Os erros mais comuns que impendem empresários de prosperar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luis Fernando Freitas

Os erros mais comuns que impendem empresários de prosperar

Evite cometer os 10 erros mais comuns praticados por muitos empreendedores e desenvolva o seu negócio rapidamente e eficientemente.

Se eu tivesse que lhe dar algumas dicas do que não fazer, de forma rápida e objetiva, eu destacaria:

1. Esperar o cliente entrar na sua loja ou te ligar apenas.

Se você tem o lema que "quem espera sempre alcança", talvez seja hora de repensar!

2. Acreditar que seu produto é melhor ou que seu serviço é diferenciado e que por isso os clientes irão preferir você.

Não deixe de valorizar o seu produto ou serviço, mas isso não precisa te levar a acreditar que ele vai se vender por si só e que ninguém tem algo melhor.

3. Não ter energia diária para enfrentar as dificuldades e se deixar abater pelas dificuldades.

Acredito que ter energia é a principal característica de empreendedores de sucesso. Não tê-la, o principal defeito!

4. Vender barato apenas para agradar o cliente

Vender barato muitas vezes consiste em querer fidelizar o cliente, mas até que ponto é possível fidelizar um cliente só por preço? Pense nisso!

5. Não desenvolver um diferencial

Com o aumento da concorrência, não ter um diferencial percebido pelo seu cliente, ou desconhecê-lo, pode fazer muita diferença. Procure sempre novos diferenciais.

6. Não cuidar atentamente das finanças e da contabilidade do seu negócio

Os números dizem muita coisa e não cuidar deles pode ser um erro fatal para o seu negócio.

7. Comprar de fornecedores apenas por preço para buscar ter competitividade

Quem não compra qualidade dificilmente conseguirá vender qualidade.

8. Ser a todo momento agressivo (tanto para comprar como para vender)

Aqui vai depender da situação, mas normalmente um cliente não quer um atendimento agressivo mesmo que ele seja seu amigo(a). Guarde sua agressividade como energia!

9. Procrastinar (deixar para amanhã o que precisa ser feito hoje)

A velha justificativa de falta de tempo vai ser sempre entendida como falta de prioridade. Faz sentido? Mantenha o foco no que realmente é importante e não procrastine.

10. Trocar de pessoas e demitir funcionários frequentemente, além de não valorizar as pessoas

Ficou por último este item, mas é um dos primeiros e mais importantes para qualquer empresa, afinal, empresas são formadas por pessoas e você vai precisar sempre delas.

Luis Fernando Freitas
Empresário, Consultor e Business Executive Coach