Brasil,

Inflação dos combustíveis e flexibilidade no modelo de trabalho compõem novos desafios de mobilidade urbana

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Victor
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Inflação dos combustíveis e flexibilidade no modelo de trabalho compõem novos desafios de mobilidade urbana

A escalada global nos preços dos combustíveis revela a crescente necessidade que as empresas olhem para este setor, de modo a contribuir para a saúde financeira de seus colaboradores

Marcado pela escalada dos preços da gasolina e do óleo diesel, 2023 se destaca como um ano especialmente desafiador para o mercado de combustíveis no Brasil. O aumento significativo é atribuído a fatores internacionais, incluindo restrições na oferta de petróleo, devido a conflitos geopolíticos, e um crescimento constante na demanda. Essas tendências indicam projeções de elevação contínua dos preços até o final do ano, impactando diretamente consumidores e setores dependentes.

Dados divulgados pelo IBGE revelam que a alta dos combustíveis é um dos principais impulsionadores da inflação neste ano. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) foi de 0,21% em outubro, ante os 0,35% do mês de setembro. A maior variação, 0,78%, e o maior impacto, 0,16 p.p, vieram de transportes pelo segundo mês consecutivo. No ano, o índice acumula alta de quase 4% e de 5,05% em 12 meses.

No contexto global, em setembro, movimentações significativas por parte da Rússia e Arábia Saudita, potências globais do setor de petróleo, foram anunciadas. Os sauditas optaram por estender por mais um trimestre a redução diária de oferta em 1 milhão de barris, enquanto os russos implementaram cortes nas exportações. Decisões globais nesse âmbito exercem pressão adicional sobre os preços dos combustíveis, contribuindo para um cenário cada vez mais volátil.

No Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, setembro fechou com preço médio da gasolina a R$ 5,80, constituindo o mês com a maior média de preço do combustível em 2023. Em paralelo a alta energética, as tarifas de pedágios em mais de 120 praças no estado de São Paulo foram ajustadas a partir de julho de 2023. Além disso, a fim de equilibrar as contas após os prejuízos acumulados durante a pandemia, as rodovias administradas pela CCR aplicaram um aumento de R$0,10 além do reajuste inflacionário.

Com a alta dos preços, toda ajuda passa a ser bem-vinda aos bolsos do trabalhador, conforme destaca Matheus Rangel, CGO da Niky, empresa de benefícios flexíveis que tem possibilitado a empresas e RHs de todo o país promover uma adaptação aos novos modelos e desafios de mobilidade urbana. "Mais do que nunca, os benefícios ofertados pelas empresas contratantes precisam ir além de alimentos. Em meio ao crescimento substancial de opções de locomoção nas cidades e modelos de trabalho cada vez mais diversos e flexíveis, os benefícios devem estar com as novas demandas e, principalmente, complementar as rotas e hábitos por parte dos colaboradores" finaliza Rangel.

Conforme destaca o CGO, os cartões de benefícios flexíveis têm representado uma alternativa para que as empresas demonstrem cuidado com seus colaboradores, tendo em vista que, de acordo com a pesquisa Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, os brasileiros têm passado, em média, 120 minutos por dia no trânsito, fazendo uso de diversos meios de transporte, desde uber, até ônibus, metrô e veículo próprio — o que ressalta a importância da flexibilidade na escolha de atribuição das benesses.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar