Brasil,

Plano de carreira: colaboradores que crescem com a empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nayara Reis
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Plano de carreira: colaboradores que crescem com a empresa

Para manter a competitividade, um dos grandes desafios das corporações nos dias de hoje é a retenção e desenvolvimento de talentos. Investir em ferramentas de gestão que valorizam os colaboradores, como seleção interna e plano de carreiras, é fundamental para a empresa aproveitar melhor o seu potencial humano

O patrimônio humano, sem dúvida, está entre os grandes diferenciais das empresas de sucesso. Para manter a competitividade no mercado, um dos grandes desafios das corporações nos dias de hoje tem sido a retenção e desenvolvimento de seus talentos. O recrutamento interno e o plano de carreiras são boas formas de se fazer isso. Essas ferramentas de gestão de pessoas, não só ajudam a valorizar o colaborador, mas também faz com que a empresa aproveite melhor o seu potencial humano, incentivando o desenvolvimento profissional das pessoas.

Outro fator que vem incentivando as empresas a darem esses incentivos é o alto índice de pessoas talentosas que tem saído do país em busca de novas oportunidades. Isso se intensificou nos últimos anos devido à crise econômica vivida no país. Dados da Receita Federal apontam que entre os anos de 2014 e 2016 foram entregues 55.402 Declarações de Saída Definitiva do País. O número representa um crescimento de 81,61% na comparação com o triênio imediatamente anterior. Entre 2011 a 2013, período que antecede a crise econômica, esse número era de apenas 30.506 pessoas que entregaram o mesmo documento. Se levado em consideração aqueles que saem do país sem prestar essa informação estima-se que o número seja ainda maior

Gestão de carreira

Desenvolver a seleção interna foi uma das formas adotadas pela Brasal Incorporações para valorizar seus colaboradores. Além disso, a empresa também conta com um sistema de gestão de carreira, que visa o crescimento profissional de seus colaboradores para que os mesmos cresçam com a empresa, como explica a assessora estratégica de recursos humanos das empresas Brasal, Marilyn Joos. “Buscamos o melhor ambiente organizacional, primamos por práticas de gestão que visam melhorar o dia a dia das pessoas no trabalho e seu crescimento profissional”, diz.

Graças a essas e outras políticas de valorização de seus colaboradores, a Brasal Incorporações foi eleita em junho deste ano uma das 40 melhores empresas do Centro-oeste para se trabalhar, conforme o Prêmio Great Place to Work 2017 – Melhores Empresas para Trabalhar. As empresas Brasal estiveram em três posições no ranking da categoria médias empresas.

Desenvolvendo talentos

A colaboradora da Brasal Incorporações, Verônica Vale, é um exemplo de como a valorização interna e as políticas de retenção e desenvolvimento de talentos fazem diferença, tanto para empresa, quanto para os funcionários. Formada em administração de empresas com especialização em gestão de negócios, marketing e cadeia de valor, a administradora de 38 anos está há quase 15 anos nas empresas Brasal, onde ingressou como estagiária no setor de gestão de pessoas. Já com oito meses atuando como estagiária, foi convidada para ocupar uma vaga no setor administrativo da Brasal Combustíveis. Dois anos depois, já fazia parte da da administração do hotel do mesmo grupo (SIA Park Hotel) como gestora de negócios, cargo que exerceu durante cinco anos.

No final de 2012 veio outra grande oportunidade, a gerência do Departamento de Relacionamento com o Cliente da Brasal Incorporações. Hoje Verônica é gerente administrativo na regional em Goiânia. “A experiência foi excelente porque nesses quase 14 anos de empresa eu me senti valorizada pela empresa pelas constantes oportunidades de crescimento”, avalia Verônica.

Ela ressalta que todas as promoções que recebeu ao longo da carreira nas empresas Brasal foram graças a um processo contínuo de capacitação, onde a própria corporação investe em seus profissionais. “Dessa forma tudo que passei e aprendi tinha o intuito de me preparar comportamental e tecnicamente para uma nova oportunidade. Anualmente, a empresa também aplica avaliações de desempenho para entender o que já está bom e o que precisa ser melhorado”, explica a executiva.

Verônica afirma que o fato de ter permanecido no mesmo grupo e passado por cargos diferentes proporcionou um desenvolvimento profissional muito interessante. Segundo ela, as experiências que acumulou ao longo desses quase 14 anos valeram muito mais do que se tivesse passado por várias empresas. “Hoje eu posso afirmar que tenho uma visão sistêmica dos processos e da empresa como um todo “ explica a administradora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar