Brasil,

Transformando equipe em alta performance

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  *Por Leonardo Soares Grapeia / DINO
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Transformando equipe em alta performance

Neste mundo globalizado em que as empresas se relacionam num ambiente de extrema competitividade por metas e resultados, não podemos limitar a expansão do nosso conhecimento com o sentimento de que somos autossuficientes ou de que sabemos tudo.

“É a liderança pelo exemplo tendo como insumo básico a congruência que de fato vai mudar o seu "status quo".

Neste mundo globalizado em que as empresas se relacionam num ambiente de extrema competitividade por metas e resultados, não podemos limitar a expansão do nosso conhecimento com o sentimento de que somos autossuficientes ou de que sabemos tudo. Sentir confiança de seu próprio conhecimento é útil ao experimentar coisas novas. Mas esse mesmo sentimento pode bloquear a humildade necessária para ouvir, compartilhar ideias e impressões. Em vez de proteger o seu "status quo", estimule o desejo de aprender e de compartilhar conhecimento em prol da equipe.

Criar um clima em que ser franco sobre os fracassos é uma virtude, esse pode ser o primeiro passo para encontrar o caminho para grandes conquistas. Evite estimular o confronto de equipe, a aprendizagem mútua é impedida quando um grupo não enfrenta seus desafios abertamente. Estabeleça um ambiente onde todos possam opinar e trazer suas experiências, fazendo do encontro, momentos de feedbacks.

Para as pessoas se desenvolverem, elas precisam de novas ideias e perspectivas. A urgência constante para decidir tende a impulsionar as pessoas a seguirem as mesmas rotas chegando às mesmas conclusões. Você abre novas oportunidades de aprendizagem quanto interrompe este impulso automático e as encaminha a rotas alternativas. Por isso, incentive a equipe refletir sobre o problema de forma profunda, buscando solução que tem como objetivo resolver a causa raiz. Hoje existem diversas ferramentas que podem ajudar na construção de novas soluções, aqui vão algumas: método Ishikawa, 5w2h e etc.

Estimule dialogo sobre "como" e "o quê". As pessoas aprendem mais ao ouvir como algo feito do que simplesmente vendo o resultado final.
- Use as reuniões periódicas para mais do que o simples relato sobre o que as pessoas conseguiram ou não cumprir. Peça que descrevam as coisas novas, contra o que lutaram e como responderam aos problemas. Use o exemplo positivo.
- Convide-as a compartilharem com outros membros da equipe o que recentemente aprenderam. Facilite as discussões sobre como a lições pode ser aplicada em outras situações e por outras pessoas.

Para que esse perfil de equipe seja um reflexo na organização é de suma importância, recompensar de forma visível as pessoas que:
- Trabalham consistentemente em prol de seu próprio desenvolvimento aprendendo com outras pessoas.
- Comentem erros, aprendem com eles e compartilham sua compreensão da situação com outras pessoas.
- Desenvolvem-se de forma a contribuir com os objetivos compartilhados.
- Investem no coaching e no desenvolvimento das outras pessoas.

É a liderança pelo exemplo tendo como insumo básico a congruência que de fato vai mudar o seu "status quo".

*Por Leonardo Soares Grapeia: Administrador e Jornalista com MBA Executivo pelo Insper, Especialização em Executive Development Program In Negociation pela HSM Educação e pós-graduado em Certificate in Business Administration pelo Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa e editor do Website: http://www.leonardograpeia.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar