Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Medicamento biológico para edema macular diabético estará disponível aos pacientes do SUS

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Braz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ranibizumabe, medicamento anti-VEGF, foi incorporado ao Sistema Único de Saúde e deve estar disponível em até 180 dias

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Público de Saúde (Conitec) aprovou a incorporação do ranibizumabe, medicamento biológico produzido pela Novartis, para o tratamento do edema macular diabético (EMD). Com esta aprovação, o ranibizumabe será disponibilizado nos hospitais de referência no Sistema Único de Saúde (SUS), após algumas etapas de aprovação.

Após a consulta pública, realizada ao longo do mês de abril, que contou com a contribuição de pacientes, familiares, especialistas e profissionais de saúde, a decisão favorável à incorporação do medicamento no SUS foi comunicada no último dia 5 de agosto de 2020.

O ranibizumabe é parte de um anticorpo e liga-se seletivamente a uma proteína chamada fator de crescimento endotelial vascular humano A (VEGF-A), que está presente na retina. A hiperglicemia em pacientes com diabetes pode causar um aumento do VEGF-A e, consequentemente, afetar a permeabilidade vascular da retina. Com os vasos sanguíneos mais permeáveis, existe a chance de acúmulo de líquidos e proteínas, formando o edema macular1. O tratamento com anti-VEGF (ranibizumabe) bloqueia a atividade dessa proteína e retarda o progresso do edema macular. O medicamento está disponível em mais de 110 países.

"A incorporação de ranibizumabe na rede pública de saúde representa um passo importante para o tratamento de pacientes com diabetes não controlado, já que muitas pessoas com esta doença desenvolvem o edema macular1. Oferecer a esses pacientes um tratamento inovador e seguro é um grande alívio e demonstra o esforço de toda a sociedade em torná-lo possível", destaca a Dr.ª Liane Touma, Head de Área Terapêutica da Novartis e médica oftalmologista.

Panorama sobre a edema macular diabético

Segundo a OMS, o Brasil é o 8º país em prevalência do diabetes2, doença que atinge cerca de 463 milhões de pessoas mundialmente3, sendo 90% desses casos do tipo II4. Quando o diabetes não é controlado adequadamente, pode ocasionar diversas complicações5, como perda da visão, o que coloca o diabetes como a principal causa de cegueira em pessoas em idade produtiva6. O edema macular diabético (EMD) é uma das possíveis complicações. O excesso prolongado de açúcar no sangue prejudica os vasos sanguíneos, causando o extravasamento de líquidos e o consequente "inchaço" da retina1.

Estudos mostram que depois de 20 anos com diabetes, 90% dos pacientes com o tipo I e 60% dos pacientes com o tipo II desenvolvem retinopatia diabética, e cerca de 30% dessas pessoas desenvolverão o EMD6.

"O ranibizumabe para edema macular diabético é uma das oito indicações que o medicamento possui, e a incorporação dele na rede pública é um grande avanço para o tratamento da doença. Ao tratar o edema macular diabético, o paciente ganha qualidade de vida e melhora sua independência em atividades diárias, como ler um simples jornal, cozinhar ou assistir a um filme.", completa Touma.

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e estender a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em https://www.novartis.com .

Referências:

1- The Lancet Diabetes & Endocrinology. Diabetic macular oedema. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2213858716300523 Acesso em janeiro de 2017.

2- Panamerican Health Organization (PAHO). Disponível em https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=394:diabetes-mellitus&Itemid=463.Último acesso em 19 de fevereiro de 2020.

3- International Diabetes Federation (IDF Diabetes Atlas). Disponível em https://diabetesatlas.org/en/. Último acesso em 19 de fevereiro de 2020.

4- International Diabetes Federation (IDF Diabetes Atlas). Disponível em https://diabetesatlas.org/en/. Último acesso em 19 de fevereiro de 2020.

5- Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2018/poster-atlas-idf-2017.pdf. Acesso em setembro de 2019.

6- World Blind Union. Diabetic retinopathy. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2018/poster-atlas-idf-2017.pdf. Acesso em setembro de 2019.

7- Diretrizes Brasileiras de Diabetes (SBD) de 2014 e 2015. Retinopatia diabética. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/diabetes-tipo-1/012-Diretrizes-SBD-Retinopatia-Diabetica-pg149.pdf. Acesso em setembro de 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar