Brasil,

Petisco da sorte: Chef Glauber Britto requinta o tradicional croquete e apresenta receita brasileiríssima para a Copa do Mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Nobre
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Fotos: Glauber Britto Fotos: Glauber Britto

O prato é inspirado em um clássico árabe, mas é a mistura perfeita do Brasil com o Qatar, cai super bem com uma cervejinha gelada e dá até para fazer em versão vegana

Bola rolando, a galera reunida e a sua bebida favorita bem gelada. Dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo é um evento e nada melhor do que reunir os amigos com um prato super especial que é a cara do campeonato. Pensando nisso, o Chef Glauber Britto desenvolveu a receita do Croquete de Banana da Terra com Ensopado de Carneiro.

O prato é a mistura perfeita do Brasil com o Qatar. Tendo a banana da terra, tipicamente brasileira, como base, o recheio é inspirado no Saloona, um ensopado árabe clássico. Na receita tradicional, é preparada com o que você tiver à disposição, entre proteínas e legumes, além de gengibre e bastante alho.

O Chef dá o passo a passo, mas garante que a receita é adaptável. Para os veganos, de acordo com Glauber, “super dá para fazer uma versão vegana, e fica uma delícia! É só substituir a carne por shimeji, cogumelo Portobello ou até mesmo carne de jaca desfiada”.

Confira:

Lista de ingredientes

4 bananas da terra;
1 colher de amido de milho dissolvido em água;
500gr de carne de carneiro (ou outra proteína de sua preferência);
1 colher de chá de coentro em pó;
1 colher de chá de páprica doce;
1 colher de sopa de páprica defumada;
1/2 colher de chá de gengibre em pó;
1 colher de chá de cominho;
1 colher de chá de cúrcuma;
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de chá de funcho;
1/2 colher de chá de pimenta jamaica;
1/2 colher de chá de cardamomo em pó;
1/2 colher de chá de endro em pó;
1/2 colher de noz-moscada em pó;
1/ colher de chá de louro em pó;
3 cravos da índia;
3 colheres de sopa de extrato de tomate;
700ml de água quente;
50ml de conhaque;
1/2 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
1 xícara de farinha panko;
700ml de óleo para fritar.

Modo de preparo

Para a massa, coloque as bananas da terra para assar com casca por 30 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. Após assadas, bater no mixer ou liquidificador com 30 ml de água. Em uma panela, misture o creme formado pelas bananas com o amido de milho dissolvido em um pouco de água. Quando começar a deixar rastros no fundo da panela, está no ponto. Tire da panela e deixe esfriar por cerca de 3 horas.

Para o recheio, misture todos os temperos junto com uma colher de azeite e deixe descansar. Comece a selar a carne na panela de pressão (ou a refogar os cogumelos em uma panela comum) com um fio de azeite, depois acrescente a cebola e o alho. Acrescente o conhaque para flambar e em seguida, os temperos e o extrato de tomate. Misture tudo e coloque a água quente e o sal. Cozinhe até que a carne fique solta o suficiente para desfiar. Reserve um pouco do caldo para umedecer o recheio depois.

Hora de formar os bolinhos! Divida a massa em várias bolinhas, de acordo com o tamanho desejado. Abra cada bolinha, recheie e faça o boleio com as mãos untadas de azeite. Passe no ovo e na farinha panko e frite em óleo quente a 160° até ficar dourado. É um processo rápido de fritura já que todo o bolinho já está cozido, criando apenas uma crosta crocante.

O pulo do gato

Para Glauber, o pulo do gato da receita é cozinhar a carne primeiro. “Deixe descansando no caldo até a hora de enrolar os bolinhos, para que o recheio pegue mais o tempero e levando mais sabor para o croquete”. Além disso, segundo o chefe, é importante respeitar o tempo de descanso da massa.

Sem complicar

A lista de temperos é longa, garantindo o sabor acentuado, característico da culinária árabe. Mas para quem quiser simplificar a lista, pode apostar nos seus temperos favoritos. Para preservar o sabor, a dica é não abrir mão do alho e do gengibre, como no prato em que a receita foi inspirada, além do cominho.

Saiba mais sobre Glauber Britto

Morando em Brasília atualmente, Glauber Britto traz o seu olhar atento e cosmopolita à gastronomia da Capital Federal. Cidadão do mundo, ele é Chef de cozinha formado pelo Le Cordon Bleu. Atua como personal chef na Chez Toi, sua empresa de gastronomia, além de assinar uma coleção de pães de mel para a renomada Pão de Mel Cheio de Graça, fábrica da iguaria no mercado Brasiliense há 30 anos. Além disso, também assina o cardápio da Adega Vinho e Ponto.

Com passagem por mais de 35 países, o Chef conquista diferentes públicos com sua Culinária arrojada em que sempre evidencia a cultura Brasileira e nordestina, valorizando suas origens em tudo que faz, utilizando as técnicas francesas e está sempre pronto para cozinhar inspirado em temas relevantes que vão do luxo ao popular.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo