Brasil,

Globalmente, instituições financeiras chegam a gastar US$ 213,9 bilhões de compliance contra crimes financeiros

Pesquisa global com profissionais de compliance contra crimes financeiros aponta aumento de mais de US$ 33 bilhões ano a ano.

A LexisNexis® Risk Solutions divulga as descobertas de seu Relatório Global Anual sobre o Real Custo de Compliance contra Crimes Financeiros. Os resultados são baseados em uma pesquisa abrangente com 1.015 tomadores de decisão com relação à compliance contra crimes financeiros em instituições financeiras, incluindo bancos, empresas de investimento, gestão de ativos e seguros ao redor do mundo. O custo total projetado de compliance contra crimes financeiros em todas as instituições financeiras atingiu US$ 213,9 bilhões de dólares em 2020, ultrapassando os US$ 180,9 bilhões registrados no mesmo período de 2019. A maior parte desse aumento significativo, ano após ano, está concentrado na Europa Ocidental e nos Estados Unidos.

Os tomadores de decisão que participaram desse estudo supervisionam os processos de compliance contra crimes financeiros, como o monitoramento de sanções, remediação para "Conheça Seu Cliente" (da sigla em inglês KYC, Know Your Customer), anti-lavagem de dinheiro (PLD, prevenção à lavagem de dinheiro) e monitoramento de transações.

A seguir, estão as principais conclusões do Relatório Global Anual sobre o Real Custo de Compliance contra Crimes Financeiros, elaborado pela LexisNexis Risk Solutions:

• Os países ocidentais continuam gastando mais com compliance. Os países da Europa Ocidental e os EUA continuam representando 82,7% dos custos globais totais projetados. A Alemanha e os EUA arcam com a maior parte dos elevados custos, sendo US$ 9,6 bilhões e US$ 8,8 bilhões, respectivamente. A Alemanha superou todos os outros países, com um volume considerável. As instituições financeiras de médio a grande porte lideram esse crescimento em todas as regiões, onde os aumentos chegam a percentuais de dois dígitos para os custos de compliance - exceto na África do Sul e no Oriente Médio.
  • Menos consenso sobre os desafios operacionais. Nos anos anteriores, houve um consenso sobre os dois ou três principais desafios de compliance classificados pelas instituições financeiras. Há uma menor uniformidade na pesquisa deste ano. O perfil de risco do cliente, screening de sanções, relatórios regulatórios, identificação de pessoas politicamente expostas (PEPs), KYC para integração de contas e resolução de alertas eficientes estão todos classificados de forma semelhante como desafios principais. No entanto, regiões diferentes veem graus diversos, tornando certos desafios mais críticos.
  • Impacto da pandemia. A pandemia, ainda em andamento, deixou marcas significativas nos departamentos de compliance, o que exacerbou os problemas existentes e levou a um aumento no tempo e nos gastos necessários para a devida diligência. Empresas de médio e grande porte nos EUA e no Canadá, bem como em partes da América Latina experimentaram crescimentos consideráveis de custos relacionados à pandemia. Os principais desafios operacionais aumentaram nesses mercados desde o início da pandemia, incluindo maiores volumes de alertas e transações suspeitas, ineficiências com resolução de alertas e devida diligência, mais trabalho manual e limitações para adequar perfil de risco / screening de sanções / identificação de PEP.
  • Investimento em tecnologia traz melhores resultados. As instituições financeiras que implementam soluções de tecnologia para apoiar os esforços de compliance contra crimes financeiros, estiveram mais preparadas e sofreram impactos menores, em geral, devido ao aumento das pressões regulatórias e da COVID-19. Em comparação com as empresas que distribuíram uma maior parte de seus custos anuais de compliance com mão de obra, aquelas que direcionaram mais custos para tecnologia estão identificando custos operacionais menores de compliance contra crimes financeiros, além de baixos custos por funcionário em tempo integral e menos desafios relacionados à pandemia.

Leslie Bailey, vice-presidente de Compliance contra Crimes Financeiros da LexisNexis Risk Solutions, diz: “Os criminosos nunca deixarão de se tornar mais sofisticados, mas a adoção de uma solução em múltiplas camadas para compliance contra crimes financeiros pode tornar mais fácil obter uma abordagem de compliance mais econômica e eficiente, bem como aquela que beneficia a organização como um todo. As instituições financeiras devem investigar tanto os atributos de identidade física quanto digital de seus clientes, aproveitando a análise de dados para avaliar riscos e comportamentos em tempo real”.

Bailey complementa, “agora há um maior reconhecimento entre as instituições financeiras de que as iniciativas de compliance contra crimes financeiros oferecem benefícios mais amplos. O uso de tecnologias corretas conforme cresce a força de trabalho de compliance, permite que a equipe se concentre em tarefas de compliance com mais valor e de maior complexidade, as quais requerem análises de pessoas habilidosas”.

Baixe uma cópia do Relatório Global Anual sobre o Real Custo com Compliance contra Crimes Financeiros (em inglês).

Sobre a LexisNexis® Risk Solutions

A LexisNexis® Risk Solutions aproveita o poder dos dados e análises avançadas, para fornecer percepções que ajudam as empresas e entidades governamentais a reduzir o risco e melhorar as decisões visando beneficiar pessoas em todo o mundo. Fornecemos soluções de dados e tecnologia para uma ampla gama de setores, incluindo seguros, serviços financeiros, saúde e governo. Com sede na área metropolitana de Atlanta, Geórgia, temos escritórios em todo o mundo e fazemos parte da RELX (LSE: REL/NYSE: RELX), um provedor global de informações e análises para profissionais e empresas. Para mais informações, por favor, visite www.risk.lexisnexis.com e www.relx.com.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar