Brasil,

América Latina apresenta atraso no planejamento de bandas mmWave para 5G

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

O uso de bandas de espectro acima dos 24 GHz para serviços móveis terrestre permitirá que os sistemas 5G proporcionem comunicações de alta capacidade e baixa latência em áreas estratégicas.

Conforme cresce a capacidade de conexões e usuários de redes móveis, o acesso suficiente de espectro radioelétrico constitui um desafio para a indústria das telecomunicações. Para desenvolver plenamente as redes 5G na América Latina e no Caribe, os reguladores devem planejar o uso das bandas de ondas milimétricas (mmWave) dentro da faixa de 24,5 – 86 GHz.

A 5G Americas publica hoje o estudo “Bandas de ondas milimétricas (mmWave) para a 5G na América Latina e no Caribe”, que aborda o estado destes segmentos na região, assim como o potencial dessas bandas para serviços desenvolvidos no ambiente tecnológico da 5G.

O documento aponta que a identificação de bandas mmWave na América Latina e Caribe está em uma fase de desenvolvimento precoce, pois a maioria dos países carece de cronogramas ou planos para alocar esse espectro para o desenvolvimento das redes 5G. No entanto, observam-se casos avançados de países que estão alocando blocos de bandas deste tipo ou que possuem planos para licitações. Em alguns casos, o aproveitamento destas bandas também acontece com autorizações para uso móvel de licenças pré-existentes.

O estudo traz casos de administrações públicas que já identificaram capacidade em bandas de ondas milimétricas como espectro apto para o desenvolvimento da 5G, contudo ainda não foram alocadas. Em geral, as bandas de 26 GHz e 28 GHz estão sendo consideradas, mas alguns reguladores também observam bandas a partir de 39 GHz. Até a data de atualização do relatório, a única banda dentro da faixa mmWave que estava em uso na região é a de 28 GHz em Porto Rico e no Uruguai.

O aproveitamento destes espaços para a próxima geração de tecnologias móveis apresenta alguns desafios, pois a menor propagação e penetração em interiores observada nestas bandas requer uma maior densidade de infraestrutura de small cells.

Estes desenvolvimentos podem oferecer capacidade adicional em áreas de alta densidade de conexões, e também darão suporte a serviços como a distribuição de vídeo de ultra definição ou banda larga fixa sem fio. Além das políticas de espectro dirigidas especificamente para bandas mmWave, elas requerem marcos regulatórios que fomentem o desenvolvimento de infraestrutura de fibra óptica e ERBs (Estações de Rádio Base), preferencialmente com regras homologadas e permissões ágeis.

O relatório está disponível para download em: https://brechazero.com.br/white-papers/

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware e WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar