SEGS Portal Nacional

Veículos

Pirelli estreia um novo pneu macio traseiro para a Moto2™ em Misano

  • Terça, 03 Setembro 2024 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

No GP de San Marino e da Riviera de Rimini, um novo SC0 traseiro para a Moto2 e mais pneus para ambas as classes do que a alocação padrão

Após o GP de Aragón no último fim de semana, a Pirelli e os pilotos dos Campeonatos Mundiais de Moto2 e Moto3™ estão de volta à pista imediatamente para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini, a primeira das duas etapas programadas no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, na Itália.

E para os pilotos da Moto2 haverá uma novidade quanto aos pneus: a Pirelli decidiu introduzir um novo pneu de desenvolvimento SC0 (macio) traseiro, que nesta ocasião substituirá o SC1 (médio) normalmente fornecido na alocação padrão. Portanto, na traseira, os pilotos da Moto2 terão dois pneus de composto macio, com a nova especificação D0640 apresentando um composto com desempenho melhorado em comparação com a solução padrão.

Ao mesmo tempo, novamente em comparação com a alocação padrão, as quantidades de pneus por piloto aumentam: os pneus dianteiros na Moto2 vão de 6 de cada composto para 8, enquanto na Moto3 as duas opções dianteiras e as duas traseiras aumentam em uma unidade em comparação com a alocação padrão.

Interface gráfica do usuário, Texto Descrição gerada automaticamente com confiança média

Um novo desenvolvimento SC0 para a Moto2, para continuar a melhorar

“Até agora, o pneu traseiro macio SC0 tem sido de longe a escolha preferida dos pilotos da Moto2 ao longo da temporada, o mais utilizado tanto em sessões de treinos quanto na corrida, confirmando-se como um pneu extremamente competitivo e versátil. Apesar dos excelentes resultados, nosso trabalho de desenvolvimento nunca para, e é por isso que decidimos trazer uma evolução do macio ao introduzir, em vez do SC1 padrão, uma versão de desenvolvimento do SC0, a especificação D0640, que graças a um novo composto deve oferecer mais aprimoramentos em comparação com o desempenho já excelente do macio padrão. Misano é o circuito ideal para fazer isso porque esperamos temperaturas bastante altas e, portanto, o SC1 traseiro, mais adequado para baixas temperaturas e outros circuitos, certamente não teria sido utilizado. Desta forma, no entanto, os pilotos terão duas opções disponíveis, ambas válidas, e poderemos ver uma comparação direta entre o SC0 padrão e o de desenvolvimento. Também decidimos aumentar o número de pneus dianteiros alocados para a Moto2 e pneus dianteiros e traseiros para a Moto3, para atender às necessidades das equipes e ajudá-las a configurar a moto durante o fim de semana. Gostaria de lembrar que mais pneus alocados não significa que os pilotos poderão utilizar mais pneus durante o fim de semana pelo regulamento, mas simplesmente que, se desejarem, poderão utilizar pneus do mesmo composto em todas as sessões e na corrida, tendo uma quantidade suficiente para poder fazer isso sem necessariamente precisar usar o segundo composto na alocação também. O GP de San Marino e da Riviera de Rimini será a primeira de duas corridas que serão realizadas no mesmo circuito; portanto, o trabalho que os técnicos e pilotos farão será válido para os dois, se as condições da pista e do clima permanecerem inalteradas.”

Texto Descrição gerada automaticamente

· Alocação dedicada: em termos de especificações, SC1 (macio) e SC2 (médio), as opções para a Moto2 não mudam da alocação padrão por piloto; no entanto, as quantidades aumentam de 6 para 8 pneus para cada opção. A mesma quantidade (8) está disponível para as duas unidades de SC0 (macio) traseiras, a padrão e a especificação de desenvolvimento D0640. Cada piloto de Moto3 poderá escolher entre 7 peças de SC1 (macio) e o mesmo número de SC2 (médio) para a frente, para serem combinadas com SC1 (macio) ou SC2 (médio) na traseira, ambos oferecidos como 8 unidades. Neste caso, em comparação com a alocação padrão, todas as opções estão aumentadas em um pneu. Em caso de chuva, haverá a solução para pista molhada DIABLO Rain no composto SCR1 para ambas as classes, tanto para a dianteira (5 peças) quanto para a traseira (6 peças).

· Alocação VS utilização máxima: a Alocação é o número de pneus para cada composto que a Pirelli disponibiliza para cada piloto durante todo o fim de semana, mas isso não significa que os pilotos podem usar todos esses pneus. Na verdade, de acordo com o regulamento, cada piloto - em ambas as classes - pode utilizar um número máximo de pneus slick durante o fim de semana: 8 dianteiros e 9 traseiros, para um total de 17. Este limite se aplica no caso da alocação padrão, ou seja, quando há duas opções de compostos para a frente e o mesmo número para a traseira. Somente se houver um terceiro composto, para a frente, a traseira, ou ambos os eixos, o limite aumenta em uma unidade para cada eixo em questão. No GP de San Marino e da Riviera de Rimini, ainda há duas opções para cada eixo em ambas as classes, embora a Pirelli tenha aumentado as quantidades disponíveis para cada uma dessas opções; portanto, o número máximo de pneus que podem ser utilizados por cada piloto permanece inalterado. Cda piloto pode escolher as combinações de compostos que considera mais adequadas e, neste caso, a maior disponibilidade de pneus para cada composto oferecido pela Pirelli permite que eles se concentrem em sua opção preferida sem se preocupar com a quantidade disponível.

· Uma pista variada: o Circuito Mundial de Misano "Marco Simoncelli" tem 4.226 metros de extensão, com uma largura de 12 metros e uma reta de 430 metros. A pista tem 16 curvas, das quais 10 são para a direita e 6 para a esquerda. Entre as mais exigentes, que requerem frenagem decisiva e grande estabilidade da dianteira para tentar a ultrapassagem, destacam-se a curva 1, a curva 8 e a curva 16. Esta última apresenta um desafio adicional: após uma série de curvas para a direita, você muda repentinamente para uma à esquerda, tornando crucial o gerenciamento da temperatura dos pneus. A primeira parte do circuito, até a curva 6, é caracterizada por curvas enfrentadas em baixa velocidade e com ângulos de inclinação acentuados, onde a aderência do ombro do pneu se torna fundamental. Das curvas 8 a 12, a pista se abre em uma série de curvas rápidas e marcadas, que testam a capacidade dos pilotos de aproveitar ao máximo o desempenho dos pneus.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 19, 2025 Veículos

Mercedes-Benz intensifica iniciativas globais de…

Dez 19, 2025 Veículos

Jeep e Mopar reforçam a importância do check-up antes…

Dez 19, 2025 Veículos

Ford apresenta as novidades do Mustang GT3 para 2026

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Dez 16, 2025 Veículos

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos…

Dez 16, 2025 Veículos

HooH defende isenção de estacionamento para motoristas…

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Dez 15, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO realiza Christmas Day em clima de…

Dez 15, 2025 Veículos

Audi Revolut F1 Team é o nome oficial da marca das…

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version