Saiba como fazer revisões eficientes para o Enem 2024

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clara Queirós
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Saiba como fazer revisões eficientes para o Enem 2024

Pravaler oferece dicas essenciais para potencializar ainda mais seus estudos para a prova, que acontece no fim do ano

No próximo dia 27, serão abertas as inscrições para a edição de 2024 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, estudantes de todo o Brasil darão início à reta final de revisões dos conteúdos que aprenderam ao longo de sua jornada escolar, a fim de garantir o melhor resultado possível na prova. Mas caso você ainda não saiba por onde começar a se organizar não se preocupe: o Pravaler, empresa líder no acesso ao ensino superior e em soluções para o ecossistema de educação do Brasil, traz alguns fatores importantes para que você possa se organizar.

O primeiro e mais importante passo para se dar bem no exame é estruturar seus estudos. Defina datas e horários para revisar cada um dos conteúdos estudados durante o ano. Monte um cronograma de estudos que contemple todas as disciplinas, inclusive aquelas com as quais você tem mais facilidade. Você pode intercalar matérias de diferentes áreas ou reservar uma semana para cada uma delas. O importante é que, até o dia da prova, todo o conteúdo seja revisto.

Mas procure selecionar o que estudar para não perder tempo! Se você já tem habilidade com determinado conteúdo, o recapitule rapidamente, só para ter certeza de que não restou nenhuma dúvida. Em seguida, passe para o próximo. Com o cronograma montado, é hora de colocar os estudos em prática. Para isso, aqui vão algumas dicas que te ajudarão a fazer a revisão para o Enem de forma eficiente:

Organize seu local de estudo

Para se concentrar melhor, um ambiente adequado é essencial. Encontre um espaço onde você possa guardar livros, cadernos e papéis e, se possível, ficar sozinho. Dê prioridade a um local com ventilação e sem ruído. Existem diversos fatores que podem atrapalhar os seus estudos, então para diminuir as chances de que isso aconteça, converse com a sua família e estipule alguns momentos em que você não deverá ser interrompido, já que estará 100% focado nas matérias.

Leia o edital

É o primeiro e importantíssimo passo para sua preparação para a prova. No edital são apresentadas as características particulares do exame, como seu formato, exigências e regras que devem ser seguidas e que devem estar bem claras na mente para não perder nenhum detalhe importante. Além disso, no documento é possível consultar a data e hora das provas e o conteúdo que possivelmente será cobrado, o que pode ajudar muito a organizar seus estudos. Para acessar o edital de 2024, entre no site do governo federal.

Conheça os critérios de redação

Por ser a única parte da prova que não inclui questões de múltipla escolha, a redação pode ser extremamente desafiadora para diversos candidatos. Por isso, é essencial que você conheça suas especificidades e critérios de avaliação, para que não corra o risco de tirar uma nota baixa ou nula nessa etapa. Domínio da escrita formal da língua portuguesa, compreensão da proposta da redação, habilidade para selecionar, organizar e interpretar dados, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, conhecimento para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção para o tema abordado são os principais critérios a serem levados em consideração. Além disso, no momento de escrever a redação, procure entender o que é pedido e faça em um rascunho as linhas gerais do seu raciocínio e como você pode defender sua opinião e apresentar soluções para a problemática apresentada – lembrando, sempre, de que essa solução não deve violar os direitos humanos.

Participe de “aulões”

Próximo da data da prova, é comum que diversos cursinhos, colégios e plataformas de estudo focadas no Enem e vestibulares abram uma espécie de cursinho online e também ofereçam “aulões” abertos para revisar matérias para o exame. Preste atenção aos avisos de aulas ao vivo, pois esta também é uma oportunidade de tirar dúvidas com os professores.

Releia suas anotações

Todas aquelas observações que você fez em seu caderno serão úteis agora. Releia-as e procure identificar as dúvidas que possam surgir. Volte então aos livros didáticos e busque as respostas. Tenha certeza de que você compreendeu muito bem o assunto antes de passar para o próximo tema.

Acompanhe notícias e debates

A revisão para o Enem inclui estudar atualidades. Afinal, saber o que acontece no Brasil e no mundo é importante para criar argumentos bem fundamentados para suas respostas e na redação. Ter um bom repertório é fundamental para você se dar bem no exame. Portanto, continue acompanhando notícias e debates. Leia bastante, assista a reportagens e procure entender o que está acontecendo ao seu redor. De forma geral, a prova do Enem costuma abordar assuntos que geraram polêmica ou foram bastante debatidos no período.

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País, figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 382 milhões e mais de 450 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.