Fernando Elimelek: conheça a história do criador do Réveillon da Paulista

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patricia Morais
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Com mais de 50 anos de carreira, Fernando Elimelek, idealizador de eventos, tomará posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo no próximo dia 07 de novembro em evento solene

O fundador e ceo do grupo Playcorp, Fernando Elimelek traz em sua bagagem inúmeros eventos com recordes de público e reconhecimento nacional e internacional: Réveillon da Paulista, F u t e b o l Fan Fest, Skol Sensation, Harley Days, Natal na Paulista, entre outros.

No próximo dia 7, Elimelek será apossado pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo para suceder ao falecido Eraldo Alves da Cruz, Acadêmico Fundador da Cadeira 15, que tem como Patrono Eduardo Gomes Ribeiro.

Com cinco décadas dedicadas exclusivamente à organização e realização de eventos, incentivando a economia e o turismo no Brasil, Fernando foi agraciado com o título de cidadão Paulistano. Sua principal realização foi em 1995, quando Eliemek foi ao Paulistur com a ideia de criar um Réveillon na Avenida Paulista. Com isso, sua aprovação atrasou pelo colegiado presente, mas foi aprovada por unanimidade, entrando para o calendário por meio do Diário Oficial do Município de São Paulo, em meados de 1996 e, já no mesmo ano, teve sua primeira edição de grande sucesso – com cerca de 200.000 pessoas.

A partir daí foram 18 anos de eventos, parando excepcionalmente em 2001, quando a Patrocinadora Coca-Cola mandou uma carta à Paulistur pedindo a sua não participação e a não realização do evento como luto mundial pelo atentado do 11 de Setembro daquele ano. A média de público no Réveillon da Paulista foi de 2 milhões de pessoas por ano.

Na cola do Réveillon, aproveitando a megaestrutura que seria montada para o evento, adiantou-se a montagem e, com isto, nasceu o Natal na Paulista. Foi assim que, por anos, um dos principais cartões postais de São Paulo recebeu decorações em seus quase três quilômetros de extensão, se tornando temporariamente um corredor de passagem do Papai Noel para milhares de paulistas, que passavam por ali e levavam suas famílias nesse mundo encantado gratuitamente todos os dias de dezembro até o dia 25 à meia noite.

Contudo, este não foi o único marco de sua carreira. Em 1990, Elimelek criou junto à Philips, um equipamento que unia os monitores de TV Vidiwall e o colocaram na fachada da então loja de departamentos Mappin. Foi quando nasceu o 1º “telão” (tem quem diz que no mundo) para transmitir a Copa de 1990.

Em 1994, a empresa já tinha desenvolvido uma máquina de retroprojeção, que foi importada à Holanda, e também instalada no recém-construído Vale do Anhangabaú. O evento deu entrada ao Guiness Book, registrando 80.000 pessoas por dia na Fan Fest durante o mês em que o Brasil tornou-se Tetracampeão J o g o s. Nisso, circularam mais de dois milhões de pessoas pelo Vale naquele ano. E assim se estendeu em quase todas as Copas nos últimos 28 anos.

Fernando Elimelek – antes dos ano 1990

Nascido no Egito, de origem turca e espanhola, Elimelek chegou as Brasil em 1957. Fez seus estudos em um Mosteiro Jesuita francês e, posteriormente, estudou em várias instituições. Formou-se na primeira turma da FAAP em Publicidade e Marketing, curso então recém-criado pelo Ministério da Educação e Cultura. Na ocasião, Fernando e seu grupo de trabalho conquistaram para a faculdade o 1º lugar de um Concurso Nacional criado pela Rede Globo, que queria incentivar essa nova modalidade de estudos, cujo tema era “Criar uma Campanha de Publicidade em torno do Esporte como Terapia do Bem-Estar”. O grupo venceu com a campanha “Bicicloterapia”, que foi vendida para a marca de bicicletas Monark.

Em 1965, com 20 anos, Fernando começou a trabalhar na Alcantara Machado, onde criava para o Projeto do Anhembi, e na sequência atuou como diretor do Salão da Criança, Salão do Automóvel, entre outros eventos da empresa, permanecendo até o ano de 1974.

Em 1974, levou ao parque Playcenter, o Festival da Criança, trazendo mais de uma centena de empresas como participantes do evento; a grande maioria acabou se tornando patrocinadoras de atrações e brinquedos, que passaram a fazer parte do acervo do local. Na ocasião, ele também passou a atuar como Diretor de Marketing, cargo que ocupou por mais de 10 anos.

Ao longo de sua trajetória no parque, criou o Playmarket, que, posteriormente, se transformou em Playcorp. Nesse período ainda viabilizou Playcenter´s em outras cidades e países.

Fernando Elimelek também ajudou a possibilitar o famoso parque Hopi Hari, sendo responsável pelo patrocínio de dezenas de empresas e de um montante que representou, na época, um terço do investimento do local. Essas contribuições fizeram com que ganhasse o 1º lugar como captador de Patrocínios na IAAPA (Associação Internacional de Parques).

De 1980 a 1985, Fernando fez parte do Conselho de Lazer e Turismo da Cidade de São Paulo. Em 1987, foi eleito Profissional do Ano pela TV Globo. Amigo e parceiro de Roberto Medina, Elielmek participou do Rock In Rio desde a 1ª edição e ativamente na sua 2ª edição junto à Coca-Cola.

Em 2015, Fernando trouxe para o Brasil um evento de origem holandesa, o famoso festival internacional de música eletrônica Sensation. Após longas negociações junto aos proprietários da marca e o patrocinador interessado, o festival passou a se chamar Skol Sensation. O evento teve 6 edições de absoluto sucesso com 40 mil pessoas em cada edição, lotando o Anhembi e tornando-se um dos maiores, senão o de maior sucesso no mundo fora o Original, que é realizado há décadas, em Amsterdam.

Em 2018, o idealizador do Réveillon na Paulista, ganhou outro destaque dentro do Guinness Book por meio da Smart Fit, patrocinadora do evento.

Para prestigiar a posse do novo Acadêmico, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo promoverá o Seminário “O QUE FAZER PARA DOBRAR O TURISMO BRASILEIRO ATÉ 2035?”, que contará com convidados acadêmicos, além de experientes e vitoriosos gestores públicos do turismo nacional para serem seus curadores. A proposta do Seminário é debater caminhos para que o turismo nacional (interno, internacional e de eventos) dobre até 2035.

O local escolhido para sediar o evento do dia 07 de novembro será O ESPAÇO APAS, em São Paulo. A Sessão Solene de Posse do profissional de eventos Fernando Elimelek será realizada presencialmente a partir das 19hs e contará com a participação dos membros da Academia, representando suas respectivas unidades federativas, além de autoridades locais e convidados de vários segmentos profissionais.

A participação do público na Sessão Solene de Posse é gratuita, bastando se inscrever por meio da plataforma SYMPLA no link: http://bit.ly/3sCuR9x

Já as inscrições para o seminário são gratuitas somente para estudantes, jornalistas, professores e membros de entidades do trade.

Saiba mais e se inscreva por meio da plataforma SYMPLA: http://bit.ly/3WeujEk

Cerimônia Solene de Posse Fernando Elimelek
Data: 07 de novembro de 2022
Local: Espaço APAS

Seminário O QUE FAZER PARA DOBRAR O TURISMO BRASILEIRO ATÉ 2035?
Data: 07 de novembro de 2022
Local: Espaço APAS- Rua Pio XI, 1200 - Alto da Lapa, São Paulo – SP