Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Parecer defende regularização das cooperativas de proteção veicular

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Alberto Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

No próximo dia 17 de abril, em Brasília, acontecerá mais uma reunião da Comissão Especial de Seguros Privados da Câmara Federal, destinada a emitir parecer ao Projeto de Lei nº 3139/ 2015, de autoria do deputado Lucas Vergilio (SD-GO). O projeto criminaliza a atuação das cooperativas de proteção veicular no mercado nacional. Nesta reunião, será analisado e votado parecer do relator da matéria, deputado Vinícius Carvalho, do PRB-SP (na foto, à dir.), que recomenda a adoção de medidas que visem à regularização das atividades das cooperativas mediante projeto de lei complementar. Ele apresentou o projeto na Câmara, no último dia 13 de março.

No parecer, Carvalho defende que tais associações passem a ser enxergadas por equiparação como seguradoras. “Isso fará com que o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) tenham a obrigação de regular e fiscalizar o funcionamento dessas instituições”, afirmou o parlamentar em sua página na Facebook. Em sua opinião, o parecer fará “com que haja uma segurança jurídica por parte dos consumidores, que adquiriram esses produtos e serviços, quando, na verdade, muitas ações judiciais estão existindo porque não existe nenhum amparo legal, que obrigue essas associações, no cumprimento de suas obrigações”.

Em várias manifestações públicas, a Susep tem sido taxativa: “A única forma legal dessas associações e cooperativas atuarem é como estipulantes de seguros, ou seja, contratando apólices coletivas de seguros junto a sociedades seguradoras”, devidamente autorizadas pela autarquia. Desde a apresentação em plenário do Projeto de Lei, em 29 de setembro de 2015, foram apresentadas 23 emendas. O cronograma proposto para os trabalhos da comissão previa a apresentação do parecer em fevereiro. O plenário da Câmara deve analisar requerimento da própria comissão que solicita a prorrogação do prazo para mais 20 sessões.

Já o deputado Lucas Vergilio há tempos vem apontando irregularidades praticadas por associações veiculares. Em sua rede social, mencionou matéria publicada pelo portal G1 na qual cooperativas estariam, segundo a Polícia Civil, pagando a traficantes de drogas para resgatar carros roubados em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. “Considero fundamental a atuação do Ministério Público nas investigações deste caso. Faço um apelo aos consumidores que se certifiquem que a empresa que lhe vendeu o serviço é cadastrada na Susep. Isso é muito grave!”, afirmou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar