Como o Krav Maga pode apoiar as crianças que sofrem bullying

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Provatti
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

A Federação Sul Americana de Krav Maga dá 5 dicas sobre como é possível mudar a relação da criança com o medo, melhorar sua autoestima e autoconfiança

Segundo dados de 2019 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), três em cada dez estudantes brasileiros são vítimas de bullying. Ainda de acordo com o Ministério da Educação (MEC), crianças que têm um perfil mais introvertido costumam ser as vítimas mais frequentes.

Esse tipo de ataque geralmente se dá sobre a criança que tem uma aparência diferente (ex: excesso de peso, usar óculos), é mais fraca, tem um comportamento passivo, é nova na turma ou que simplesmente se destaca como bom aluno. No geral, elas apresentam maior dificuldade para se expressar ou se abrir em casa e na escola. O medo de piorar a situação e, quando a chantagem costuma fazer parte das agressões, também contribui para o silêncio. Tudo isso pode acarretar em isolamento, ansiedade e depressão.

O Krav Maga trabalha com técnicas que visam, além da defesa pessoal, melhorar a autoestima, inserir a criança em atividades em grupo, vivenciar o apoio e a solidariedade, ganhar força e agilidade e mudar a sua relação com o medo e com a ansiedade.

“Por se tratar de uma atividade de defesa pessoal e não de um esporte de competição, o Krav Maga capacita o indivíduo para que ele possa superar seus próprios obstáculos, com o apoio dos demais praticantes”, conta Grão Mestre Kobi Lichtenstein, o introdutor do Krav Maga na América Latina e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga.

A partir de 10 anos, a criança já pode iniciar a prática da modalidade. Outro ponto diferencial do Krav Maga é que a criança pode treinar com um irmão mais novo ou mais velho, até mesmo com seus pais e familiares, todos na mesma graduação, o que dá a ela ainda mais confiança. “As graduações são divididas pelo desenvolvimento pessoal e não por idade”, Explica Grão Mestre Kobi.

5 dicas do Krav Maga contra o bullying

1- Aprender a se defender

Quem apanha ou sofre intimidação precisa aprender a se defender. Isso mudará a sua postura diante do medo, aumentará a sua autoestima e autoconfiança. Somente essa mudança de postura já desencoraja o bullying, pois o agressor busca o mais fraco e mais tímido. Mas em caso de haver a necessidade de defender sua integridade física, a criança saberá como agir.

2- Fazer uma atividade coletiva

Aprender a socializar é importantíssimo e ajuda a criança a conviver melhor com o outro. Para isso, é fundamental que ela se sinta bem e incluída por todos na atividade que escolher. Por não haver competição, o Krav Maga facilita essa socialização em um ambiente onde todos apoiam a evolução de todos.

3- Aumentar a sua autoestima

A violência psicológica causa danos emocionais que podem impactar a pessoa até a sua vida adulta. Quem tem autoconfiança elevada não aceita o bullying. A autoestima deve ser trabalhada com constância e não apenas no momento da crise. Para isso, as duas dicas anteriores são excelentes: fazer uma atividade coletiva e aprender a se defender aumentam a autoestima de qualquer pessoa.

4- Aprender a confiar

É muito comum a criança omitir o bullying e os pais só descobrirem quando o caso já é grave. As aulas de Krav Maga com profissionais devidamente preparados para ministrar a técnica, proporciona que esse aluno ganhe confiança em seu instrutor para se abrir quanto aos seus problemas, possibilitando que o próprio instrutor converse com os pais da criança.

5- Não subestimar o bullying

Bullying é coisa séria e cabe aos pais não subestimá-lo. É preciso resolver o problema o quanto antes. Estimular a criança a praticar defesa pessoal é o primeiro passo, confiando na transformação que o Krav Maga proporciona.

Grão Mestre Kobi alerta: é muito importante que o Praticante de Krav Maga procure profissionais habilitados adequadamente para o ensino da técnica. “Estamos falando de uma atividade que lida com a vida das pessoas e, ainda mais nos casos de bullying, praticar com um profissional mal preparado pode agravar ainda mais a situação”, completa.

Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga – há mais de 30 anos na América Latina, atua para divulgar e difundir o Krav Maga de Imi Lichtenfeld, exatamente como ele o criou em Israel na década de 40. Presidida por Grão Mestre Kobi Lichtenstein, aluno de Imi, a Federação se orgulha de transformar, comprovadamente, a vida de milhares de pessoas ao longo desses anos, inclusive em casos de bullying.