Brasil,

Volta às aulas: dicas para a readaptação aos hábitos escolares pós-férias para crianças e adolescentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Martinez
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Volta às aulas: dicas para a readaptação aos hábitos escolares pós-férias para crianças e adolescentes

Dormir e acordar mais cedo; voltar a ter horário certo para as refeições; reduzir o tempo dos eletrônicos; preparar o material escolar e falar da escola são algumas recomendações para que alunos tenham um bom retorno

Em São Paulo, a Secretaria da Educação (Seduc-SP) já definiu o calendário letivo de 2024. As aulas na rede estadual terão início no dia 15 de fevereiro e, na rede particular, esse retorno é definido por instituição, que tem autonomia para fazer o próprio calendário. Todas as unidades escolares devem garantir, no mínimo, os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

A reorganização da rotina escolar merece atenção das famílias neste período de volta às aulas. Após mais de um mês de férias, os filhos se preparam para começar um novo ano e algumas dicas podem ajudar mães e pais nesse processo. De acordo com a orientadora educacional do Ensino Médio do Colégio Humboldt, Andrea Racy, as férias são importantes para o estudante poder relaxar. “É uma pausa necessária. Percebemos muitas vezes, nos finais de semestre, as crianças cansadas, os adolescentes também. Então, o período de férias é para descansar”, avalia.

Veja as dicas abaixo:

1. Tempo de antecedência que o aluno deve retomar a rotina de estudos antes de voltar ao período letivo.

“Para aquele aluno que teve um ótimo desempenho durante o ano, é importante que ele retome os estudos assim que se iniciam as aulas. Para aquele que não foi bem durante o ano letivo anterior, está com muitas lacunas de aprendizagem, teve muitas dificuldades, sugiro retomar alguns conteúdos estudando os materiais que o professor passou, refazendo provas ou atividades propostas”, diz a orientadora educacional. “Duas semanas antes de retomar as aulas, a família, junto com a criança ou adolescente, pode montar uma rotina, com alguns dias e horários para retomar os conteúdos que não ficaram tão claros”, afirma. “No Colégio Humboldt, adotamos também plataformas com orientações personalizadas de estudos, além de exercícios e atividades”. Ela reforça que é importante o descanso do estudante e que ele não pode ficar sem férias.

2. Cada família deve combinar e estabelecer novos horários de dormir e acordar.

“Essa é uma questão que acontece com crianças, adolescentes e adultos e vai de acordo com a rotina de cada família”, comenta Andrea. Normalmente, a indicação é retomar a rotina com 15 dias de antecedência com aquelas que têm muita dificuldade para acordar ou que acordam mal-humoradas e irritadas. Para outras, a semana que antecede o início das aulas é suficiente para que possam se organizar. “Os pais devem, aos poucos, tirar meia hora daquele horário que o filho está acostumado a dormir nas férias. Um exemplo: uma criança ou um adolescente que durante as aulas dorme às 21h e, durante as férias, está dormindo às 23h, deve passar a se deitar às 22h30 durante dois dias, depois 22h dois dias, e assim por diante. A mesma coisa se faz para o horário de acordar”, recomenda a orientadora.

3. Voltar a ter a rotina de alimentação saudável.

Assim como acontece com os estudos e com o sono, a alimentação também fica diferente durante as férias. Muitas famílias tiram férias, viajam e a alimentação é outra. “Às vezes é importante voltar um pouquinho antes para colocar as crianças nesse ritmo de sono, de alimentação, de preparar material, para elas irem assimilando que a rotina vai começar. A alimentação faz parte disso, até porque eles vão se alimentar em casa, vão comer o que os pais estão acostumados a dar ou vão almoçar na escola, onde a comida é balanceada e saudável”, orienta Andrea Racy. “Falamos muito aos alunos que existem três coisas fundamentais com relação aos seus hábitos, importantes para a aprendizagem: comer bem, dormir bem e fazer uma atividade física”.

4. Menos contato com telas e mais atividades ao ar livre no período de retorno à escola.

“No Humboldt, nós temos falado muito sobre a importância de ter, principalmente para crianças, horários para usar eletrônicos e não estar disponível 100% do tempo”, adverte. Com relação aos adolescentes, a orientadora educacional recomenda também que haja regras claras dentro de casa, pois são tantas questões envolvidas, como os problemas que os dispositivos causam, que os pais têm que estar muito atentos. “Pode ser que, durante as férias, as crianças e adolescentes tenham mais tempo livre com os eletrônicos, porém, mesmo nesse período, é importante que as famílias ofereçam outras possibilidades para os filhos, como ir a um parque, viajar, fazer caminhadas, nadar, ler um livro, etc.”.

5. Estimular a criança a organizar mochila e lancheira e ajudar a preparar o material escolar.

“Organizar mochila, organizar lancheira, escrever nome nos materiais, etc. é um preparo e um cuidado com os materiais muito importante, assim como permitir que crianças e adolescentes participem desse momento." Andrea salienta que o adolescente já está mais acostumado com essa rotina, mas muitos ainda gostam ou precisam participar dessa organização. “Durante esse processo, eles relembram situações importantes, divertidas, entre outras.”

6. Para estimular a volta, falar com os filhos sobre a escola, sobre o reencontro com os amigos.

Andrea Racy diz que criança pequena, depois de férias, às vezes até de feriado, acaba tendo que se readaptar e que é importante passar perto da escola, falar "olha aqui a escola, olha que legal, daqui tanto tempo começam as aulas". “Isso deve ser feito mais próximo da volta às aulas, para não gerar muita ansiedade, mas é bacana falar que as aulas vão começar, que eles vão encontrar os amiguinhos, os professores, quem vai ser o professor deles.”

7. Atenção: a readaptação é diferente para crianças e adolescentes.

De acordo com Andrea, normalmente, quem precisa de readaptação são crianças menores, principalmente da Educação Infantil. No Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio, eles não têm muito esse problema porque já estão acostumados com a rotina escolar, mas pode acontecer. “A readaptação pode ser difícil para criança ou adolescente quando estes mudam de ciclo na escola, por exemplo, saem da Educação Infantil e vão para o Fundamental 1, ou quando eles mudam de escola e não conhecem ninguém.” No Colégio Humboldt, alunos apadrinham novos estudantes, contribuindo no processo de adaptação, principalmente nos primeiros dias de aula, e os alunos novos se sentem muito acolhidos.

8. A família tem um papel essencial na reorganização da rotina, mas não deve passar a ansiedade do começo do ano letivo para os filhos.

Isso é muito comum, principalmente para alunos de Educação Infantil ou aqueles que mudaram para uma escola maior, que não se deram bem na escola anterior ou que sofreram bullying. “A dica é tomar cuidado para não transmitir esse sentimento de ansiedade para as crianças ou adolescentes. É importante os pais confiarem na escolha que fizeram e, se precisarem, pedirem ajuda para orientação da escola, para estabelecer uma parceria”, destaca a orientadora educacional do Humboldt.

9. Aproveitar o início do semestre com mudanças de atitude.

Deve-se reiniciar o ano com a perspectiva de uma organização melhor e ter uma rotina de estudos, quando necessário, com empolgação e curiosidade. É preciso estar aberto a novidades, aos professores, orientação, à coordenação, direção e a novos amigos. “Aproveita-se muito o início de semestre quando se tem uma atitude diferente da que não deu certo no ano anterior”, enfatiza Andrea Racy. Para ela, é importante não deixar acumular as tarefas e os estudos. “O acúmulo desgasta e dá a impressão que não será possível fazer mais nada. Sempre é tempo de aprender coisas novas e tentar modificar pequenos hábitos que não deram certo!”.

Sobre o Colégio Humboldt

O Colégio Humboldt pertence a uma rede internacional com mais de 130 escolas alemãs no exterior, com excelência acadêmica certificada pelo governo da Alemanha.

Com uma infraestrutura completa, de 60 mil m² de espaços de aprendizagem, o Colégio forma cidadãos autônomos, com capacidade crítica e socialmente responsáveis, preparados para admissões em universidades do Brasil, Alemanha ou outros países do mundo – inclusive por meio do certificado de conclusão alemão Abitur –, além da Formação Profissional Dual.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, no Humboldt os alunos têm contato com diferentes culturas e a oportunidade de aprender quatro idiomas: Português, Alemão, Inglês e Espanhol.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar