SEGS Portal Nacional

Veículos

Consórcio imobiliário para comprar veículo? Por que isso não é permitido

  • Quinta, 05 Junho 2025 18:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Verônica Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Existem finalidades específicas de cada modalidade de consórcio. Há um alerta sobre os riscos de uso indevido da carta de crédito

A crescente busca por consórcios como alternativa estratégica para aquisição de bens tem gerado muitas dúvidas entre os consumidores. Uma das perguntas mais frequentes é: posso usar uma carta de crédito de consórcio imobiliário para comprar um carro?

A resposta é direta: não, isso não é permitido. Cada modalidade de consórcio tem finalidades específicas, e tentar utilizar usá-las fora dessas regras pode resultar em frustração e até na negativa da administradora em liberar os recursos.

Alexandre Kloch, especialista em consórcios e em soluções financeiras personalizadas. orienta: clientes que veem no consórcio uma alternativa de investimento consciente e planejado precisam estar atentos no objetivo desde o início:

“Muita gente acredita que, ao ser contemplado, pode usar a carta de crédito como quiser. Mas não é assim que funciona. Um consórcio de imóveis só pode ser usado para finalidades ligadas a imóveis. O mesmo vale para consórcios de veículos. As regras são claras e regulamentadas pelo Banco Central”, explica Kloch.

Cada consórcio, uma finalidade

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), a carta de crédito de um consórcio imobiliário pode ser utilizada para compra de casas, apartamentos, terrenos e até construção ou reformas — desde que tudo esteja devidamente documentado. Já no caso do consórcio de veículos, o foco é claro: compra de carros, motos, caminhões e até veículos náuticos.

“O que define a utilização é a modalidade contratada no momento da adesão. Quando você escolhe um consórcio de imóveis, está assumindo uma cota que seguirá regras específicas. Não há como mudar o destino do crédito depois da contemplação”, reforça Kloch.

Riscos de tentar ‘burlar’ o sistema

Tentar desviar o uso da carta de crédito pode acarretar sérias consequências para o consorciado. A administradora pode recusar a liberação dos recursos, o que acaba comprometendo o planejamento financeiro do cliente. Além disso, há riscos legais e contratuais envolvidos.

“Já vi casos em que a pessoa queria usar a carta de crédito de consórcio imobiliário para comprar um carro usado, achando que poderia. A administradora bloqueou o processo e o cliente perdeu tempo e dinheiro”, alerta o especialista.

Transparência e planejamento são essenciais

Kloch reforça que o primeiro passo para quem deseja adquirir um bem por consórcio é escolher corretamente a modalidade. Caso o objetivo seja um carro, o ideal é optar diretamente por um consórcio de veículos — e o mesmo vale para quem deseja comprar um imóvel.

“O consórcio é uma ferramenta poderosa de educação financeira. Mas precisa ser usada com responsabilidade. Quando bem orientado, o cliente faz um excelente negócio e ainda evita juros altos de financiamentos tradicionais”, conclui.

O que é permitido?

Segundo a ABAC, dentro de cada modalidade há certa flexibilidade — desde que o bem adquirido esteja dentro da categoria. Por exemplo, um consórcio de veículos pode ser usado para adquirir carros novos ou usados, motos, caminhões, tratores e até embarcações, dependendo da Administradora. Já o consórcio imobiliário pode contemplar imóveis novos, usados, terrenos, reformas e construção.

O especialista lembra que o consórcio continua sendo uma das formas mais acessíveis de planejamento para quem quer comprar bens de forma parcelada e sem juros abusivos, mas é fundamental entender suas regras e limitações.

“Cada modalidade existe para atender a objetivos específicos, e tentar misturá-las só traz complicações, desde que se saiba exatamente o que está contratando, esclareça todas as dúvidas com seu consultor de vendas, antes de assinar o contrato ou pagar a primeira parcela”.

Serviço: Klock Consórcios
Alexandre Kloch
Especialista em Consórcio


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Jan 30, 2026 Veículos

Roubo e furto de automóveis sobem 3% e eventos com…

Jan 30, 2026 Veículos

Audi Revolut F1 Team anuncia parcerias com Aleph e…

Jan 29, 2026 Veículos

Mercedes-Benz inicia celebrações de 140 anos no…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version