SEGS Portal Nacional

Veículos

Diesel A cresce 2,3% no início de 2025; maior proporção de biodiesel na mistura freou avanço

  • Quinta, 12 Junho 2025 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Gimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

StoneX

No primeiro quadrimestre do ano, vendas de diesel B avançaram 3%, enquanto as de diesel A cresceram 2,3%

A demanda por diesel A (óleo diesel puro) cresceu 2,3% entre janeiro e abril quando comparado com 2024, totalizando 18,86 milhões de m³. Conforme evidenciado nas últimas estimativas da StoneX, empresa global de serviços financeiros, o crescimento menor das vendas de diesel A frente ao diesel B reflete uma mistura maior do biodiesel neste ano, cuja vigência do B14 se deu desde janeiro. Em 2024, o B14 só foi introduzido a partir de março, com o B12 vigorando nos dois primeiros meses do ano.

Conforme o relatório divulgado, o aumento das vendas no mercado doméstico foi acompanhado de um crescimento acelerado das internalizações do combustível, que totalizaram 6,62 milhões de m³ entre janeiro e maio, marcando avanço de 21% frente ao mesmo período do ano passado.

“Essa forte expansão das internalizações reflete tanto o aumento da demanda interna pelo derivado fóssil, como também uma janela mais aberta para importação entre fevereiro e abril, com os recentes reajustes promovidos pela Petrobras reduzindo o diferencial entre preços no mercado interno e externo nas semanas mais recentes”, disse o analista de Inteligência de Mercado, Bruno Cordeiro Santos.

Neste recorte, outro fator que contribuiu para ampliar as importações foi a queda da produção pelas refinarias brasileiras. De acordo com os dados divulgados pela ANP, a oferta do combustível entre janeiro e abril caiu 4,5% frente a 2024, totalizando 14,83 milhões de m³, enquanto os centros de processamento passaram a maximizar a produção de outros derivados, como gasolina e nafta.

“Diante deste cenário, a participação do diesel importado na oferta nacional aumentou para 30,9% entre janeiro e abril, ante 26,1% no mesmo intervalo de 2024”, finaliza o analista de Inteligência de Mercado.

Vendas de Diesel B no Brasil subiram no 1º quadrimestre, mesmo com desaquecimento em abril

As vendas de diesel B no Brasil somaram 21,5 milhões de m³ entre janeiro e abril de 2025, volume 3% superior ao registrado no mesmo período de 2024 e o maior da série histórica para os primeiros quatro meses do ano, segundo o relatório da StoneX. O desempenho positivo no início de 2025 foi impulsionado pela excelente safra de soja e à manutenção de indicadores industriais aquecidos. Em abril, no entanto, as vendas de diesel B registraram recuo de 4,0% em relação a março e queda de 3,6% frente a abril de 2024, movimento que já havia sido antecipado pela StoneX. O fim do processo da colheita da soja foi o principal fator que pressionou a demanda no mês.

Para os próximos meses, o aumento sazonal das importações de fertilizantes e o início da colheita do milho inverno no Brasil são os principais fatores que devem guiar o crescimento da demanda por diesel B no país. “Diante deste cenário, as expectativas giram em torno de um consumo aquecido do combustível para o segundo e terceiro trimestres do ano”, projeta o analista de Inteligência de Mercado, Bruno Cordeiro Santos.

Com isso, a StoneX manteve, em sua quinta revisão anual, a projeção de crescimento de 3% no consumo de diesel B em 2025, estimando um total de 69,3 milhões de m³ ao longo do ano.

“É importante frisar que a projeção de um crescimento do PIB brasileiro de 2,18% para 2025 (Boletim Focus) reforça o cenário de aumento sustentado da demanda, o que pode representar o nono avanço consecutivo nas vendas anuais do combustível no país”, conclui Santos.

Sul e Nordeste lideram crescimento do consumo de diesel B no 1º quadrimestre de 2025

As regiões Sul e Nordeste lideraram o crescimento do consumo de diesel B no Brasil entre janeiro e abril de 2025, com avanços de 175 mil m³ (+3,9%) e 163 mil m³ (+4,9%), respectivamente, em relação ao mesmo período de 2024.

No Sul, o aumento das vendas foi impulsionado pela aceleração da atividade industrial, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, além da intensificação do escoamento de soja pela região. Parte do volume produzido no Centro-Oeste foi transportado por essa rota, ampliando a demanda regional pelo combustível.

Enquanto no Nordeste, apesar da retração da produção pela indústria, a demanda por diesel B cresceu devido ao maior fluxo logístico da soja — tanto da produção local quanto de volumes vindos do Norte. Esse movimento contribuiu para elevar o consumo na região.

“O Centro-Oeste também registrou expansão significativa, com alta de 138 mil m³ (+4,4%) no consumo de diesel B. O desempenho foi puxado pela safra recorde de soja, que gerou maior necessidade de transporte para os terminais de exportação. No entanto, o desempenho mais fraco da indústria regional limitou ganhos mais expressivos”, diz Santos.

Já o Sudeste, principal demandante do diesel B no país, apresentou o crescimento mais modesto no período: 97 mil m³ (+1,2%).

De acordo com o analista de Inteligência de Mercado, apesar da região se beneficiar como uma intermediária do escoamento de grãos de outras regiões para os portos – principalmente do Centro-Oeste –, a queda da produção de bens industriais no Rio de Janeiro e no Espírito Santo e o crescimento menos aquecido em São Paulo e Minas Gerais, contribuíram para uma expansão menor do indicador.

Sobre a StoneX

A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 70 escritórios pelo mundo, conectando mais de 300 mil clientes em 180 países. No Brasil, é especialista em desenvolver estratégias de gestão de riscos para proteger o lucro independente da volatilidade do mercado. Também atua em banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e ESG – consultoria de soluções sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Jan 30, 2026 Veículos

Roubo e furto de automóveis sobem 3% e eventos com…

Jan 30, 2026 Veículos

Audi Revolut F1 Team anuncia parcerias com Aleph e…

Jan 29, 2026 Veículos

Mercedes-Benz inicia celebrações de 140 anos no…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version