Samsung apresenta a mais recente linha de eletrodomésticos com conectividade aprimorada e recursos de IA durante o evento mundial 'Welcome to BESPOKE AI'

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Faria
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Três eventos ocorreram em Seul, Paris e Nova York, e apresentaram novos eletrodomésticos para cozinha e sala de estar para cada mercado específico

A Samsung Electronics Co., Ltd. apresentou sua mais recente linha de eletrodomésticos na coletiva de imprensa realizada no evento global, '‘Welcome to ‘BESPOKE AI'[1], que aconteceu simultaneamente em Seul, Paris e Nova York. O objetivo foi compartilhar a visão da empresa de como a conectividade pode aprimorar a experiência doméstica geral, além de destacar como a inteligência artificial (IA) impulsiona o desempenho desses dispositivos.

Jong-Hee (JH) Han, vice-presidente, CEO e chefe da divisão Device eXperience (DX) da Samsung Electronics, deu início à maratona de eventos em Seul, descrevendo como os eletrodomésticos da Samsung não apenas lidam bem com as tarefas habituais, mas também podem ir além com a aplicação da inteligência artificial. Especialmente quando adicionamos telas à geladeira, ao fogão de indução e à máquina de lavar roupas, os eletrodomésticos Bespoke tornam-se uma plataforma de entretenimento, além de servirem como um hub de controle de fácil acesso para outros aparelhos Samsung conectados por meio do SmartThings.

“Desde a primeira introdução do conceito BESPOKE em 2019, a Samsung Electronics mostrou ao mercado como os aparelhos podem ser personalizados para se adaptarem melhor à casa e ao estilo de vida de cada usuário", disse JH Han. "Cinco anos depois, estamos compartilhando nossa visão para a inteligência artificial em eletrodomésticos com produtos que ampliam o legado Bespoke por meio de conectividade aprimorada e capacidades de IA que elevarão a experiência do consumidor".

Sincronização de dispositivos Bespoke AI para criar novas experiências

Equipados com Wi-Fi integrado, câmeras internas, chips de IA e compatibilidade com o aplicativo SmartThings, os mais recentes dispositivos Bespoke AI da Samsung oferecem recursos e conectividade aprimorados para estabelecer as bases para uma casa verdadeiramente inteligente. Além disso, o novo AI Home, uma tela LCD conectada de 7 polegadas adicionada a vários produtos, oferece acesso e controle intuitivos sobre todo o ecossistema conectado.

O AI Home inclui o recurso 3D Map View, que proporciona aos usuários uma visão completa em 3D da casa, permitindo localizar, e controlar, facilmente todos os aparelhos conectados. Quando os usuários estão na cozinha e percebem que a temperatura está muito alta, por exemplo, eles podem ligar o ar-condicionado de outros cômodos através do AI Home no fogão de indução[2], sem precisar deixar as panelas sem supervisão. Enquanto estão lavando roupa, também podem acionar o aspirador robô da sala de estar pelo AI Home na máquina de lavar, sem precisar se deslocar de um lugar para outro. Além disso, os usuários podem receber chamadas por meio do AI Home, permitindo que atendam prontamente e, ao mesmo tempo, continuem suas atividades domésticas. O AI Home não apenas facilita as tarefas domésticas, mas também as torna mais agradáveis. É possível ouvir suas músicas favoritas, assistir a vídeos ou consultar receitas enquanto cozinham.

Considerando que as pessoas carregam seus smartphones na maior parte do tempo, o Mobile Smart Connect é um novo recurso que envia um alerta para o telefone quando ele está próximo de aparelhos registrados. A notificação inclui um menu de controle rápido para executar as principais funções dos aparelhos domésticos diretamente do telefone, eliminando assim a necessidade de procurar o controle remoto pela casa[3]. Isso elimina até mesmo algumas etapas e cliques[4] que eram necessários para acessar os mesmos recursos no aplicativo SmartThings.

No evento BESPOKE AI, a Samsung também apresentou o novo recurso 'Calm Onboarding', que facilita a forma como os usuários ingressam na vida conectada da Samsung. Ele libera os usuários do incômodo de registrar novos produtos, pois faz isso automaticamente ao acessar o SmartThings com a mesma conta Samsung registrada no Samsung܂com.

Para garantir a segurança dos usuários enquanto entram na era dos eletrodomésticos hiperconectados, a Samsung também destacou sua plataforma de segurança Knox, que protege todos os dados dos usuários armazenados nos aparelhos conectados. A geladeira 4-Door French Door com AI Family Hub™[5] acaba de receber a verificação de nível 'Diamond' por seus recursos de segurança de IoT pela UL Solutions*, uma empresa líder global em ciência de segurança que avalia centenas de reivindicações de marketing a cada ano. Outros modelos Family Hub[6] que aplicam a mesma tecnologia, assim como o Bespoke Jet Bot Combo™ AI, também receberam a mesma verificação.

IA aumenta o alcance dos recursos dos eletrodomésticos Samsung

A diferença mais marcante entre os três eventos, além do local, foi a linha de produtos divulgada nas respectivas coletivas de imprensa, que reflete os aparelhos reais que serão lançados em cada mercado.

O evento 'BESPOKE AI' em Seul começou com a maior programação entre os três locais, apresentando 14 novos produtos, incluindo: o refrigerador Bespoke French Door com AI Family Hub™+, a linha de indução Bespoke Infinite, o Bespoke AI Laundry Combo™, o Bespoke Jet Bot Combo™ AI, o Bespoke Jet AI™, a linha Bespoke Cube™ Air Infinite, o novo refrigerador de 4 portas 2024 que incorpora tecnologia Peltier e muito mais.

O refrigerador 4-Door French Door com AI Family Hub™[7] é o principal centro de controle para tudo relacionado a alimentos, conectando a geladeira a outros eletrodomésticos da casa. O AI Family Hub™+[8], que é a tela LCD de grande porte no painel frontal direito da geladeira, é fundamental para uma experiência intuitiva de inteligência artificial, permitindo que os usuários visualizem receitas recomendadas e reproduzam músicas e vídeos na cozinha. Além disso, a geladeira 4-Door French Door com AI Family Hub™ vem com o AI Vision Inside[9], que utiliza uma câmera interna para identificar 33 tipos de alimentos que são colocados e retirados da geladeira. Os alimentos reconhecidos são listados e gerenciados na tela do Family Hub™ e também podem ser verificados no aplicativo SmartThings[10].

Outro produto importante é o Bespoke Jet Bot Combo™ AI, um robô que aspira e passa pano com recursos aprimorados por IA, incluindo reconhecimento inteligente. O reconhecimento inteligente por IA funciona de diferentes maneiras. O AI Object Recognition usa o modelo de rede neural profunda (DNN, Deep Neural Network) por IA e a câmera para identificar diversos objetos[11], incluindo seres humanos[12], animais de estimação[13] e itens difíceis de visualizar, como cabos telefônicos finos e tapetes ou esteiras. O AI Floor Detect identifica o tipo de piso a ser limpo e, quando detecta carpetes, o aspirador robô decide se levanta o esfregão ou o mantém em sua estação para evitar contaminar o carpete com o esfregão úmido. Além disso, ele vem com o Clean Station Steam+, que oferece uma variedade de recursos para a manutenção automática do aparelho, como esvaziar o saco de pó, reabastecer o reservatório de água, e lavar e limpar o esfregão a vapor[14]. O Clean Station Steam+ também pulveriza vapor de alta temperatura[15] na superfície do esfregão, reduzindo 99,99% das bactérias nocivas[16].

Como a economia de energia é um critério importante no mercado europeu, o evento 'BESPOKE AI' de Paris’[17] apresentou também o novo freezer extralargo com eficiência energética[18] e a linha de lavadoras. O freezer extralargo recebeu a classificação “A” de acordo com as normas energéticas europeias, graças ao novo compressor AI Inverter da Samsung. A nova linha de lavadoras inclui vários modelos com classificações de eficiência energética de A-10%, A-20% e até um modelo de economia de energia extra A-40%. Especificamente, o modelo A-40% com maior eficiência energética está equipado com a tecnologia Bubble Shot, que economiza água e tempo de ciclo ao bombear água para dentro do tambor e borrifá-la sobre a roupa.

A Bespoke AI Laundry Combo™, apresentada nos eventos de Seul e Nova York, é uma lavadora e secadora All-in-One que combina as vantagens de dois aparelhos separados, ao mesmo tempo em que libera espaço valioso. Ela vem com vários recursos de IA, como lembrar as necessidades periódicas e sazonais dos usuários e recomendar o ciclo ideal para a lavagem[19]. Com o AI Opti Wash & Dry™, a Bespoke AI Laundry Combo™ ajusta de forma inteligente o desempenho de lavagem e secagem para cada carga, detectando o peso da roupa para distribuir a quantidade adequada de água e detergente. Ela também identifica o tecido[20] e monitora o nível de sujeira durante um ciclo, acrescentando mais detergente e variando o tempo de lavagem conforme necessário. Em seguida, ajusta o processo de secagem de acordo com o peso e o tipo de tecido. Após a conclusão do ciclo, é possível monitorar o consumo de energia e água por meio do relatório disponibilizado no aplicativo SmartThings[21].

Um aparelho exclusivo apresentado apenas no evento de Nova York realizado na loja própria Samsung 837 foi o fogão Bespoke Slide-in Range com AI Home, que também oferece diversos recursos. O fogão conta com uma câmera interna que permite ao usuário ver o interior do forno de onde estiver, como na TV[22] da sala ou mesmo de fora de casa através do aplicativo SmartThings. Com isso, podem é possível até obter um vídeo curto em câmera rápida[23] destacando o processo de cozimento e compartilhar nas redes sociais.

Além disso, a Samsung irá apresentar sua visão de implementação de IA generativa em eletrodomésticos ainda este ano. Especificamente, a Bixby, assistente de voz da Samsung, desempenhará um papel fundamental nisso. A IA generativa permitirá que a Bixby vá além da capacidade atual de executar um pedido por vez, compreendendo frases complexas e participando de conversas naturais. Em primeiro lugar, a assistente será capaz de compreender exigências compostas como "Ligar o ar-condicionado no modo Wind Free e informar como está o tempo". Ela também pode reter o contexto de interações anteriores para continuidade, portanto, se o usuário instruir a Bixby a desligar o purificador de ar e depois adicionar: "Ah, e a TV também", a Bixby poderá atender a ambas as solicitações. Os usuários também poderão contar com a assistente de voz para encontrar soluções, simplesmente dizendo "a sala está úmida" e perguntando "o que devo fazer com todas as batatas que comprei ontem?". Bixby interpretará essas tarefas multicamadas e responderá naturalmente às solicitações dos usuários.

Antecipando o futuro dos eletrodomésticos

A Samsung não se dedica apenas a oferecer uma melhor experiência doméstica, mas também está empenhada em criar produtos mais inovadores e eficientes. O evento apresentou não apenas as novas linhas de produtos e recursos que a Samsung está lançando, mas também anunciou globalmente como todos os aparelhos conectados por Wi-Fi, incluindo aqueles que os clientes já possuem, podem ser transformados.

Os usuários podem desfrutar de novos recursos mesmo em modelos antigos e obter mais recursos de economia de energia com produtos já adquiridos. O Smart Forward[24], anunciado pela primeira vez durante o evento, é um serviço que oferece os recursos mais recentes e patches de segurança por meio de atualizações regulares de software. Os usuários podem verificar as informações de atualização disponíveis e receber notificações pelo aplicativo SmartThings[25]. Isso garante tranquilidade e também contribui para reduzir a frequência de substituição de eletrodomésticos.

O SmartThings também continua a evoluir, permitindo aos usuários economizar ainda mais no consumo de energia após a compra de um produto. Recursos como carregamento ideal[26], por exemplo, são adicionados para que os usuários possam planejar estrategicamente o consumo de energia. O SmartThings Energy permite monitorar e controlar facilmente a quantidade de energia consumida pelos aparelhos Samsung conectados. A Samsung também planeja lançar seu novo programa Samsung Rewards[27] em um futuro próximo, que permitirá aos usuários receber selos todos os dias se economizarem uma certa quantidade de energia usando o modo AI Energy. Os selos acumulados podem ser convertidos e usados nos Samsung.com, loja Samsung Galaxy e outras plataformas de compra da Samsung.

Para tornar os esforços mais impactantes, a Samsung apresentou colaborações que realizou para implementar soluções que resultem em reduções tangíveis no uso de energia, ao mesmo tempo que torna a vida mais conveniente para os usuários. Através da parceria com a British Gas, ao vincular o recurso Auto Demand Response do SmartThings Energy ao PeakSave da British Gas, a Samsung permite que os usuários desfrutem facilmente de benefícios econômicos por meio da economia de energia.

Como player fundamental do setor de eletrodomésticos, a Samsung revelou o objetivo de utilizar tecnologias de última geração para propósitos que vão além da criação de produtos inovadores. Trata-se de empregar soluções de engenharia que prolongam o ciclo de vida dos produtos e reduzem a frequência de substituições. Alguns dos métodos apresentados na coletiva de imprensa incluem: Hybrid Cooling, que incorpora recentemente os componentes termoelétricos 'Peltier' de alta potência, além do compressor, resultando em maior eficiência e desempenho de resfriamento, e filtros de baixa manutenção para purificadores de ar, eliminando a necessidade de compra ou substituição de filtros.

A segurança do produto é um fator importante que a Samsung prioriza, e a empresa se esforça para obter e expandir certificações para comprovar sua responsabilidade em todas as categorias de eletrodomésticos, incluindo certificação de risco reduzido de incêndio (RFR) para novos produtos. Isto garantirá que os aparelhos certificados[28] sejam projetados para prevenir incidentes de incêndio causados pelo produto.

Ao final do evento, a Samsung também revelou que está colaborando com a animação “Divertidamente 2” da Disney e Pixar (chegando aos cinemas em 13 de junho), para comunicar os recursos da nova Bespoke AI Laundry Combo™. Foi apresentado um novo teaser da marca, mostrando clipes da animação e demonstrando como, com a nova máquina de lavar, é possível eliminar as emoções estressantes da roupa com AI Bubble™.

Os produtos lançados durante o evento ainda não têm previsão de lançamento no Brasil.

Para saber mais sobre o portfólio da marca, acesse a Loja Samsung e a Newsroom Brasil.

[1] Recursos baseados em IA disponíveis em dispositivos selecionados.

[2] Disponível nos EUA.

* Certificado pode ser acessado em: Link

[3] Disponível para Jet Bot Combo™ AI

[4] Os usuários podem configurar a opção ‘Show on Lock screen’ (Mostrar na tela de bloqueio) ou verificar através do painel rápido em telefones Samsung Galaxy

[5] Este é um nome global, a nomenclatura é diferente por região. (América do Norte) Refrigerador Bespoke 4-Door Flex™ com AI Family Hub™+

(América Latina) Refrigerador Bespoke 4-Door French Door com AI Family Hub™+

[6] RF**DB99****, RF**DB95****, RF**DG9H****, disponível na América do Norte e do Sul, Europa, Oriente Médio, Sudeste Asiático, Índia, Austrália, Coreia

[7] Isso não significa que todos os serviços disponíveis no refrigerador Bespoke 4-Door Flex™ com AI Family Hub™+ possuam IA ou gerem informações ou resultados usando IA. Os serviços/recursos que usam modelos de aprendizagem profunda limitam-se a 1) AI Vision Inside e 2) recurso de recomendação de receitas disponível no Samsung Food.

[8] (América do Norte, América Latina) AI Family Hub™+, 32”, (Europa) AI Family Hub™, 21,5 polegadas

[9] Em abril de 2024, o AI Vision Inside tem a capacidade de reconhecer 33 itens alimentares, incluindo frutas frescas e vegetais. Se o alimento não for reconhecível, pode ser listado como um item desconhecido. O AI Vision Inside não consegue identificar ou listar nenhum alimento nas caixas da porta da geladeira ou no freezer. Ele reconhece alimentos com base em modelos de aprendizagem profunda, que podem ser atualizados periodicamente para melhorar a precisão

[10] O aplicativo SmartThings está disponível em dispositivos Android e iOS. Requer conexão Wi-Fi e uma conta Samsung. Os usuários são obrigados a utilizar uma única conta de login em todos os dispositivos

[11] O reconhecimento de objetos pode ser afetado pela forma do objeto ou pelas condições ambientais. Apenas determinados tipos de objetos podem ser reconhecidos. Alguns exemplos incluem: ar condicionado (tipo suporte), geladeira, BESPOKE (geladeira/lava-louças), TV, máquina de lavar/secar roupa, purificador de ar, AirDresser, sofá, cama, estante, mesa, excrementos de animais de estimação, cabo elétrico, toalha/meias, copo, vidro, garrafa, tigela, vaso, capacho, tapete, cabide, sapatos, pedestal, balança, extensão de energia, móveis com barra transversal, pernas de móveis, cadeira de rodas, bola de pelo de animal de estimação, cabo de smartphone, mancha, banheiro, degrau da porta e porta. É necessária uma conexão Wi-Fi e uma conta Samsung.

[12] Apenas reconhece a presença humana com base em indicadores visuais genéricos e não consegue identificar pessoas individuais. As capacidades de reconhecimento podem ser limitadas quando o corpo inteiro de uma pessoa não pode ser visto. É necessária uma conexão Wi-Fi e uma conta Samsung.

[13] Apenas cães e gatos podem ser reconhecidos. Ele reconhece apenas a presença de um animal de estimação com base em indicadores visuais genéricos e não pode identificar animais de estimação individuais. É necessária uma conexão Wi-Fi e uma conta Samsung. As capacidades de reconhecimento podem ser limitadas pela postura ou posição do animal de estimação. A capacidade de reconhecer o seu animal de estimação pode variar dependendo do tipo de animal e do ambiente em que vive.

[14] Após a limpeza, a estação lava os esfregões com água e vapor variando de 50 a 60°C, e em seguida pulveriza vapor de alta temperatura a 100°C.

[15] A temperatura medida do vapor é 100°C.

[16] Baseado em testes da Intertek. Usar o ciclo Wash the Mop elimina 99,99% de Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa. Não suportado nos EUA. Os resultados podem variar dependendo das condições reais de uso.

[17] Recursos baseados em IA disponíveis em dispositivos selecionados.

[18] Representa um refrigerador que possui o freezer localizado na parte inferior (“BMF”) e é caracterizado por uma grande capacidade, com uma largura de 70 cm ou mais.

[19] Mensagens com sugestões de ciclo são exibidas no painel de controle ou em um smartphone com o aplicativo SmartThings.

[20] Para evitar desgaste, lave os mesmos tecidos juntos. Baseado em algoritmo de IA

[21] O aplicativo SmartThings está disponível em dispositivos Android e iOS. Requer conexão Wi-Fi e uma conta Samsung.

[22] Disponível em alguns modelos de Smart TV Samsung, que também devem estar conectados à linha por meio do aplicativo SmartThings e usando a mesma conta Samsung. Uma notificação é exibida na tela da TV 5 minutos antes do final do cozimento. Ao selecionar a notificação, você pode visualizar sua comida e verificar seu progresso usando o streaming de vídeo.

[23] Um vídeo em câmera rápida de 10 segundos é criado e salvo por 24 horas. O vídeo só é gravado quando a porta está fechada. Após o término do processo de cozimento, leva cerca de 20 segundos para codificar o vídeo

[24] O período de atualização e os recursos aplicáveis podem variar de acordo com a região e o modelo

[25] O aplicativo SmartThings está disponível em dispositivos Android e iOS. Requer conexão Wi-Fi e uma conta Samsung.

[26] Disponível apenas em VR7M*97****

[27] Sem previsão de lançamento para o Brasil.

[27] Disponível apenas no Bespoke AI Laundry Combo™.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI, soluções de semicondutores e LED e ajudando a proporcionar uma experiência conectada fluida por meio de seu ecossistema SmartThings e pela colaboração aberta com parceiros. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em Link.