Brasil,

Estratégia, criatividade e parcerias são palavras de ordem para o pequeno negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Domingues
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Fonte: Para o consultor em vendas, Claudio Zanutim, é possível ao pequeno empreendedor, mesmo em meio a esse panorama incerto ainda incerto da economia brasileira, criar um cenário favorável para conseguir atingir suas metas. Para ele, é preciso: trabalhar (ainda) mais sério, fazer um planejamento real, ter foco nas metas e muita disciplina no atendimento e gestão de carteiras de clientes. “Gerir o tempo com qualidade e planejar melhor seu dia a dia de vendas para ser mais efetivo, além de contar com hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais) para executar cada vez mais e melhor o planejamento anual também auxilia as vendas nesse cenário político e econômico atípico de 2018”, afirma Zanutim.

Ele diz ainda que não só quem sabe fazer ovos de Páscoa tem chances no período. “Um especialista em mídias sociais, por exemplo, pode oferecer serviços nesta época de alto consumo para pessoas que produzem, mas não sabem lidar com estes canais de comunicação. É possível empreender ainda no mercado de artesanato, acessórios e semi-jóias e fazer parcerias para agregar valor ao produto final que é um ovo de Páscoa totalmente diferente do que é oferecido no mercado”, diz.

Dicas:

1) 4 dicas da chef Lia Quinderé, da Sucré, para quem vai fazer Ovos de Páscoa em casa. O que não pode fazer de jeito nenhum?

- escolha chocolates de qualidade. Muitas vezes as pessoas escolhem chocolates hidrogenado porque ele é muito fácil de manusear. Porém, ele diminui consideravelmente a qualidade do produto final. Ele tem um resíduo muito forte de gordura na boca, além de não ser saudável;

- para quem for produzir em casa, procurem ter um cômodo com ar condicionado para trabalhar e guardar os ovos;

- se não tiver uma mesa de mármore ou granito, tente providenciar uma placa de granito ou de mármore ou pedra para que possa fazer a temperagem na pedra. De repente, colocar a pedra na mesa para poder usar o chocolate puro (que é o chocolate que só tem como gordura adicionada a manteiga de cacau);

- existem muitos tutoriais na Internet ensinando a fazer a temperagem, não é nenhum bicho de sete cabeças e as embalagens dos chocolates para cozinhar mesmo já indicam a curva de temperatura que você precisa seguir para fazer a temperagem.

2) 3 dicas do consultor Cláudio Zanutim para quem quer empreender na Páscoa mas não sabe fazer ovos de Páscoa.

- É possível empreender no mercado de semijoias com produtos temáticos de Páscoa que podem servir, inclusive, como brindes para ovos de Páscoa;

- Um especialista em mídias sociais, por exemplo, pode oferecer serviços nesta época de alto consumo para pessoas que produzem, mas não sabem lidar com estes canais de comunicação;

- Pessoas que trabalham com artesanato também podem buscar parcerias com quem faz ovos de Páscoa para incrementar o produto final;

3) 5 dicas do consultor Cláudio Zanutim pra quem já decidiu fazer ovos de Páscoa pra vender nessa Páscoa. Como se destacar?

- Usar matéria-prima de qualidade e conectada com o poder aquisitivo do seu público (não adianta você usar chocolate belga e cobrar R$ 50 pelo ovo se seu público quer, na verdade, pagar R$ 20);

- Capriche na embalagem, pois ela será o rosto do seu produto no mercado;

- Crie atrativos anexos: podem ser lembranças semijoias, artesanato, acessórios, entre outros. Você pode ser o “Kinderovo” do seu bairro com o diferencial de ter um chocolate gostoso;

- Atendimento é tudo. Lembre-se que seu cliente está em primeiríssimo lugar, e que ele conta com sua entrega para presentear pessoas, amigos e ou familiares;

- Cumpra a data de entrega, se possível, até antecipe. Só assuma as demandas que tem certeza que vai conseguir entregar, as pessoas dependem da sua pontualidade nas entregas para presentear os amigos e familiares, então não aceite mais pedido do que você poderá entregar. Sempre digo que a vontade de ganhar faz perder o medo de perder. Você vai precisar deste cliente ano que vem ou com outras coisas que você faz para esta clientela.

Claudio Zanutim é consultor e palestrante da Insights Corporativos. Especialista em vendas complexas e de alta performance, construção e alcance de metas e objetivos, liderança, empreendedorismo, atendimento e gestão de pessoas. Possui parceria com as principais consultorias de educação do país, a HSM Educação Corporativa, a Integração Escola de Negócios e o AfferoLab LAIOB – Latin America Institute of Business. É autor de três livros “Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis”, “45 Segundos de Insights” e ‘Espiritualidade nas Empresas”. Formado pela Escola de Palestras do Professor Reinaldo Polito e pela Academia do Palestrante é Mestre em Administração de Empresas e Gestão de Pessoas (UMESP) e Coach pelo SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), também ministra as disciplinas de Empreendedorismo, Marketing e Vendas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Saiba mais: http://www.claudiozanutim.com.br/

Lia Quinderé comanda a Sucré Pâtisserie, em Fortaleza, Ceará. Com três unidades em na capital cearense, a marca está presente em mais de 30 pontos de venda no Brasil. A chef é formada pela escola francesa Le Cordon Bleu tem especialização em cake design pela Wilton School, em Chicago, EUA. Em seu currículo traz premiações como melhor Chef de Pâtisserie, no Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa 2013 e 2015; Melhor Doceria do Brasil 2015 no prêmio Gula e três anos consecutivos na regional Veja Comer & Beber Fortaleza; sexta pâtissière mais influente do mundo pela revista espanhola Pastry Revolution em 2017. Neste ano, já foi eleita a melhor doceira do Ceará, pelo prêmio Sabores da Cidade. A chef também está à frente da plataforma de confeitaria Escola de Confeiteiros, em que ensina temas como gestão aplicada à confeitaria, empreendedorismo e técnicas da confeitaria.


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