Brasil,

Refluxo: Especialista ensina como evitar as crises

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Prado
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Uma queixa cada vez mais comum nos consultórios, refere-se ao refluxo, o qual, ocorre quando o ácido do estômago retorna ao esôfago, e em alguns casos pode chegar até a garganta, laringe ou faringe, causando lesões e sintomas como tosse seca, pigarro, dor de garganta, regurgitação do alimento e dificuldade para deglutir.

“Atualmente, estima-se que 4 a 10% dos pacientes que procuram otorrinolaringologista apresentam sintomas associados ao refluxo gastroesofágico, sendo a inflamação da laringe (laringite), desencadeada pelo refluxo laringofaríngeo, que é a manifestação otorrinolaringológica mais comum. É uma inflamação crônica da laringe,decorrente do refluxo do conteúdo gastroduodenal até a faringe e laringe”, explica o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo e professor da Santa Casa, Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci.

O diagnóstico da doença é dado por meio da história clínica, exame físico e exame de nasofibrolaringoscopia (ou laringoscopia). Em certos casos, pode ser necessária a realização de endoscopia digestiva alta ou pHmetria de 24 horas. Já o tratamento é realizado por meio de medicações, principalmente através de dietas e mudanças de hábitos, e em casos mais graves, a cirurgia.

Abaixo, Dr. Ricardo Dolci dá algumas dicas fundamentais para os pacientes que desejam evitar crises da doença;

- Evite consumir alimentos gordurosos, condimentados, doces e bebidas gasosas;

- Controle seu peso;

- Procure comer devagar e em pequenas porções;

- Procure elevar a posição do leito ao deitar-se, colocando a cabeça mais alta que os pés;

- Espere que parte da comida tenha sido digerida antes de se deitar. Logo, não se alimente nas 2-3 horas próximas de você ir para cama.

Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci – Otorrinolaringologista - Professor Instrutor de Ensino do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo, Membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologista e Cirurgia Cérvico-Facial e da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Doutorando pela Ohio State University (OSU/USA) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Sócio da Clínica Dolci - Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial, em São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar