Brasil,

1º de outubro é o Dia Internacional do Café

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Rodrigues d'Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

1º de outubro é o Dia Internacional do Café - Imagem de Craig Melville por Pixabay 1º de outubro é o Dia Internacional do Café - Imagem de Craig Melville por Pixabay

Docente do Senac apresenta curiosidades, dicas para a preparação da bebida e deliciosas receitas

O Dia Internacional do Café foi criado para destacar a importância do café na economia global, celebrar seus produtores e promover a diversidade de culturas e tradições associadas à bebida.

No Brasil, o Dia Mundial do Café costumava ser celebrado em 14 de abril. A comemoração tinha ainda variações de datas em outros países. A unificação e a oficialização do Dia Internacional do Café em 1º de outubro ocorreram em 2014, em um congresso realizado em Milão pela Organização Internacional do Café (OIC).

Curiosidades

Osnei Gilvan Cesarino, barista e docente do Senac, aponta três curiosidades sobre a bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro.

Pré Treino - O café intensifica o desempenho nas atividades físicas. Provoca estímulos no sistema nervoso central, fazendo com que aconteça uma mobilização das gorduras, melhorando a contração muscular.

Café espresso ou expresso? - Expresso significa rápido, oposto da bebida Espresso, que é uma palavra italiana e significa “retirado sob pressão”

Barista - Barista é o profissional especializado no preparo dos cafés especiais e com profundo conhecimento dos diferentes tipos de grãos, processos de colheita e torra. Profissional muito importante no setor cafeeiro, esta profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho.

Dicas de preparo do café em casa

O docente dá três dicas para quem quer preparar um saboroso café em casa.

Escolha o café tipo especial, com a data da torra inferior a 30 dias, garantindo o frescor, sabor e todas as características sensoriais do grão.
O café é um fruto sensível, quando fica em contato com o oxigênio, torrado e moído oxida muito rápido. Moído na hora do preparo, é possível evidenciar muito mais os sabores e aromas.

Escaldar o filtro de papel ou tecido com água fervendo antes de colocar o café; este processo ajuda a limpá-lo e tornar a bebida mais pura e livre de qualquer gosto.

Receitas

Osnei Gilvan Cesarino indica também três receitas que podem ser preparadas em casa e tem o café como um dos ingredientes.

Orange Coffee

Ingredientes:

50 ml de Cold Brew ou café especial frio
150 ml de suco de laranja e gelo.

Modo de Preparo: Em um copo long drink coloque o gelo, suco de laranja e por último o café sobre o gelo formando camadas.

Bacon saborizado com café

Ingredientes:

50 ml de café espresso ou café coado concentrado,
300g de bacon fatiado
uma colher de chá de açúcar mascavo

Modo de Preparo: Em uma assadeira, coloque o bacon umedecido com o café. Polvilhe o açúcar e leve ao forno a 180 graus até que o bacon doure e absorva o café.

Bolo de chocolate (By Priscila Teixeira)

Ingredientes

300g de farinha de trigo
250g de açúcar refinado
5 ovos inteiros
120 ml de óleo
150 ml de água quente
150 ml de café espresso ou coado concentrado
156g de chocolate em pó 50% de cacau
18g de fermento em pó químico
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Misture a farinha com o chocolate em pó, peneire e reserve;
Em uma tigela, bata os ovos e o açúcar com a ajuda de um fouet ou batedeira;
Em seguida, acrescente o óleo e misture bem;
Misture a água quente com o café quente;
Incorpore o líquido aos poucos junto à mistura de ovos, intercalando com os ingredientes secos. Se for usar a batedeira para misturar os ingredientes, deve ser utilizada a velocidade baixa;
Por fim, adicione o fermento químico;
Distribua a massa na forma previamente untada.
Asse em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 35 minutos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo