Brasil,

Ferida inflamada, o que fazer? Saiba como tratar a condição

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Milena Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ferida inflamada, o que fazer? Saiba como tratar a condição

Um machucado aberto, inchado e avermelhado é o que a medicina costuma chamar de ferida inflamada, condição que, embora dolorosa, é essencial para a recuperação da lesão.

Uma ferida inflamada pode ser caracterizada por sintomas e sinais como dor, vermelhidão, inchaço, sensação de calor e latejamento no local e ao redor da lesão.

O processo de inflamação ocorre como reação do sistema imunológico, para realizar a cura da lesão presente, prevenir e combater corpos estranhos na pele machucada.

Isso porque, quando nos machucamos, os vasos sanguíneos no local da ferida se dilatam para auxiliar na circulação sanguínea e transporte das células de defesa. São essas células que realizam a recuperação do tecido acometido e previnem a invasão de microrganismos infecciosos.

O que faz uma ferida inflamar?

Existem diversas razões que fazem uma ferida inflamar. Algumas delas são:

Infecção bacteriana

Uma infecção bacteriana ocorre quando há uma ferida contaminada pela presença de bactérias, que provocam uma reação do sistema imunológico por meio da inflamação.

Trauma contínuo ou fricção

Ocorre quando uma ferida fica irritada ou exposta a atritos repetidamente, provocando reação inflamatória do sistema imunológico no local da lesão.

Corpos estranhos

A presença de corpos estranhos na ferida como, por exemplo, uma farpa, pode provocar a inflamação no local da lesão.

Reação alérgica

Pode acometer o paciente devido à reação alérgica a produtos químicos como sabões, pomadas ou adesivos curativos utilizados para tratamento da ferida, que podem provocar inflamação.

Exposição prolongada a um ambiente úmido ou sujo

Ambientes úmidos ou sujos podem favorecer a proliferação de bactérias, o que aumenta o risco de infecção e inflamação em casos de contato.

Comorbidades

Doenças como a diabetes ou problemas de circulação sanguínea, podem ser prejudiciais e atrapalhar a capacidade corporal de realizar cicatrização de feridas adequadamente, tornando as lesões mais propensas a inflamação.

O que fazer em casos de inflamação?

Para tratar uma ferida inflamada os cuidados envolvem limpeza local e adição de curativos, para barrar invasão de partículas na área lesionada, além da aplicação de pomadas que previnem infecções.

Outros cuidados como uma boa hidratação e alimentação, além da prática de exercícios que melhoram a circulação sanguínea, podem ser essenciais. Confira como realizar cuidar de uma ferida inflamada:

Alimente-se bem e hidrate o corpo

Uma alimentação balanceada e com nutrientes como vitaminas e minerais podem auxiliar bastante na cicatrização de feridas, uma vez que fortalece o sistema imunológico. Invista em alimentos que contenham, especialmente, as vitaminas A, C e E, que podem ser encontradas em laranjas, tomate e peixes, por exemplo. Além disso, uma boa hidratação, ingerindo pelo menos 2 litros de água ao dia, pode fortalecer a saúde e ajudar a manter um bom funcionamento do corpo.

Aplique pomadas para cuidar da ferida inflamada

O uso de pomadas com propriedades anti-inflamatórias e com ação cicatrizante, hidratante e antisséptica, além de fórmula antibiótica (em caso de infecções bacterianas), pode ajudar bastante no trato das feridas inflamadas.

Estimule a circulação sanguínea na área

Uma boa circulação sanguínea no local da lesão pode ser primordial para o controle inflamatório e acelerar a cicatrização e recuperação do tecido lesionado. Logo, exercícios que possam melhorar a circulação sanguínea, como movimentos mais leves e que não arrisquem o aumento da lesão, podem ser indicados para tratar uma ferida inflamada mais rapidamente.

Faça curativos

Limpe bem o local da lesão. Depois, utilize uma toalha limpa para secar a região que circunda a ferida, e aplique um pedaço de gaze sobre a laceração. Isso protegerá a lesão de ser acometida por bactérias ou, até mesmo, de aumentar sua profundidade.

Higienize bem o local

Higienize o ferimento com antissépticos ou usando água e sabão. Faça isso com muito cuidado para não provocar incômodo nem machucar ainda mais a área afetada. Dessa forma, você mantém o ferimento mais distante de microrganismos nocivos.

Procure um médico em casos graves

Procure um médico em casos de feridas muito profundas, considerando também o local da lesão, aparência do corte e os sintomas associados ao ferimento, em especial os sintomas de dor e o inchaço.

Essa preocupação é importante porque lacerações profundas e grandes podem necessitar de sutura e aplicação de pontos para uma cicatrização eficaz. Pode ser necessária, inclusive, a administração da vacina antitetânica.

Paciente com ferida inflamada recebendo curativo das mãos de profissional da enfermagem

Como acontece a cicatrização?

O processo de cicatrização apresenta 3 fases principais. Confira cada uma delas e suas características a seguir:

Fase inflamatória

Duração de 1 a 4 dias, começando pela pressão dos vasos sanguíneos para prevenção de hemorragias. Após, os vasos sanguíneos se dilatam para facilitar a irrigação sanguínea e das células cicatrizantes no local. Podem haver sintomas como dores, inchaço e vermelhidão no local.

Fase proliferativa

Tem duração de 5 a 20 dias. Nessa fase são formados colágenos e outras fibras que auxiliam na cicatrização de feridas.

Fase de maturação

Fase mais prolongada que pode durar de 1 mês até vários anos. O corpo pode continuar produzindo colágeno e corrigindo o equilíbrio de feridas no processo de cicatrização.

Quando nenhuma dessas etapas ocorre para cicatrizar a ferida, pode indicar algum problema e se formar uma ferida crônica, necessitando de cuidados de um profissional da saúde por meses ou anos, assim como acontece no pé diabético.

ATENÇÃO: Nos casos a seguir, procure um pronto-socorro

Ferimento crescente e que não diminui ao longo do tempo;
Apresentar inchaço por mais de uma semana, sem melhora;
Apresentar sangramento excessivo;
Apresentar sintomas como febre persistente ou cansaço excessivo;
Houver dificuldade para movimentar o membro afetado;
Houver dor intensa ou que não melhor, mesmo administrando analgésicos;
A ferida apresentar pus ou piorar na aparência;
A cicatrização não ocorre de forma alguma, mesmo ao realizar cuidados.

Fonte: AmorSaúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar