MediaTek anuncia novos produtos com inteligência artificial para smart TVs, câmeras de smartphones, assistentes pessoais e monitores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Valentim
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Entre os lançamentos estão a tecnologia TV AI PQ, a plataforma de visão baseada em IA MT8175 e o sistema comandado por voz MT8518

A MediaTek anunciou hoje o lançamento de vários produtos de inteligência artificial para casas conectadas, incluindo sua última geração da tecnologia de qualidade de imagem (PQ) de TV baseada em IA, a nova plataforma de visão IA MT8175 para displays e câmeras inteligentes, e o novo sistema por voz com base em inteligência artificial MT8518, para caixas de som portáteis inteligentes. Essas novas soluções dão continuidade à visão da MediaTek de levar a IA a todos os lugares, criando um amplo ecossistema de soluções de processamento de hardware de ponta, além de ferramentas de software abrangentes. A MediaTek anuncia hoje as mais recentes inovações de IA para residências inteligentes, wearables, smartphones, carros autônomos e outros dispositivos conectados.

“A inteligência artificial está mudando a forma como interagimos com a tecnologia, incluindo a maneira de tirar fotos em nossos telefones, verificar o clima com nossos assistentes de voz, reproduzir conteúdo em TVs e dirigir nossos carros. As soluções de alto desempenho e baixo consumo de energia da MediaTek são ideais para atender às necessidades de processamento dos dispositivos baseados em IA”, destaca Jerry Yu, vice-presidente corporativo sênior da unidade de negócios Intelligent Devices da MediaTek.

“A IA agora vai além dos recursos de voz para incluir recursos de visão, e além da nuvem para incluir os chamados dispositivos de borda. A MediaTek oferece suporte a uma ampla variedade de recursos de inteligência artificial em assistentes pessoais comandados por voz (VAD, da sigla em inglês), incluindo dispositivos inteligentes com display e câmera”, completa. Segundo o executivo, as inovações de IA mais recentes fornecem aos consumidores experiência de visualização superior, com a tecnologia de TV AI PQ, melhor qualidade de captura de imagem com a plataforma MT8175 para displays e câmeras inteligentes e processamento uniforme entre nuvem e borda em VADs, com a plataforma MT8518. Assim os fabricantes podem aproveitar a grande oportunidade de lançar assistentes de voz para o mercado de falantes portáteis.

A última geração da tecnologia TV AI PQ da MediaTek traz melhorias nos recursos de IA, como a detecção de cenas, que inclui a identificação de rostos para TVs digitais. Com essas funções, as smart TVs podem distinguir os quadros com pessoas dos outros tipos de cenas, como paisagem, cena interna ou arena esportiva, ajustando automaticamente a nitidez para obter máxima qualidade de imagem e adaptando ao mesmo tempo a aparência do tom da pele. A qualidade da imagem convencional não consegue distinguir com precisão cada cena – tons de pele de paisagens, por exemplo – então oferece um “equilíbrio geral” ou compromete as configurações da imagem. Com a tecnologia AI PQ e processamento inteligente, a MediaTek oferece qualidade de cena mais real.

A tecnologia TV AI PQ da MediaTek detecta os diferentes tipos de cenas com IA e depois processa essas informações com o engine PQ, aplicando as configurações adaptáveis a cada cena. Como fabricante número um de chips para TVs inteligentes, a MediaTek sempre esteve à frente das inovações para TV digital. Em 2017, a empresa tornou-se a primeira fornecedora de sistemas em um chip (SoC, da sigla em inglês) a concluir os testes de avaliação com o Verance Aspect, um componente essencial do padrão de transmissão da próxima geração de TVs (ATSC 3.0).

“Os assistentes de voz integrados a displays e câmeras permitirão aos usuários experiências mais interativas e funções ainda mais úteis, graças à plataforma de visão baseada em IA MT8175 da MediaTek”, destaca Yu. “Além de melhorar a experiência de visualização, a plataforma MT8175 oferece as tecnologias mais recentes de processamento de sinal de imagem (ISP) e unidade de processamento de IA (APU), tornando a captura de imagem mais rápida, melhor e com menor consumo de energia.”

Para saber mais sobre como a MediaTek oferece inteligência artificial para os dispositivos de borda, visite https://www.mediatek.com/innovations/artificial-intelligence.

Sobre a MediaTek

A MediaTek Incorporated é uma fabricante global de semicondutores com produção terceirizada (fabless). Seus chips equipam mais de 1,5 bilhão de produtos conectados ao ano. Somos um dos líderes de mercado no desenvolvimento de inovadores SoCs (systems-on-chip) altamente integrados e energeticamente eficientes para dispositivos móveis, entretenimento doméstico, conectividade e Internet das Coisas. Nossa dedicação à inovação tem nos posicionado como referencial no mercado em várias áreas da tecnologia, incluindo tecnologias móveis altamente eficientes na economia de energia e soluções avançadas para multimídia, em toda uma gama de produtos, como smartphones, tablets, TV digital, OTT boxes, wearables e soluções automotivas. A MediaTek capacita e inspira pessoas a expandir seus horizontes e atingir suas metas com maior facilidade, por meio do uso de tecnologias inteligentes. Chamamos esse conceito de Everyday Genius e ele guia tudo o que fazemos. Visite www.mediatek.com para mais informações.