Brasil,

Electrolux celebra o aniversário de Recife e Olinda, com três pratos típicos da região

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Macedo
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Electrolux celebra o aniversário de Recife e Olinda, com três pratos típicos da região

A Electrolux selecionou três opções saborosas para receber os amigos em casa e organizar uma verdadeira festa regional

O dia 12 de março (segunda-feira) marca o aniversário de duas das mais importantes cidades do estado de Pernambuco. A capital Recife e a belíssima cidade colonial Olinda (antiga capital), comemoram nesse início de mês, respectivamente, 481 e 483 anos. As duas cidades estão localizadas lado a lado, e se destacam por suas ruas repletas de história e cultura. Além disso, a gastronomia é um dos grandes motivos para visitar e se apaixonar por essas cidades.

A gastronomia Pernambucana chama atenção por suas raízes portuguesa, africana e indígena, o que colabora para uma combinação única de sabores. Com pratos feitos em casa ou em restaurantes ao redor da cidade, Recife é considera o primeiro polo gastronômico do Nordeste e o terceiro maior do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. E já pensou em saborear um prato típico do Nordeste, sem sair de casa? Para celebrar o aniversário e a culinária local de Recife e Olinda, a Electrolux selecionou três pratos típicos, que podem ser preparados rapidamente. Confira abaixo:

Escondidinho de Macaxeira com Carne de Charque

Em Pernambuco, o escondidinho pode ser servido como petisco ou como prato principal. Neste caso, a receita é uma variação do escondidinho de batata. O sabor marcante do charque dá o toque especial ao purê de mandioca, e o resultado final é surpreendente!

Ingredientes

- 500g de carne de charque cozida e desfiada

- 500g de cebola cortada em tiras grossas

- 6 dentes de alho grandes espremidos

- 1,5kg de macaxeira (também conhecida como mandioca ou aipim)

- 2 colheres de sopa de manteiga

- Sal e pimenta a gosto

- 50g de queijo ralado

- Óleo para fritar a carne

Modo de preparo

Cozinhe a macaxeira (mandioca) com sal até ficar bem macia. Bata no Liquidificador Expressionist BLP50 com um pouco da água do cozimento até formar uma pasta grossa. Leve de volta ao fogo com a manteiga, fazendo um purê. Reserve.

Frite a carne de charque com a cebola e o alho e tempere com a pimenta a gosto.

Em um refratário faça uma camada com metade do purê, despeje a carne por cima e cubra com o restante do purê de macaxeira. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até dourar.

Bolo de Souza Leão

O bolo de Souza Leão tem uma consistência de um pudim firme. A sobremesa leva o nome de uma tradicional família pernambucana, dona de vastos engenhos, que serviu de iguaria para Dom Pedro II em sua visita à cidade.

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

- 1/2 kg de açúcar

- 1 xícara (chá) de água gelada

- 1 xícara (chá) de manteiga

- 1 colher (café) de sal

- 1/2 kg de massa puba de mandioca, aipim ou macaxeira (puba, é facilmente encontrada nas casas de produtos nordestinos)

- 8 gemas de ovo

- 1 1/2 xícara (chá) de leite de coco

- 2 paus de canela

- 1 colher (café) de cravo-da-índia (ou cravinho)

- 1 semente de erva-doce

Modo de preparo

Coloque o açúcar e a água gelada em uma panela e leve ao fogo médio por 15 minutos ou até formar uma calda rala. Desligue e deixe esfriar. Transfira para uma tigela, adicione o leite de coco, a massa de puba e misture bem. Peneire essa mistura por 3 vezes, adicione a gema, a manteiga derretida e o sal. Peneire mais uma vez, adicione o cravo e a canela e despeje em uma fôrma redonda untada e leve para preparo na Panela de Pressão Elétrica PCC20. Basta selecionar o tempo automaticamente para 20 minutos e aguardar o aviso sonoro do produto – sim, a PCC20 avisa ao final do preparo. Feito isso, é só desmontar e servir conforme sua preferência.

Dica: a receita é ótima para o lanche da tarde, acompanhado de um café quentinho. A Cafeteira Expressionist CMP60 pode ajudar no preparo de uma bebida mais cremosa e saborosa.

Batida de Frutas

Tempo de preparo: 10 minutos

Porções: 1 jarra

A infinidade de frutas da região permite que se experimente diversas batidas com sabores exóticos e deliciosos. Umbú, cajá, acerola, graviola, pinha, pitomba, umbú-cajá, maracujá, mangaba, araçá, jaca são alguns dos mais conhecidos da região.

Ingredientes

- 1 xícara de cachaça regional de boa qualidade

- 2 xícaras de polpa de fruta (cajú, acerola, pitanga, cajá, maracujá, umbú, umbú-cajá, ou outra de sua preferência)

- 2 xícaras de gelo picado

- 1 xícara de açúcar

Modo de preparo

Bata tudo no Liquidificador Expressionist BLP50, coloque em uma jarra e sirva em copos médios adicionando pedras de gelo ou uma decoração que desejar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo