Brasil,

Dia Internacional da Mulher: Mulheres na tecnologia - Como ampliar a presença feminina no setor?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Rodrigues d'Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Mulheres na tecnologia - Como ampliar a presença feminina no setor? - Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay Mulheres na tecnologia - Como ampliar a presença feminina no setor? - Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Professora da Una para sobre a importância da inclusão de mais mulheres na tecnologia

Na história da área da tecnologia, algumas mulheres já escreveram seus nomes como personagens fundamentais: Ada Lovelace, Mary Kenneth Keller, Grace Hopper, Dana Ulery, Hedy Lamarr e Kathleen Antonelli, entre tantas outras. No início da computação elas eram a maioria nesse segmento. Nessa época, as máquinas eram usadas basicamente para cálculos e processamento de dados e eram operadas majoritariamente por mulheres, que trabalharam ativamente para o desenvolvimento dos computadores e dos programas.

Contudo, atualmente, a realidade é muito diferente. Dados publicados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), indicam que a participação feminina no setor da tecnologia cresceu 60% no período de 2015-2022. Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Revelo, apontou que somente 12,7% das vagas do mercado são ocupadas por mulheres. Somente 16,5% das vagas dos cursos de TI (Tecnologia da Informação) são ocupadas por mulheres, de acordo com informações do Mapa do Ensino Superior 2023, elaborado pela SEMESP.

De acordo com Rafaela Priscila Cruz Moreira, professora de cursos de Tecnologia da Una Contagem, para ampliar e manter a presença de mulheres na área de tecnologia, é essencial começar incentivando as meninas desde cedo, mostrando que é um campo aberto e acessível a todos. “Isso pode ser alcançado por meio de programas educacionais divertidos e inclusivos que tornem a ciência e a tecnologia atraentes; oferta de bolsas e incentivos financeiros para mulheres no início de carreira; criação de um ambiente de trabalho acolhedor; implementando políticas de zero tolerância ao assédio; oportunidades iguais de crescimento profissional; apoio às mulheres para que alcancem posições de liderança e divulgação de histórias de sucesso de mulheres na tecnologia”.

A docente avalia que a inclusão de mais mulheres na tecnologia é essencial para construir um setor mais equitativo, inovador e bem-sucedido. “Isso promove a inovação, pois diferentes perspectivas enriquecem a criatividade e a solução de problemas. E contribui para o aprimoramento do desempenho das empresas, uma vez que equipes diversificadas tendem a apresentar melhores resultados”.

Aumentar a participação feminina na área ajuda a combater a escassez global de talentos em tecnologia, afirma Rafaela. “Pois promove simultaneamente o empoderamento econômico das mulheres ao oferecer a elas acesso a carreiras lucrativas. E atua como inspiração para futuras gerações, contribuindo para um ciclo virtuoso de inclusão e diversidade”.

Segundo a especialista, para fomentar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para as mulheres na área de tecnologia, “é crucial oferecer suporte psicológico e emocional, atuar ativamente para desmontar estereótipos de gênero e promover a igualdade, além de destacar e celebrar as conquistas femininas”.

Rafaela fala com conhecimento de causa. É graduada em Sistemas da Informação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestra e Doutora em Modelagem Matemática e Computacional pelo Cefet-MG.

A docente participou da estruturação do Ânima HUB (rede de laboratórios temáticos em diversas áreas do conhecimento) e foi reconhecida como a 3ª mulher brasileira a ser credenciada na AWS Academy. Além de professora na Una, atua como cientista de dados e também tem uma empresa no setor de TI.

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima - maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar