Brasil,

Nutrição contra o Herpes Zoster: Reforçando a Imunidade para Prevenção e Recuperação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rta Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nutrição contra o Herpes Zoster: Reforçando a Imunidade para Prevenção e Recuperação

O herpes zoster (HZ) é uma doença evitável por vacinação, causada pela reativação do vírus varicela-zoster latente (VZV), presente em mais de 95% dos adultos com 40 anos de idade ou mais. O risco de desenvolver herpes zoster ao longo da vida é superior a 30% em indivíduos não vacinados.

Os fatores de risco para o herpes zoster (HZ) incluem o declínio na imunidade mediada por células associado ao envelhecimento, condições imunocomprometidas como HIV e câncer, e terapias imunossupressoras. Além disso, doenças crônicas como asma, doença cardíaca crônica, DPOC, depressão e artrite reumatoide também aumentam o risco de HZ.

Estudos demonstram que deficiências de micronutrientes comprometem a imunidade, aumentando o risco de herpes zoster. A ingestão de vitaminas A, B6, C, E, ácido fólico, zinco, ferro, frutas e vegetais está associada à redução do risco da doença e fortalecimento da função imunológica. Portanto, evitar alimentos prejudiciais e aumentar a ingestão de alimentos nutritivos pode prevenir o HZ, reduzir a duração da doença e aliviar sintomas, além de impedir a disseminação do vírus por diferentes partes do corpo.

A seguir, apresento alguns alimentos recomendados e a serem evitados para promover a saúde imunológica e prevenir/tratar o herpes zoster.

A seguir, apresento alguns alimentos recomendados e a serem evitados para promover a saúde imunológica e prevenir/tratar o herpes zoster.

Priorize alimentos ricos em zinco, vitamina E, C e A: Priorize estes alimentos para fortalecer o sistema imunológico e prevenir a herpes zoster. Fontes de vitamina A incluem cenouras, abóbora, ovos e batata-doce, enquanto frutas cítricas como laranja, limão, acerola e abacaxi são ricas em vitamina C, essencial para formação de anticorpos.

Sementes de girassol e abóbora são ótimas fontes de vitamina E e zinco, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Além disso, alimentos como frango, peixe, batatas, banana, abacate, espinafre, brócolis, lentilhas, feijão, carnes vermelhas, frango, peixes e vegetais de folhas verdes são recomendados para fortalecer a resposta do corpo contra o vírus da herpes.

Evite alimentos ricos em arginina: A arginina é um aminoácido que favorece a replicação do vírus do herpes. Alguns alimentos fontes incluem chocolate, nozes, sementes, atum, tomates, gérmen de trigo, couve de Bruxelas, uvas, amoras e mirtilos. Reduzir a ingestão de arginina pode acelerar a recuperação.

Evite alimentos açucarado: Estes podem prejudicar nossa resposta imunológica, diminuído os glóbulos brancos que combatem os patógenos. Além dos refrigerantes, sorvetes, balas, bolos, tortas, o açúcar pode estar presente em muitos alimentos altamente processados.

Evite gorduras saturadas: Presentes em alimentos como carnes gordas, manteiga, queijo, óleo de coco e de palma, são pró-inflamatórias e devem ser evitadas.

Optar por gorduras anti-inflamatórias, como nozes, amêndoas, abacate, salmão e sardinha, pode fortalecer sua resposta imunológica, prevenindo contra o herpes zoster e reduzindo os sintomas e a duração da doença.

Evite álcool: Evitar álcool é importante, pois ele prejudica o sistema imunológico, aumentando o risco de herpes zoster e dificultando a recuperação. Além disso, o álcool danifica a microbiota intestinal e as células do trato gastrointestinal, enfraquecendo a barreira contra infecções e facilitando a disseminação de vírus pelo corpo.

Escrita por:

Adriana Stavro - Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo

Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School

Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein

Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar