Stalkerware: o que é e quais são seus riscos?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Byanka Mendes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Freepik Freepik

Saiba a situação atual desse tipo de software malicioso projetado para espionar, perseguir, e que pode representar um risco para além da vida digital

A tecnologia se integrou tanto em nossas vidas que frequentemente negligenciamos os riscos associados ao seu uso. Uma das ameaças preocupantes e perturbadoras que surgiram nos últimos anos é o stalkerware, um tipo de software malicioso projetado para espionar e perseguir indivíduos sem seu consentimento. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, analisa o que é o stalkerware e quais são seus riscos para além da cibersegurança.

Este software de espionagem, ou spyware, é uma forma invasiva de software que se instala em dispositivos móveis ou computadores sem o conhecimento do usuário. Seu propósito principal é monitorar de forma encoberta as atividades da vítima, desde mensagens de texto e chamadas telefônicas até localizações GPS, e-mails, histórico de navegação e mais. O alarmante é que muitas vezes é instalado por alguém próximo à vítima, como um parceiro íntimo, um membro da família ou um perseguidor.

"Alguns anos atrás, falávamos do Stalkerware para Android como uma ameaça cada vez mais perigosa, com riscos até mesmo para aqueles que espionam. Naquela época, os dados de telemetria da ESET haviam detectado um aumento do stalkerware nesses sistemas operacionais. Embora agora tenha sido identificada uma diminuição da atividade desse tipo de software, isso não significa que ela tenha cessado", comenta Mario Micucci, Pesquisador de Segurança da Informação da ESET América Latina.

Dados de telemetria da ESET, detecções de stalkerware.

O uso deste software tem implicações graves para a privacidade, segurança e bem-estar emocional das pessoas afetadas. Além de violar a privacidade, pode levar a situações de assédio, manipulação, chantagem e até violência física. As vítimas podem sentir-se constantemente vigiadas, experimentarem estresse emocional extremo e até mesmo serem coagidas devido às informações coletadas.

Embora detectá-lo possa ser difícil, pois frequentemente opera em segundo plano, escondendo-se entre os aplicativos legítimos, alguns sinais comuns da presença de stalkerware incluem rápida descarga da bateria, desempenho lento do dispositivo ou uso de dados anormalmente altos.

Para prevenir o stalkerware, a ESET compartilha as seguintes medidas:

- Manter os dispositivos atualizados com software e aplicativos de segurança confiáveis.
- Evitar o jailbreak ou o root do dispositivo.
- Utilizar senhas seguras.
- Habilitar a autenticação de dois fatores.

"O uso do stalkerware levanta sérios problemas éticos e legais. Em muitos países, a instalação de stalkerware sem o consentimento explícito da pessoa monitorada é ilegal e pode resultar em consequências legais para o perpetrador. Alguns governos e organizações estão tomando medidas para regular e penalizar o desenvolvimento, distribuição e uso desse tipo de software", acrescenta Micucci da ESET.

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET. A ESET também convida você a conhecer o Conexão Segura, seu podcast para descobrir o que está acontecendo no mundo da segurança da informação. Para ouvir, acesse este link.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Copyright © 1992 - 2024. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas