Brasil,

AEF-Brasil e TV Escola lançam game gratuito de educação financeira

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Bueno
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Aposta da ENEF para atrair a atenção dos alunos em sala de aula, o game já está disponível e deve chegar às escolas públicas e privadas em 2019

A AEF-Brasil – Associação de Educação Financeira do Brasil anuncia o lançamento de Tá O$$O, game de educação financeira, dirigido a crianças e jovens, com idades entre 7 e 18 anos, que pode ser acessado gratuitamente pelo celular, nas plataformas Android ou IOS, ou em computadores por meio do link disponibilizado em www.vidaedinheiro.gov.br/ta-osso/.

Idealizada em parceria com a TV Escola, a ferramenta é um dos recursos mais aguardados da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, sob responsabilidade da AEF-Brasil. “O game é um dos eixos do Ecossistema Nacional de Educação Financeira. O objetivo é disseminar a temática da educação financeira entre estudantes, professores, gestores de educação e Organizações Não Governamentais, por meio do Edutainment, ou seja, aprender brincando, além de ampliar seu alcance a partir de tecnologias inovadoras”, destaca Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

A proposta do jogo eletrônico é estimular o adolescente a tomar decisões financeiras de forma consciente. O jogador pode customizar seu avatar com recursos relacionados à narrativa e experimentar situações que estimulem a tomada de decisão, com base em situações cotidianas e por meio de diferentes conceitos trabalhados na sala de aula. A ferramenta permite escolher entre cinco objetivos de vida, como cursar uma universidade ou se tornar um empreendedor.
“O game fala a mesma língua do adolescente e a ideia é que possa estimular sua reflexão sobre as escolhas que fazemos no presente e como elas impactarão no futuro”, comenta Claudia. Segundo a executiva, as pesquisas com o público-alvo elucidaram que recursos inovadores como os jogos eletrônicos são ideais para promover o engajamento. Com linguagem ilustrativa e dinâmica, o jogo trabalha os quatro pilares da educação financeira: consumo, poupança, planejamento e investimento.

Para Fernando Veloso, diretor geral da TV Escola, o game reforça a mudança de hábitos e o consumo consciente: “Tá O$$O é um projeto é desafiador, divertido e os conceitos de educação financeira são apresentados no decorrer da narrativa do jogo, de forma lúdica. Quanto mais o aluno joga e muda de fase, mais conhecimento adquire sobre como lidar com o dinheiro”, comenta o executivo, que esclarece que o jogo mostra a importância da pesquisa de preços, poupança, investimento, controle, seguro e trabalho, entre outros assuntos, sem perder a descontração.

Nova Base Curricular
Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio relaciona a educação financeira como tema transversal, inserido nas demais disciplinas como Português, História e Geografia, por exemplo. De fato, faz sentido, quando se entende que a temática está muito mais ligada ao comportamento humano do que a cálculos matemáticos.
Para 2019, a expectativa é disponibilizar a ferramenta na sala de aula de escolas públicas e particulares. A proposta é que o recurso funcione como um apoio ao professor na disseminação do tema. “O game é uma alternativa para abordar um tema profundo de forma leve, um exemplo de que Educação Financeira é uma disciplina comportamental e que fará toda a diferença quanto mais cedo for inserida na rotina do estudante”, finaliza Claudia Forte.

Sobre a AEF- Brasil e a ENEF
A AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. Seu principal foco de atuação é a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país.

A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.

A AEF é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; B3– Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira. São membros do CONEF: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, ANBIMA, B3, CNseg e FEBRABAN, Consed e Sebrae.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar