TOTVS divulga resultados do terceiro trimestre com crescimento de 12,1% na Receita Recorrente e forte recuperação da produção de crédito

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Sanchez
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

● O crescimento de 23,8% da Margem EBITDA Ajustada Consolidada é um dos destaques do trimestre. O resultado é o maior dos últimos cinco anos.

● No segmento de Tecnologia, um dos destaques da companhia foi o crescimento de 12,1% na Receita Recorrente se comparado ao mesmo período do ano anterior, representando 78% do total das receitas no período

● Na Divisão de Produtos de Crédito Supplier o destaque foi o crescimento de 82,1% nas Receitas em relação ao trimestre anterior e a recuperação da carteira de crédito, que voltou a superar R$ 1 bilhão

A TOTVS (TOTS3), maior empresa de tecnologia do Brasil, anuncia os resultados do terceiro trimestre de 2020. O relatório aponta que, entre julho e setembro, a empresa atingiu uma Receita Recorrente de R$ 490,8 milhões, o que representa um crescimento de 12,1% na comparação ano a ano, Receita Líquida de R$ 677,7 milhões, acréscimo de 17,8% sobre o mesmo período de 2019, e Margem EBITDA Ajustada Consolidada de 23,8% (+290 pb).

Os resultados financeiros operacionais da TOTVS do trimestre seguem divididos em dois principais segmentos: Tecnologia - que envolve os negócios de software da companhia (soluções de ERP, RH, Verticais e Business Performance) - e Produtos de Crédito Supplier .

No segmento de Tecnologia, a empresa mantém a sua trajetória de crescimento, com aumento de 9,4% da Receita Líquida, se comparado ao terceiro trimestre de 2019, atingindo o patamar de R$ 629,2 milhões. O resultado foi impulsionado principalmente pelo crescimento na Receita Recorrente (+12,1%), que representou 78% do total das receitas no período, com Taxa de Renovação acima dos 98%. Entre os destaques, na comparação com o segundo trimestre de 2020, houve um aumento de 19,3% nas Receitas Não Recorrentes, sobretudo associadas a Licenças - que atingiu uma expansão de 34,8% - e a Serviços Não Recorrentes, que cresceram 8,7%.

"Esse avanço nas Receitas Recorrentes e Não Recorrentes, impulsionado pelo trabalho dos times das unidades próprias e franquias, são um importante indicador de recuperação da atividade econômica nas diferentes regiões do país e de que as nossas soluções atendem a uma demanda atual do mercado", afirma Dennis Herszkowicz, CEO da TOTVS.

Ainda no segmento de Tecnologia, a Receita Recorrente Anualizada avançou R$ 56,7 milhões no trimestre, acréscimo de 38,0% sobre os três meses anteriores e de 27,1% ano a ano. O que contribui positivamente para a Receita Recorrente da TOTVS dos próximos períodos. No período, houve uma maior demanda por soluções em nuvem e que ajudem os clientes a operar remotamente, bem como pelas tecnologias para supermercados (Consinco) e CRM (Wealth System).

''Os resultados sólidos do terceiro trimestre demonstram que, mesmo com todo o cenário desafiador gerado pela pandemia, estamos no caminho certo em termos de estratégia de negócios e capacidade de execução", ressalta o CEO da TOTVS.

Resultados de Produtos de Crédito Supplier

As Receitas com Produtos de Crédito Supplier tiveram crescimento de 82,1% em relação ao trimestre anterior. O resultado é expressivo e deve-se considerar os seguintes fatores: a consolidação de apenas dois meses (maio e junho) no resultado do segundo trimestre; e a rápida e forte recuperação do volume de crédito originado, superando em setembro os patamares atingidos no mesmo mês 2019. No período, a carteira de crédito superou R$ 1 bilhão, com 90% desse volume cedida ao FIDC. O que reflete a retomada das atividades econômicas das cadeias atendidas, bem como o forte ganho de penetração nos volumes de vendas dos afiliados.

"Os resultados mostram uma posição de caixa mais próxima dos níveis históricos e inadimplência abaixo dos patamares observados no período pré-Covid-19. Esse fato reitera a resiliência do modelo de negócios da Supplier e sua disciplina na concessão de crédito, além de reforçar um bom desempenho nesse processo de integração das operações.", destaca Herszkowicz.

No trimestre, a TOTVS anunciou o lançamento de mais um produto da divisão de negócios Techfin, o TOTVS Consignado, uma plataforma que facilita e simplifica a gestão de empréstimo consignado privado por parte das áreas de RH das empresas, permitindo realizar aprovações automáticas de crédito a partir de políticas e perfis de usuários.

Outros destaques

Durante o período, a TOTVS firmou parceria com um grande player do mercado de varejo, o Mercado Livre. A parceria permite que clientes da solução TOTVS Omni by Moddo passem a comercializar seus produtos na plataforma do Mercado Livre de forma simples e integrada, garantindo maior controle de estoque e vendas, além passar a atuar como um centro de distribuição, dando mais um passo rumo às experiências omnichannel.

Sobre a TOTVS

Líder absoluta no mercado SMB do Brasil, a TOTVS cria soluções inovadoras para transformar o dia a dia das empresas e ajudá-las a superar os desafios de seus negócios. É a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do país, investindo R$ 1,7 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 5 anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no "Brasil que Faz" e apoia o crescimento de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio da tecnologia.