Brasil,

Como dar um salto na carreira mesmo com a grana curta?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Keslarek
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como dar um salto na carreira mesmo com a grana curta?

Por Semadar Marques*

Eu sei, a crise tá feia e você está enxugando os gastos de todas as formas. Mas saiba que isso não é motivo para não investir na sua carreira. Existem diversas (muitas mesmo) alternativas e oportunidade por aí e certamente alguma irá se encaixar no que você precisa.

Mas para isso você vai precisar se planejar.

Tudo começa, por mais difícil que possa parecer, em um reforço extra na autoestima. Pense em toda a influência positiva que você já exerceu na vida de colegas, amigos e família, nas realizações bacanas em sua carreira, nas habilidades que você tem e reafirme-as para si mesmo.

Lembre-se que, investindo em uma autoestima, você terá coragem para redefinir novos e mais desafiadores objetivos e a motivação necessária para colocá-los em prática.

Reavaliar objetivos profissionais e definir metas apoiado naquilo que se gosta deveria ser algo habitual, mas infelizmente para muitos ainda não é. Se você faz parte deste time, que tal começar fazendo uma chuva de ideias? Projete possíveis cenários (e mesmo os impossíveis, por que não?), verifique o que é viável neste momento e estabeleça prioridades, definindo objetivos que se desdobrem em metas e ações pontuais. Montar um plano com ações específicas voltado para o crescimento de sua carreira é uma ótima forma de manter-se ativo e crescendo profissionalmente.

Qualificação é outra coisa indispensável depois que você identifica o seu verdadeiro propósito. Ampliar suas competências e manter-se atualizado, seja através de cursos, leituras, ferramentas online, workshops, além de trazer know-how e experiência, ainda auxilia a ampliar e fortalecer sua rede de contatos. E se a grana está curta, opções de cursos gratuitos é o que não falta. Hoje em dia estar em contato com sua área de conhecimento é muito fácil com todas as informações que a internet oferece, inclusive fazendo parte de comunidades virtuais onde há troca de experiências, conteúdo e networking.

Identificar, admitir e explorar seus talentos, aquilo em que é bom de verdade, mantendo estas habilidades ativas de alguma forma é outro passo determinante para que sua carreira possa crescer e você se destacar. Pode ser através de trabalho voluntário, participando de projetos bacanas em sua área, oferecendo consultorias e/ou palestras. Você também pode escrever para blogs e sites ou mesmo montar um blog que mostre a todos seu conhecimento. Você pode ainda não estar fortalecido o suficiente para dar o próximo passo de sua carreira, mas precisa exercitar suas competências. Elas são como um músculo que precisam estar em forma quando a oportunidade chegar.

Por fim, lembre-se sempre de cultivar uma boa rede de contatos. O ideal é não utilizar sua rede somente quando haja a necessidade e cultivá-la sempre. Muito mais que uma rede de contatos, você precisa manter uma rede de confiança, através de pessoas com quem tenha construído uma boa reputação e credibilidade. E a criação dessa rede não cai do céu, precisa ser cultivada através de atitudes que comprovem sua ética e profissionalismo e que irão fortalecer sua percepção de valor diante seus contatos. A moeda do futuro será a confiança e reputação construídas, ativos fundamentais para sua carreira.

*Semadar Marques é especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional. Através de suas palestras, conferências e workshops sobre esses temas, Semadar busca inspirar as pessoas a irem atrás do que lhes faz plenamente felizes. www.semadarmarques.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar