Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

SOGESP discute o rastreamento do colo de útero no combate à prematuridade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A prematuridade é a maior causa de morbimortalidade na infância. No Brasil, a cada 30 segundos, um bebê morre em consequência do parto antecipado. Por ano, são aproximadamente 340 mil prematuros. Entre os que sobrevivem, muitos desenvolvem sequelas para o resto da vida. Pensando nesse cenário, o Congresso Online SOGESP promove Debate Informal (DBI) sobre o papel do rastreamento do colo de útero nos índices de prematuridade, em 13 de outubro, às 20h.

“É primordial que os profissionais envolvidos na assistência à saúde da mulher tenham conhecimento quanto às melhores evidências científicas atuais sobre o tema. Ações como o rastreamento do colo uterino e prevenção do parto pré-termo com o uso de progesterona têm impacto na redução das taxas de morte e sequelas da prematuridade”, ressalta Marcos Masaru Okido, professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do debate.

Os tópicos centrais da discussão são as diferenças no rastreamento do colo uterino em grupos universais e de risco, a importância do colo curto em gestações gemelares e as intervenções de prevenção úteis diante do colo curto (qual – progesterona, circlagem ou pessário -, quando e para quem).

Entre as mulheres nestas condições, 40% não possuem outros fatores de risco identificáveis. “Por isso, destinamos a discussão a todos os profissionais que realizam assistência pré-natal no sistema público ou privado, mesmo que as gestantes assistidas não sejam consideradas de alto rsico”, explica Masaru.

Para abrilhantar a discussão ao lado do prof. Masaru, estarão presentes ainda: Guilherme Loureiro Fernandes, professor responsável pelo Setor de Medicina Fetal da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC); Nelson Pedro Bressan Filho, chefe do Departamento de Reprodução Humana e Infância na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); Antônio Gomes de Amorim Filho, médico assistente do Grupo de Medicina Fetal do Fleury Medicina Diagnóstica; e Marcelo Santucci Franca, médico do Setor de Rastreamento do Parto Pré-termo do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Após exposição dos convidados sobre o assunto, a sessão de perguntas contará com perguntas do público para a troca de experiências entre espectadores, debatedores e coordenador.

Associação de Obstetrícia de Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP)
Data: 13 de outubro
Horário: 2h0h
Mais informações: https://www.sogesp.com.br/cursos-e-eventos/sogesp-online/congresso-sogesp-online/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar