Brasil,

Portugal leva sustentabilidade para ILTM

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O Turismo de Portugal quer se firmar como líder de destino no turismo do futuro

Esta semana, o Turismo de Portugal volta aos eventos presenciais no Brasil e vai marcar presença na ILTM Latim America, feira que reúne o trade turístico do segmento de luxo entre os dias 27 a 29 de outubro, no hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo.

Para esta edição, Portugal propõe uma viagem através de conceitos de desenvolvimento sustentável, envolvendo as comunidades locais, aumentando a produção e estimulando economias numa ótica circular. Queremos manter o nosso compromisso com as metas do Turismo de Portugal para a sustentabilidade definidas no Plano Turismo + Sustentável 20-23 apresentado pelo Turismo de Portugal e alinhado com os objetivos da Estratégia Turismo 2027.

O plano abrange quatro eixos estratégicos:

- Estruturar uma oferta cada vez mais sustentável;

- Qualificar os agentes do setor;

- Promover Portugal como um destino sustentável;

- Monitorizar o desempenho do setor para a sustentabilidade;

E as seguintes metas até 2023:

- 75% de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, hídrica e gestão de resíduos;

- 75% dos empreendimentos turísticos que não utilizam Plásticos de Uso Único;

- 25.000 aderentes ao Selo Clean & Safe e 30.000 profissionais formados; e 50.000 profissionais com formação nas áreas da sustentabilidade.

O objetivo é incrementar as competências dos profissionais do setor do turismo, alavancar iniciativas e dinâmicas já existentes, dar visibilidade a boas práticas e inspirar todos a fazer melhor, para alcançar melhores resultados em termos de receitas, da satisfação dos turistas e da preservação do nosso planeta, de forma que o turismo continue a crescer em valor e alcance a meta de gerar 27 mil milhões de euros em receitas turísticas até 2027.

O Turismo de Portugal propõe sensibilizar para o impacto do turismo no território, demonstrar a emissão de carbono produzida nos deslocamentos, mas, acima de tudo, propostas de compensação ambiental durante a estadia em Portugal. Vamos alertar para um consumo consciente, retorno às comunidades locais e devolver algo à natureza.

Quem visitar o espaço de Portugal na ILTM, poderá sentir a ambição que o país tem de afirmar o destino como líder do turismo do futuro, mantendo o caminho traçado e com objetivos bem definidos no plano de ação “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”.

Esse ano, uma das ativações terá uma árvore cenográfica, sinal de vida, regeneração, respeito pelo território. O trabalho de artesãos portugueses também vai estar visível como ligação ao apoio às produções locais e aos deslocamentos. Poderá ainda viajar pelas sete regiões do país.

Sobre o VisitPortugal

VisitPortugal é a marca Destino Portugal. Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.


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