Brasil,

Seminário UNIDAS: Ministro Luis Felipe Salomão fala sobre Judicialização da Saúde e o panorama da jurisprudência do STJ

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Luis Felipe Salomão, abrirá a nona edição do Seminário UNIDAS, que este ano tem como tema Bem-estar, Qualidade e Acesso à Saúde: o papel das autogestões frente às complexidades do mercado. Com a palestra Judicialização da Saúde – Panorama da Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, Salomão vai falar de decisões relevantes no STJ envolvendo operadoras de saúde.

Entre elas, temas que normalmente são alvo de judicialização, como pedidos de medicamentos ou tratamentos não aprovados pela ANVISA, demanda de responsabilização do plano de saúde por erro médico, questionamentos de reajuste por faixa etária ou carência, entre outros.

Quando falamos da insustentabilidade do setor de saúde suplementar, a judicialização é tema recorrente. Além dos altos custos, o volume de ações alerta para problemas no atual funcionamento do sistema de saúde, seja público ou privado. Tanto que há diversas iniciativas no próprio judiciário para tentar solucionar a questão. A criação do NAT-Jus, pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por exemplo, pretende criar um banco de dados para consulta de notas técnicas, para ajudar a embasar as decisões. Além disso, há diversas iniciativas pelos Estados.

Esta é a primeira vez que o ministro Salomão participa do Seminário UNIDAS, um dos principais eventos do segmento de autogestão e da saúde suplementar. Salomão é graduado em Direito pela UFRJ e pós-graduado em Direito Comercial. Foi Promotor de Justiça do Estado do São Paulo; Juiz e Desembargador do TJRJ; Presidente e integrante de inúmeras bancas de concursos para provimento de cargos no âmbito do Ministério Público e Judiciário e Presidente da comissão de juristas constituída pelo Senado Federal para elaborar anteprojeto de lei de arbitragem e mediação.

Ele também foi professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia (RJ); professor Emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Paulista da Magistratura; membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados no biênio 2018/2020, membro da Cortes Especial do STJ; ministro substituto do TSE de outubro de 2017 a outubro de 2019 e é ministro do STJ desde junho de 2008.

Serviço
Palestra: Judicialização da Saúde – Panorama da Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça – Ministro do STJ Luis Felipe Salomão
Data: 16 de abril
Horário: 9h30 – 10h30
Local: Hotel Windsor Plaza Brasília (SHS Qd 05 bl. H)
Inscrições e programação completa: www.unidas.org.br/9seminario/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar