empresa e dar início ao seu planejamento de marketing.

2. Identificar ameaças e oportunidades

Ao ter o mapa de informações da empresa na mão, você consegue identificar possíveis ameaças e oportunidades. “Que deficiências internas em sua organização/produto, em comparação com as dos concorrente, contribuem para reduzir as vendas e a satisfação dos clientes? Que fatores externos pode aproveitar para aumentar as vendas?”, questiona os autores do livro “Gestão de Marketing”.

Nessa fase, é importante olhar para seu produto e os consumidores que você já possui. Esses fatores podem ajudar sua empresa a sofrer uma ameaça ou ganhar uma oportunidade.

3. Pense em estratégias de marketing

Não basta ter todas as informações na mão e usar qualquer ação, é preciso pensar em estratégias que estejam alinhadas ao seu segmento e cliente, por exemplo. As primeiras perguntas que devem ser levadas em consideração é: “Esse plano atinge meu consumidor?”, “Meu segmento se adequa a essa ação?” e “Essa estratégia é acessível ao mercado que estou inserido?”.

Seja criativo, inove e utilize a variedade de ferramentas que o marketing oferece para você ser diferente!

4. Faça uma avaliação financeira

Algumas ações e estratégias de marketing custam dinheiro. Independente disso, você também precisa de uma equipe qualificada para conseguir entregar resultados incríveis. Por isso, é importante fazer uma avaliação financeira e qual o valor que sua empresa consegue investir nesse setor.

É importante fazer uma análise do retorno financeiro que o marketing trará para seu negócio. Alinhe os números e tome decisões assertivas!

Fonte: ADV Tecnologia
https://bit.ly/2IsjdJG

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Sobre a ADV Tecnologia

Atuando no mercado de software há mais de 23 anos, a ADV Tecnologia desenvolve soluções que simplificam o trabalho dos gestores e tornam as empresas mais organizadas e lucrativas. www.advtecnologia.com.br

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