Brasil,

5 dicas para melhorar a experiência do usuário em apps

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Netto
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Idea Maker. Crédito da imagem DIVULGAÇÃO Idea Maker. Crédito da imagem DIVULGAÇÃO

Empresa de tecnologia com mais de 20 aplicativos desenvolvidos e 5 milhões de clientes ressalta importância de tomar decisões baseadas em dados

O investimento por parte das empresas em inovação, ferramentas de automação, utilização de Inteligência Artificial e capacitação dos times de Customer Experience tem se tornado cada vez maior, como no caso da Idea Maker. Com mais de 12 anos de atuação, a empresa ultrapassou em 2023 a marca de 5 milhões de clientes por meio de seus mais de 20 aplicativos e é uma das principais desenvolvedoras de apps no país. Buscando evolução constante para proporcionar uma melhor experiência de navegação, a empresa de tecnologia oferece atendimento omnichannel que combina IA com uma equipe de especialistas capacitados, promovendo maior agilidade na resolução, personalização das respostas, feedback constante dos clientes e usuários, segurança e inovação.

Com o acesso hoje a uma grande variedade de aplicativos, existe uma concorrência crescente entre o melhor desempenho de cada um, logo, a proposta de aprimorar a experiência de usuário (UX) pode ser uma decisão de suma importância para se destacar no mercado. Um estudo realizado pela Dynatrace apontou que, caso o aplicativo apresente algum erro, cerca de 75% dos usuários desistem de utilizá-lo.

A partir de análises comportamentais, a Idea Maker desenvolveu mapas de jornada dos usuários para identificar oportunidades de melhoria e, com base nos resultados, realizou um investimento em automação, utilização de IA e capacitação dos times de Customer Experience.

Guilherme Pironi, UX Design Lead na Idea Maker, aponta a necessidade de levar para o digital aprendizados de experiências no mundo físico. “É fácil perceber a importância de uma boa experiência para o usuário quando pensamos nesta versão "analógica" das coisas: como é importante ser bem atendido em uma loja, onde está tudo bem organizado, os atendentes são bem preparados e o processo de escolher, experimentar e comprar seu produto acontece de maneira prazerosa. Basta pensar no aplicativo como a versão digital desta experiência”.

Já a CXO da Idea Maker, Aline Pupim, destaca que a empresa deu um passo importante em 2023, visando a melhoria contínua da experiência do usuário, com a criação do CEU (Comitê de Experiência do Usuário). A iniciativa promove reuniões semanais dedicadas exclusivamente à discussão e aperfeiçoamento nos produtos, com foco prioritário na usabilidade e satisfação dos usuários. Com base nas principais soluções discutidas no comitê, a especialista separou 5 dicas para aperfeiçoar a navegação do usuário nos aplicativos:

1. Ações baseadas em dados: uma gestão embasada em dados é essencial, possibilitando análises mais precisas de comportamento dos usuários, pontos de abandono, taxas de conversão, retenção e LTV (lifetime value), por exemplo. No caso da Idea Maker, são realizadas pesquisas com clientes e usuários para entender suas necessidades, expectativas e comportamentos. Com base em análises de comportamento, são criados mapas de jornadas dos usuários, a fim de identificar oportunidades de melhoria.

2. Entender o cliente: o entendimento do cliente significa levantar informações de quem são essas pessoas e como elas estão se relacionando com seu produto (ou como irão se relacionar, caso o produto ainda não tenha sido lançado), isso é feito por meio de pesquisas com seus possíveis usuários e demais partes envolvidas.

3. Profissionais qualificados: este tópico é necessário para assegurar que as informações corretas serão coletadas nestas pesquisas, bem como sua interpretação e transformação no produto final feitas por pessoas qualificadas para conduzir o processo, afinal, é preciso transformar preferências pessoais dos clientes em textos, cores e botões na tela, e isto necessita de um profissional bem treinado.

4. Personalização da experiência: outro ponto relevante que visa a satisfação do consumidor é a personalização, uma estratégia fundamental na construção de fidelização e um bom relacionamento, já que clientes que possuem uma experiência personalizada estão propensos a se envolverem com a empresa, interagir e fornecer feedbacks, possibilitando assim análises mais robustas de perfil e comportamento, por exemplo.

5. Investimento na área: o investimento em ferramentas e automações possibilita atuar em prol de uma experiência positiva do cliente, que pode atrair novos usuários e auxiliar na construção de uma base de clientes leais que contribuem para o crescimento sustentável da empresa.
Sobre a Idea Maker:

A Idea Maker é uma empresa de tecnologia que idealiza soluções digitais voltadas para meios de pagamento, filantropia premiável e sorteios. Fundada em 2011, criou mais de 20 aplicativos e possui mais de 5 milhões de usuários cadastrados em todo Brasil. Conquistou em 2023 a autorização do Banco Central para atuar como Instituição de Pagamento na modalidade de emissor de moeda eletrônica e projeta alcançar a meta de R$1 bilhão em transações financeiras até 2024. Todas as soluções da companhia seguem as normas de regulamentação do setor como a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, compliance e PCI (Payment Card Industry). Dentre os produtos mais conhecidos pelo mercado estão o Apcap da Sorte, criado em parceria com a Safe Ink e o H App do Bem, criado em parceria com o Hospital de Amor de Barretos (SP) e que já arrecadou mais de R$ 5,3 milhões em doações nos últimos dois anos. A Idea Maker conta com parceiros como Capemisa, Kovr Capitalização, Meta e Google, além disso, possui integrações com as redes de Supermercados Krill e Savegnago, e também com grandes agências como Correios e Caixa Econômica Federal. Acesse o site da empresa e saiba mais!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar