Brasil,

Tirolez sugere receitas especiais com queijo Gorgonzola para o almoço de Páscoa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Damaris Ignacio
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Tirolez sugere receitas especiais com queijo Gorgonzola para o almoço de Páscoa

Opções ideais para acompanhar pratos à base de peixes e frutos do mar

A quaresma, período que antecede a Páscoa, significa para os cristãos um tempo de recolhimento e reflexão. A sexta-feira da Paixão é o ápice desta festa do cristianismo, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Neste dia, por tradição, muitas famílias não comem carne vermelha, dando preferência aos pratos que sejam feitos com peixes ou frutos do mar.

Para incrementar as refeições desta data, a Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do País, sugere duas receitas deliciosas que levam o queijo especial Gorgonzola como ingrediente principal: Um risoto de Gorgonzola com Pera e Nozes, desenvolvido em parceria com a Chef Luiza Zaidan, e um acompanhamento fácil de fazer e ao mesmo tempo sofisticado – a Polenta cremosa.

O Gorgonzola, originário da Itália, é o terceiro queijo Italiano mais consumido no mundo. É um queijo da família do Roquefort francês e do Dana Bleu dinamarquês, tendo surgido por volta do sec. X, no Vale do Rio Pó, na cidade de Gorgonzola.

O queijo Gorgonzola Tirolez possui sabor levemente salgado, frutado e picante, e textura macia que derrete rapidamente na boca. Além disso, é muito versátil, pois pode ser consumido puro, com frutas, geleias ou em diversas outras receitas culinárias, como salada, sopas, risotos, patês e molhos de massas e carnes. Na tábua de queijos, combina com sabores adocicados como uva, pera, figo, damasco, geleia de menta e Vinho do Porto.

Veja as receitas especiais que a Tirolez preparou para você impressionar a família nesta Páscoa.

Como fazer Risoto de Gorgonzola Tirolez com pera e nozes

Ingredientes:

320g de arroz arbóreo (mais ou menos uma xícara de café por pessoa)

½ cebola picada

4 dentes de alho

100ml de azeite extra virgem

80g de manteiga sem sal Tirolez

160ml de vinho branco seco

2,5 litros de caldo de legumes

100g de Queijo Gorgonzola Tirolez

½ pera em cubos

2 colheres de sopa de nozes picadas

Sal e pimenta do reino à gosto

Ingredientes para o caldo de legumes:

Para um bom caldo de legumes é preciso usar todos os legumes e temperos que você tiver em sua geladeira. Cebola, cenoura, alho porró, aipo, quanto mais legumes, mais saboroso ficará o seu caldo!

Modo de preparo:

Caldo de legumes – em uma panela com bastante água, acrescente todos os legumes e temperos à gosto, e deixe ferver por 20 a 30 minutos. Após este tempo coe e descarte os ingredientes, deixando apenas o caldo. Mantenha o caldo bem quente durante o preparo do risoto.

Risoto - Em uma panela grande (a mesma que você irá servir o risoto), aqueça o azeite e a metade da manteiga Tirolez. Refogue a cebola e, em seguida, acrescente o arroz – mexa bem para envolver toda a manteiga nos grãos.

Acrescente o vinho e deixe secar por completo. Assim que secar, vá acrescentando o caldo aos poucos (2 em 2 conchas), mexendo sem parar.

Quando o caldo estiver na metade, comece a provar para ver se está no ponto. O ideal é ficar um pouco “al dente”, para que ele finalize o cozimento no processo final.

Desligue o fogo, acrescente o queijo Gorgonzola Tirolez amassado, a pera, as nozes, 1 concha de caldo e a manteiga restante. Tampe e deixe descansar por 3 minutos antes de servir.

Dicas da Chef:

1) Deixe seu caldo bem saboroso, pois ele é a base do seu risoto

2) O fogo deve estar bem alto

3) Nunca pare de mexer o risoto!

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 4 porções

Como fazer Polenta cremosa com gorgonzola Tirolez

Ingredientes:

1 xicara de chá de fubá pré-cozido

1 litro de água

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de azeite

80g de Queijo Gorgonzola Tirolez

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, leve a água e o sal ao fogo médio. Quando ferver, diminua o fogo e adicione o fubá aos poucos, em fio constante, mexendo com um batedor de arame.

Quando a polenta começar a ferver, acrescente o azeite e continue mexendo sem parar até que a massa comece a soltar da panela. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora à gosto, e misture bem.

Em refratários individuais, monte camadas de polenta e queijo Gorgonzola Tirolez picados em pequenos pedaços deixando o refratário escolhido com a última camada de queijo. Feito isso, leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos apenas para que o queijo derreta e incorpore melhor à polenta.

Tempo de preparo: 25 minutos

Rendimento: 6 porções

Sobre a Tirolez

Fundada há 37 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 100 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo