Brasil,

Alfabetização - O quê, por quê e como

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Del Gaudi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

No atual cenário educacional, com propostas pedagógicas diferentes e até contraditórias, a indefinição dos rumos da alfabetização pode explicar as dificuldades de ensino e aprendizagem e, em parte, o baixo letramento dos brasileiros. A obra de Silvia M. Gasparian Colello marca a posição socioconstrutivista devidamente fundamentada e enriquecida pela vasta sugestão de materiais complementares, acessíveis por QR Code.

Em um momento em que as diretrizes oficiais da política educacional brasileira propõem o método fônico como sistema de alfabetização, cresce o debate entre educadores, professores, especialistas e estudantes da área sobre posturas e alternativas mais eficazes de ensino. No livro Alfabetização – O quê, por quê e como (Summus Editorial, 216 p., R$ 71,60), Silvia M. Gasparian Colello concentra a argumentação técnica de quem pesquisa e vivencia a necessidade de mudanças. Autoridade no assunto, ela defende a revisão de posturas pedagógicas e fundamenta a causa que movimenta pesquisadores e comunidade no enfrentamento dos problemas do analfabetismo, analfabetismo funcional e baixo letramento.

Por reconhecer que a alfabetização, mais do que meta pedagógica, é ferramenta decisiva para a constituição do ser humano e da sociedade democrática, a obra reúne fundamentação teórica, concepções de linguagem, leitura e escrita, consideração dos processos de aprendizagem, mecanismos do fracasso escolar, diretrizes e práticas de ensino, desafios docentes e frentes de formação de professores.

Com base nos apelos da sociedade e nos desafios para a reversão dos quadros de analfabetismo, analfabetismo funcional e baixo letramento, o livro pretende apontar possíveis articulações entre “o que se ensina quando se ensina a ler e escrever”, “por que se ensina a ler e escrever” e “como se ensina a ler e escrever”. Nessa costura entre teoria e prática, o leitor tem acesso a uma coletânea de capítulos que, mesmo independentes, “dialogam” recursivamente entre si e, ainda, marcam uma posição no atual cenário de incertezas e diversidade de proposições.

Diante da constatação de que a alfabetização no Brasil ocorre, muitas vezes, pelo processo de cópia, em práticas de reprodução e em exercícios mecânicos de ortografia e gramática, Silvia Colello pondera que a configuração da sociedade leitora evidencia que o país está muito aquém da meta de formar leitores e escritores proficientes, como mostram as avaliações de desempenho escolar nacionais e internacionais. Para a autora, a alfabetização significa muito mais do que meramente conhecer as letras e compreender o funcionamento do sistema da língua escrita. Tomando a alfabetização como um processo muito mais amplo, o objetivo do livro é favorecer a compreensão das bases que podem subsidiar um trabalho pedagógico seguro, responsável e fundamentado.

A reflexão proposta no livro representa um marco de resistência contra o sistema reducionista do método fônico e de tantas outras propostas mecânicas de ensino, funcionando não como manifesto, mas como fortalecimento da consciência crítica de quem pretende ensinar a ler e escrever. “Entendo que esse é um esforço pedagógico que merece a atenção dos educadores ao longo de toda a vida escolar. A obra destina-se não só aos professores de anos iniciais, mas a todos os educadores que pretendem formar sujeitos leitores e escritores”, afirma a autora.

Buscando articular teorias e práticas, concepções e posturas docentes, conceitos e modos de transposição didática, princípios e diretrizes pedagógicas, objetivos educacionais e frentes de trabalho na escola, processos de aprendizagem e estratégias de ensino, desafios e caminhos para a superação dos problemas, a obra traz exemplos, estudos de caso e vivências, e, ainda, sugere uma ampla relação de materiais complementares – vídeos, videoaulas, entrevistas, textos e podcasts – que, acessados por QR Code, podem ampliar e enriquecer cada tema trabalhado.

A autora:

Silvia M. Gasparian Colello é pedagoga com mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP-SP). Nessa mesma instituição, está vinculada à pós-graduação na área de Educação, Psicologia e Linguagem. Foi consultora da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo e assessora em escolas e secretarias de educação. É membro do Núcleo de Pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) e diretora do Centro de Estudos Oriente-Ocidente (CEMOrOc), onde desenvolve estudos sobre alfabetização, letramento, ensino da língua escrita e formação docente. Entre seus livros, estão A escola que (não) ensina a escrever (2012) e A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas (2017), publicados pela Summus. É coautora de Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos (2010) e organizadora de Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita (2011), ambos também da Summus.

Título: Alfabetização – O quê, por quê e como
Autora: Silvia M. Gasparian Colello
Editora: Summus Editorial
Páginas: 216 (14 x 21 cm)
ISBN: 978-65-5549-022-0
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar