SEGS Portal Nacional

Veículos

Como funcionam as estações de carregamento para veículos elétricos abastecidas por energia solar

  • Terça, 15 Julho 2025 18:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Divulgação Energy+

Com foco em sustentabilidade e eficiência, estações solares ganham espaço no Brasil; especialista explica como a tecnologia funciona e quais são os benefícios

O mercado brasileiro de veículos elétricos (VE) continua em ascensão, impulsionado pela maior conscientização dos consumidores sobre os benefícios ambientais e financeiros da eletrificação. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2025, o Brasil registrou um aumento significativo nas vendas de carros elétricos e híbridos, com mais de 86.849 unidades vendidas no primeiro semestre, representando um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesse cenário, as estações de carregamento movidas a energia solar surgem como uma solução inteligente e sustentável para alimentar essa frota com menor impacto ambiental.

Segundo Rodrigo Bourscheidt, CEO da Energy+, rede de tecnologia em energias renováveis que oferece soluções voltadas para a geração de energia distribuída, as estações funcionam a partir da integração entre módulos fotovoltaicos, sistemas de armazenamento (baterias) e carregadores elétricos, formando uma estrutura capaz de captar, armazenar e disponibilizar energia diretamente do sol para automóveis elétricos.

O funcionamento segue um processo relativamente simples, mas com alto nível de tecnologia:

- Captação da energia solar: Os painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas das estações captam a radiação solar e a transformam em energia elétrica (em corrente contínua).
- Conversão e armazenamento: Essa energia é enviada para um inversor, que converte a corrente contínua em corrente alternada, adequada para uso em equipamentos e carregadores. Parte dessa energia pode ser armazenada em baterias, garantindo o abastecimento mesmo em horários com pouca luz solar.
- Carregamento do veículo: A energia é então direcionada para os carregadores (que podem ser do tipo rápido ou semi-rápido, dependendo da estrutura), conectados diretamente aos carros elétricos.

“Esse modelo é altamente sustentável porque reduz a dependência da rede de energia tradicional e possibilita que a mobilidade elétrica caminhe em paralelo com a transição energética que o país vive”, explica Rodrigo.

De acordo com o especialista da Energy+, as estações solares têm uma série de benefícios, pois trata-se de uma energia limpa e renovável, com zero emissão de carbono durante o uso; reduz custos operacionais, especialmente em locais com alta incidência solar; possibilita um funcionamento autônomo, ideal para rodovias, estacionamentos e áreas remotas, e valoriza os empreendimentos que investem na infraestrutura sustentável.

“Além dos ganhos ambientais, o retorno financeiro vem com o tempo: ao produzir sua própria energia, o operador da estação reduz drasticamente o custo do quilômetro rodado para veículos elétricos”, aponta Rodrigo.

A tendência é que cada vez mais shoppings, prédios corporativos, postos de combustíveis e outros estabelecimentos adotem o modelo híbrido de energia solar e carregamento elétrico. A Energy+ já atua nesses projetos e aposta na infraestrutura compartilhada e geração distribuída como caminhos viáveis para escalar o modelo. “À medida que cresce a frota elétrica no Brasil, cresce também a necessidade de pontos de carregamento acessíveis, inteligentes e verdes. E a energia solar é uma das soluções mais sustentáveis para esse desafio”, finaliza o CEO da Energy+.

Sobre a Energy+

Fundada em 2019, em Toledo no Paraná (PR), a Energy+ é uma rede de tecnologia em energias renováveis que oferece soluções voltadas para a geração de energia distribuída. Figurando entre as 50 maiores empresas do segmento no Brasil, a Energy+ atua desde o desenvolvimento e a construção, até o financiamento e operações da cadeia de energia solar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version