Brasil,

Saiba as diferenças dos tipos de Queijo Fresco e conheça receitas práticas com cada um deles

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudia Reis
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Panquecas de Queijo Cottage com peito de peru e salada - Divulgação - Marca Tirolez Panquecas de Queijo Cottage com peito de peru e salada - Divulgação - Marca Tirolez

Tirolez explica as características e ensina a preparar pratos simples e deliciosos usando esses queijos do dia a dia

Com origens diferentes, os Queijos Minas Frescal, Ricota Fresca e Cottage possuem muitas características em comum, que podem até confundir quem desconhece suas diferenças. Em seu portfólio, a Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos, conta com diferentes gramaturas dessas iguarias, incluindo opções light e zero lactose.

Tanto o Queijo Minas Frescal, que é o mais popular dos três entre os brasileiros, quanto o Cottage e a Ricota, são queijos frescos, que precisam de refrigeração e, após abertos, devem ser consumidos rapidamente. A principal diferença entre os três, no entanto, fica na matéria-prima. Enquanto a Ricota é produzida a partir do soro do leite, Minas Frescal e Cottage são feitos de leite propriamente dito.

Conheça as principais diferenças entre esses queijos e sugestões de uso.

Queijo Minas Frescal

De origem brasileira, o Queijo Minas Frescal Tirolez é feito com leite pasteurizado, ou seja, submetido a altas temperaturas. Seu processo de fabricação é rápido, já que a pasteurização dá conta da coagulação, e a moldagem da massa é realizada em um período mais curto.

Seu consumo pode ser feito pouco tempo após a produção, sem que seja necessário um tempo de maturação. Isso resulta em um queijo macio, úmido e cremoso em textura, além de leve e suave em sabor.

Além disso, esse tipo de queijo tem um teor de gordura moderado e varia entre as opções light e zero lactose no portfólio da Tirolez. É adequado para receitas frias, como lanches, saladas, sanduíches, e acompanhamento para doces, tais como geleias e goiabadas, sendo perfeito para o famoso romeu e julieta.

Ricota Fresca

A Ricota Fresca Tirolez é produzida a partir do soro do leite, que é coagulado com ácido lático. Depois da coagulação, o soro é aquecido novamente, e aí, então, é formada a ricota. Esse processo é o que confere a esse queijo uma textura granulosa e um sabor suave quando comparado ao de outros queijos.

De origem italiana, a ricota é amplamente produzida e consumida no mundo inteiro. É recomendada para dietas já que tem um teor mais baixo em gordura em comparação com outros queijos.

Além de ser a base do Creme de Ricota Tirolez, a Ricota Fresca da marca também pode ser usada em diversas receitas, que vão desde molhos para massas, até mesmo para sobremesas ou tortas, como o italianíssimo cannoli e o cheesecake.

Queijo Cottage

O Queijo Cottage Tirolez é feito com base no leite coagulado, ácido lático e em enzimas especiais. Porém, depois desse processo, é drenado e aquecido, com o objetivo de remover quase todo seu soro, que vira matéria-prima para a produção da ricota posteriormente. Com isso, é gerado um queijo de textura parecida com a ricota, mas com grumos maiores e sabor suave.

De origem inglesa, é um dos queijos mais comuns de países de colonização britânica, como Estados Unidos e Canadá. Com um teor de gordura moderado, é um queijo muito consumido no dia a dia, sendo perfeito para o café da manhã ou da tarde, já que harmoniza muito bem com frutas, como uva, maçã e banana. Também pode ser um recheio especial para pães e pratos salgados, como omeletes e crepiocas.

Agora que você conhece as principais diferenças entre esses três queijos tão queridos e deliciosos, que tal preparar receitas com cada um deles? Com o Queijo Minas Frescal Tirolez, a sugestão é uma deliciosa Tapioca Cartola, perfeita para um café da manhã reforçado; Pão de Queijo de Frigideira preparado com Ricota Fresca Tirolez, ideal para um lanchinho no meio do dia; e com o Queijo Cottage Tirolez, Panquecas com Peito de Peru e Salada, práticas, podem ser a opção perfeita para um almoço mais leve.

Para aprender como fazer, confira o modo de preparo abaixo:

Tapioca cartola com Queijo Minas Frescal


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de Manteiga Sem Sal Tirolez;
4 bananas nanicas maduras, cortadas em fatias no sentido do comprimento (360 g);
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo (24 g);
2 colheres (chá) de canela em pó (2 g);
1 xícara (chá) de goma de tapioca (150 g);
8 fatias de Queijo Minas Frescal Tirolez (150 g).

Modo de Preparo:

Aqueça a Manteiga Sem Sal Tirolez e doure as fatias de banana. Polvilhe o açúcar e a canela e desligue o fogo.
Enquanto isso, leve ao fogo baixo uma frigideira pequena (15 cm de diâmetro) e antiaderente.
Com uma peneira, polvilhe a goma sobre a frigideira até que cubra o fundo (como panqueca).
Aqueça por 1 minuto ou até que a goma se firme, formando um disco. Vire e deixe dourar levemente. Retire a tapioca e, na mesma frigideira, aqueça ligeiramente 2 fatias de Queijo Minas Frescal Tirolez.
Recheie a tapioca com o queijo e algumas fatias da banana com a canela. Dobre e sirva ainda quente.
Repita a operação com o restante dos ingredientes.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

Pão de queijo de frigideira


Ingredientes:

2 ovos;
6 colheres (sopa) de Ricota Fresca Tirolez;
2 colheres (sopa) de polvilho doce;
2 colheres (sopa) de polvilho azedo;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, bata os ovos com um garfo e, na sequência, junte a Ricota Fresca Tirolez, mexendo para incorporar bem à mistura.
Acrescente os dois polvilhos e tempere com sal a gosto. Unte uma frigideira antiaderente, despeje a massa e deixe cozinhar por dois minutos em fogo baixo.
Vire para dourar do outro lado por mais um minuto. Sirva em seguida.

Dica: como sugestão de acompanhamento, experimente acrescentar o Requeijão Cremoso Tirolez após o preparo.

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 15 minutos

Panquecas de Queijo Cottage com peito de peru e salada


Ingredientes:

Para a massa:

1 xícara (chá) de farinha de trigo;
½ xícara (chá) de leite;
1 ovo;
½ xícara (chá) de Queijo Cottage Tirolez;
1 pitada de sal;
Manteiga Sem Sal Tirolez para untar a frigideira.

Para o recheio:

4 fatias de peito de peru;
2 colheres (sopa) de Creme de Ricota Tirolez;
½ maço de rúcula.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes para a massa das panquecas;
Em uma frigideira bem quente e untada com manteiga, coloque colheradas espalhadas, fazendo panquequinhas;
Retire do fogo e monte sanduíches, recheando as panquecas com o peito de peru, o Creme de Ricota Tirolez e a rúcula.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Sobre a Tirolez

Fundada há 43 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.800 colaboradores, a empresa dispõe de cinco fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros e Arapuá), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo