SEGS Portal Nacional

Veículos

O bastidor do GP São Paulo que transforma óleo usado em alta performance

  • Terça, 04 Novembro 2025 18:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leticia Novoa
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

O bastidor do GP São Paulo que transforma óleo usado em alta performance - Divulgação

Nos bastidores do GP São Paulo de F1, a Lwart Soluções Ambientais comanda a operação que transforma o óleo lubrificante usado pelos carros em matéria-prima de alta performance.

Enquanto os mecânicos das equipes executam pit stops milimetricamente cronometrados para trocar pneus e ajustar motores, há outra operação acontecendo nos bastidores do GP São Paulo de F1: um “pit stop invisível”, comandado pela Lwart Soluções Ambientais, empresa líder na América Latina em coleta e rerrefino do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, conhecido como OLUC.

Durante todo o fim de semana da etapa brasileira, que movimenta a capital paulista, o óleo lubrificante usado nos motores das escuderias é coletado e destinado ao rerrefino, único processo previsto por lei que recupera esse resíduo e o transforma em óleo básico de alta performance, pronto para dar origem a novos lubrificantes.

“Nos boxes das equipes, cada gota de óleo é controlada com o mesmo rigor com que se mede o tempo de volta. Nossa missão é garantir que todo esse material tenha a destinação ambiental correta, preservando o meio ambiente e fechando o ciclo da economia circular. Para se ter uma ideia, um único litro pode contaminar até 1 milhão de litros de água. Por isso, a legislação brasileira exige que todo OLUC seja coletado e destinado exclusivamente ao rerrefino”, explica João Vianney, diretor de Coleta da Lwart Soluções Ambientais.

Da pista de Interlagos de volta ao motor

O projeto de logística reversa do GP São Paulo prevê a instalação de tambores dentro dos boxes das equipes e em pontos estratégicos do autódromo para armazenar o óleo lubrificante usado. Ao final do evento, o material é recolhido e transportado em caminhões especialmente equipados até a planta da Lwart em Lençóis Paulista (SP).

Na unidade industrial, o óleo passa por um processo de hidrotratamento, tecnologia que remove impurezas e recupera as propriedades do produto original, resultando em um óleo básico do Grupo II, com desempenho técnico comparável, e em muitos casos superior, ao de produtos do primeiro refino do petróleo. A empresa é a única que produz óleo dessa categoria a partir do rerrefino na América Latina.

“É uma transformação completa: o que era resíduo perigoso se torna uma matéria-prima nobre, com rastreabilidade e alto desempenho. Tecnicamente, é possível que o óleo rerrefinado a partir do GP São Paulo volte ao mercado e esteja, um dia, lubrificando o motor de qualquer carro nas ruas, talvez até o seu”, destaca Vianney.

Ao garantir a destinação ambientalmente correta de todo o óleo utilizado no evento, o GP São Paulo de F1 recebe o Certificado de Destinação Final, documento que atesta a conformidade ambiental e reforça o compromisso do evento com práticas de ESG.

Do box à economia circular

Em 2024, a Lwart concluiu a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e o cálculo da pegada de carbono de seu óleo básico com resultados expressivos: 1.091 kg CO₂e/m³, o que representa redução de 77% nas emissões em comparação ao óleo de primeiro refino. O estudo seguiu metodologias e normas internacionais, assegurando a credibilidade técnica dos dados.

“O que fazemos na Lwart é mais do que coletar e reciclar óleo usado, é entregar ao mercado um produto tecnicamente avançado, com menor impacto ambiental e pronto para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis. Nosso óleo básico é fruto de tecnologia, responsabilidade e compromisso com a economia circular”, completa Vianney.

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II), a partir do óleo lubrificante usado. Focada em promover a sustentabilidade e fortalecer os princípios da economia circular, a Lwart atende anualmente cerca de 90 mil clientes; sua planta em Lençóis Paulista (SP) é uma das mais avançadas do mundo e é apoiada por 20 unidades de armazenamento temporário de óleo distribuídas por todo o país. Em 2026, se tornará a segunda maior rerrefinaria do mundo após a inauguração de uma nova fábrica. Para saber mais, acesse: https://www.lwart.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version