Glass Is Good® e programa Vidro Vira Vidro recuperam mais de 2,9 milhões de embalagens

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Antônio Paiva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Divulgação: Massfix. Divulgação: Massfix.

Com adoção de Pontos de Entrega Voluntária, Glass Is Good®, Massfix e Verallia potencializam os resultados de logística reversa e recuperaram quantidade de embalagens que equivale a 1,8 milhão de quilos de vidro

A reciclagem do vidro desempenha papel importante na redução do impacto ambiental e na preservação dos recursos naturais. Para garantir que esse processo seja eficaz, é essencial contar com uma infraestrutura adequada que facilite a destinação correta do material. Uma das soluções para isso são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Por isso, o Glass Is Good®, programa de logística reversa de embalagem de vidro pós-consumo da Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE, juntou-se à Massfix, empresa do setor de reciclagem líder da América Latina, e à Verallia, terceiro produtor mundial de embalagens de vidro para bebidas e alimentos, na parceria com o Vidro Vira Vidro, uma iniciativa da multinacional francesa que tem o objetivo de ampliar a logística reversa de embalagens de vidro no Brasil. O programa busca fortalecer a estratégia de implementação desses equipamentos de coleta para a recuperação do vidro. Neste ano, a parceria já realizou a instalação de 372 PEVs distribuídos em quatro estados.

Como resultado deste trabalho conjunto, mais de 2,9 milhões de garrafas de vidro já foram recuperadas, o que equivale a 1,8 milhão de quilos de vidro que serão beneficiados pela logística reversa. Além disso, é importante destacar o impacto ambiental do processo de recuperação de embalagens de vidro. A iniciativa contribuirá para reduzir a emissão de, aproximadamente, 689 toneladas de CO2 com os processos de reciclagem.

“Na Massfix, acreditamos que a reciclagem do vidro não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas também uma oportunidade de promover a sustentabilidade e a inovação em nosso setor. Ao reciclar vidro, não apenas conservamos recursos naturais preciosos, mas também reduzimos a pegada de carbono e contribuímos para um futuro mais limpo e saudável para as próximas gerações”, comenta Juliana Schunck, CEO da Massfix.

A união entre esses atores busca integrar a indústria vidreira, representada pela Verallia, que disponibiliza os PEVs e reinsere o vidro coletado em sua cadeia produtiva, com a Massfix que operacionaliza a logística e o beneficiamento dos cacos, e o Glass Is Good, que adquire os créditos de logística reversa do volume gerado pelos PEVs. A parceria permite completar a circularidade da cadeia do vidro.

“A reciclagem do vidro requer o envolvimento de todas as partes da rede de produção, desde a fabricação até o descarte adequado. Ao trabalharem juntas, as indústrias de bebidas e do vidro, juntamente com as beneficiadoras de vidro, assumem a responsabilidade compartilhada pela gestão sustentável dos resíduos do material, contribuindo para a redução do impacto ambiental e promovendo a economia circular”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE. Foja reforça que os PEVs são uma das possibilidades para a atuação na logística reversa, evidenciado que a recuperação de embalagens de vidro pós-consumo é um trabalho que necessita de uma estratégia ampla, com várias ações conjuntas.

Os PEVs são um importante instrumento de engajamento e conscientização da população local e possibilitam a rastreabilidade dos volumes recebidos. Para garantir a visibilidade e facilitar o acesso da população, as grandes caixas verdes em forma de contêiner são instaladas em locais com grande fluxo, como parques, postos de gasolina e áreas públicas.

“A instalação dos PEVs faz parte do objetivo de ampliar a reciclagem desse nobre resíduo retornando-o para a cadeia produtiva, essa é uma das ações que reforçam o propósito da Verallia de reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Os resultados do Programa Vidro Vira Vidro estão sendo muito satisfatórios, e continuaremos avançando na agenda sustentável colaborando com o impacto positivo ao meio ambiente”, afirma Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina.

Sobre a ABRABE

Fundada em 1974, a Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE atua pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil, sendo a única entidade que representa exclusivamente bebidas alcoólicas em todas as suas categorias. Atualmente, são 36 associadas, contemplando empresas nacionais e multinacionais, que, juntas, representam um mercado bastante diversificado de bebidas alcoólicas no Brasil. A ABRABE atua com base em cinco propósitos estratégicos: desenvolvimento econômico do setor; sustentabilidade na cadeia de valor; relação responsável entre bebidas alcoólicas e sociedade; ambiente saudável de concorrência; e oportunidades de aprimoramento do mercado.

Sobre a Massfix

Desde 1991 a MASSFIX atua no setor da reciclagem de cacos de vidros, sendo hoje a maior da América Latina no segmento. Frente a missão, reciclar todo tipo de resíduo de vidro como: vidro plano, vidro laminado, vidro de embalagem e especiais. No início de sua história atuava apenas na coleta de cacos em uma pequena região de São Paulo. Com seriedade e profissionalismo a MASSFIX expandiu sua atuação, segmentos.

As preocupações com o meio ambiente são a base das atividades da MASSFIX e nos orgulhamos em contribuir com um propósito nobre que visa preservar a natureza, impedindo o descarte indevido de resíduos em aterros sanitários e lixões, reinserindo matérias-primas na cadeia produtiva, praticando como atividade primária a economia circular.estando hoje boa parte do território Nacional, sempre se especializando e inovando no processo de reciclagem e transportes destes resíduos. Atualmente possui mais de 1500 fornecedores ativos, entre pequenos e grandes geradores de diferentes.

No Brasil, a Massfix possui sete unidades localizadas nas cidades de Mogi Das Cruzes, Guarulhos, Contagem, Brasília, Anápolis, Cariacica e Barra Velha. Para mais informações acesse: www.massfix.com.br.

Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso propósito é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Com mais de 11 mil colaboradoras e colaboradores e 34 fábricas em 12 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Oferecemos soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo.

Em 2023, a Verallia produziu cerca de 16 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,9 bilhões A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: CAC SBT 1.5°, STOXX600, SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable.

No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos em São Paulo.