SEGS Portal Nacional

Veículos

Cummins apresenta eixo de 38 toneladas e inaugura nova fase em aplicações off-highway severas

  • Quinta, 31 Julho 2025 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Textofinal
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Eixo Tandem

Eixo de maior capacidade já desenvolvido pela empresa é resultado de engenharia local com apoio global e marca a consolidação da líder em tecnologia de energia em novos mercados de mineração e construção pesada

A Cummins Brasil dá um passo estratégico na ampliação de seu portfólio para veículos fora de estrada com o lançamento do novo eixo tandem MT 38-610, desenvolvido para aplicações severas em mineração. Com capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto de eixo e Peso Bruto Combinado (PBC) de até 150 toneladas, o modelo inaugura uma nova geração de soluções voltadas ao segmento off-highway.

O eixo MT 38-610 surge como resposta a uma necessidade operacional cada vez mais presente em aplicações fora de estrada, que exigem robustez e alta capacidade para operações severas de mineração — como o transporte de materiais entre áreas de escavação e processamento, em terrenos irregulares e sem infraestrutura viária. A aplicação do eixo é exclusivamente fora de estrada.

Engenharia e validações locais com apoio global

O desenvolvimento do MT 38-610 contou com colaboração da engenharia global da Cummins no segmento off-highway, integrando soluções já aplicadas em veículos canavieiros e madeireiros. “O projeto mescla componentes já consagrados, como a redução nos cubos, a novos conjuntos dimensionados especialmente para essa carga — com destaque para a adoção de cinco planetárias por cubo de roda, o que permite maior distribuição de torque e menor esforço individual por engrenagem, elevando a resistência e a durabilidade sob condições extremas”, explica Thabata R. Prosdoskimis, supervisora de Engenharia do Produto da Cummins Brasil.

A validação do eixo incluiu mais de 80% dos testes realizados no Brasil, na unidade de Osasco (SP), com otimizações no Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM) para suportar as exigências e padrões de qualidade. Outros testes complementares foram realizados nos Estados Unidos.

O eixo foi projetado para ser montado na própria planta de Osasco, sem necessidade de grandes adequações industriais, com aproveitamento da linha de eixos com redução no cubo já existente. A montagem inclui uma fase inicial de preparação dos conjuntos e utiliza peças com elevado percentual de conteúdo local estimado em que reflete o fortalecimento da cadeia de fornecedores locais.

Entre os componentes nacionais estão as carcaças dos eixos (anterior e posterior), caixa das engrenagens do cubo de roda, tambor de freio, freios, câmaras de freio, suportes das câmaras e itens de fixação como parafusos, porcas e arruelas.

Para suportar o aumento de carga, o eixo MT 38-610 adota um novo conceito de fixação: o componente da extensão da carcaça em que é montado o cubo de rodas, é agora parafusado tanto à carcaça quanto ao freio, formando um conjunto rígido e reforçado — em substituição à configuração tradicional de pinos e prensagem. A solução foi inspirada em práticas já consolidadas no exterior e permite ganhos em robustez e flexibilidade de projeto, sem comprometer a confiabilidade.

A Cummins desenvolveu o eixo para operar com três diferentes relações de redução: 5.41, 6.18 e 7.21, ampliando a versatilidade de aplicação conforme a exigência da operação. Para sua montagem, foi necessário realizar instruções específicas aos operadores quanto ao manuseio e encaixe de determinados componentes, assegurando a correta instalação e desempenho do conjunto.

Desenvolvido com foco em robustez e alta capacidade, o eixo MT 38-610 amplia as possibilidades de aplicação em diferentes configurações veiculares voltadas ao transporte em ambientes severos como aplicações de mineiração.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Dez 04, 2025 Veículos

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Dez 03, 2025 Veículos

Revisão do sistema de freio do veículo garante…

Dez 03, 2025 Veículos

Férias e estrada? Veja como os gases industriais…

Dez 03, 2025 Veículos

Tecnologia de Realidade Aumentada TeamViewer acelera…

Dez 02, 2025 Veículos

Luciana Felix dá 5 dicas de manutenção preventiva para…

Dez 02, 2025 Veículos

5ª edição do Autoconcept 2025 traz ao Brasil os maiores…

Dez 01, 2025 Veículos

Dia perfeito para Piastri enquanto a disputa pelo…

Dez 01, 2025 Veículos

Procura por veículos utilitários de trabalho 0KM sobe…

Dez 01, 2025 Veículos

Vai lavar o carro? Dicas para escolher o melhor local

Nov 28, 2025 Veículos

Kia PV5 conquista o prêmio de "Van Internacional do Ano…

Nov 28, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO celebra sua primeira participação no…

Nov 28, 2025 Veículos

Ford apresenta o novo posicionamento global da marca no…

Nov 27, 2025 Veículos

Vai viajar no fim de ano? Veja como pegar a estrada com…

Nov 27, 2025 Veículos

Fiat mergulha no “mundo invertido” de Stranger Things…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version