SEGS Portal Nacional

Veículos

Entenda a diferença entre pneus novos e remoldados antes de comprar online

  • Segunda, 18 Dezembro 2023 13:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mel Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Os pneus são uma parte essencial de todo veículo, fornecendo suporte, absorção da irregularidade do terreno, transmissão de tração e potência para frear e dirigir.

Como essas peças são extremamente importantes, é necessário que sejam verificadas e mantidas regularmente por pessoal qualificado.

A vida útil dos pneus depende, obviamente, de diversos fatores: as características do terreno, a maneira como as pessoas dirigem, o clima predominante em uma área e o uso do veículo.

Em condições normais, a vida útil dos pneus pode ser de até 40.000 ou 60.000 quilômetros, dependendo dos fatores acima. No entanto, pode acontecer que, devido às características do terreno ou à compra de pneus usados, os pneus tenham a vida útil reduzida à metade ou muito menos.

É muito comum as pessoas comprarem achei pneus usados porque os novos estão fora de seu alcance financeiro e, como isso não é uma prática ilegal, cada vez mais pessoas estão recorrendo a um pneu remoldado quando é hora de substituir seu veículo.

O que são pneus remoldados e como são feitos?

Se você pretende achei pneus remoldados, saiba que são pneus que passaram por uma restauração completa, ou seja, é realizado um processo de restauração das peças, onde as bandas de rodagem e toda a lateral dos pneus são substituídas por novas camadas de borracha.

Esse procedimento é mais comum em pneus de caminhões e ônibus, ou seja, transportes pesados, mas, na realidade, nada impede que esse mesmo processo seja realizado em pneus de veículos menores, como carros e vans.

O caminho para a reforma do pneu é feito em alguns passos:

  • Quando a peça chega à oficina para restauração, ela é inspecionada para determinar se atende aos requisitos para restauração;
  • A banda de rodagem é removida, limpa e a carcaça é preparada para que uma nova camada de borracha possa ser aplicada. Além disso, a superfície geralmente é completamente lixada;
  • Depois que a nova camada de borracha é aplicada à carcaça, ela é vulcanizada para formar o novo pneu recuperado. Como passo final, ele é inspecionado para determinar se não há defeitos na cobertura.

Para a segurança dos usuários, cada pneu que passou por um processo de reforma tem uma identificação que mostra que ele passou pelo processo. Para obter uma informação mais precisa, ele também deve indicar exatamente qual processo foi usado e ter a inscrição correspondente.

Comparação entre pneus novos e remoldados: prós e contras

Por motivos óbvios, os pneus recauchutados têm uma vida útil muito mais curta do que os pneus novos.

Esses últimos têm muitas vantagens, como a segurança máxima, a possibilidade de adquirir aqueles com inovação tecnológica e de escolher o que melhor se adapta ao veículo e ao modo de dirigir, graças ao amplo catálogo existente, mas sua desvantagem mais comum é o preço, pois são bastante caros.

Caso o orçamento seja uma restrição para a compra de pneus novos, os pneus usados são sempre uma boa opção devido às vantagens que oferecem.

  • Preço: uma das vantagens mais notáveis e o motivo pelo qual as pessoas os escolhem ultimamente é o fato de o preço ser muito mais baixo do que o de pneus novos. Tanto que, em muitos casos, o preço pode ser 50% menor do que o de um pneu novo;
  • Desempenho: os pneus que passaram por um processo de recauchutagem funcionam perfeitamente bem em áreas urbanas, ou seja, onde a velocidade é média;
  • Selo do Inmetro: os pneus desse tipo são aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Por esse motivo, se você pretende comprar pneus usados, deve se certificar de que eles tenham essa identificação;
  • Meio ambiente: ao usar um pneu reformado, consciente ou inconscientemente, você está contribuindo para a melhoria do meio ambiente ao reutilizar uma peça e evitar o acúmulo de resíduos.

As desvantagens mais comuns dos pneus reformados incluem as seguintes:

  • Durabilidade: embora o preço seja menor do que o de um pneu novo, a vida útil também diminui consideravelmente e, geralmente, é de 15 a 30%;
  • Desempenho: embora o desempenho em áreas urbanas seja ideal, o mesmo não se pode dizer das estradas. Ao dirigir em altas velocidades, pode ocorrer instabilidade, especialmente em terrenos sinuosos ou com curvas;
  • Falta de selo do Inmetro: o selo determina que os pneus reformados devem ser fabricados com carcaças produzidas há no máximo 7 anos, mas na realidade é difícil garantir essa situação.
    Quando reformados, as identificações originais de fabricação referentes à data de produção, marca e outras características são apagadas;
  • Balanceamento: uma das maiores desvantagens é que o balanceamento dos pneus é muito complexo. Não é fácil ajustar os pneus corretamente com esse material e, por isso, é necessário que uma pessoa treinada e experiente realize a tarefa de balanceamento.

Como a escolha do pneu pode afetar o desempenho do seu carro

O uso de pneus reformados pode afetar significativamente a segurança do veículo, principalmente porque os pneus reformados estão no centro do sistema de segurança do veículo e desempenham um papel importante na estabilidade, na aderência e na freada.

Um dos riscos mais comuns ao usar pneus recauchutados é a qualidade dos materiais usados no processo, pois isso pode mudar dependendo de quem fabrica os pneus e do processo a que são submetidos, o que pode alterar a durabilidade e a segurança dos pneus.

Outra característica que pode afetar o desempenho do carro é a falta de aderência dos pneus, já que eles podem ter menos aderência do que o normal em superfícies molhadas ou escorregadias, o que pode aumentar o risco de acidentes e de direção errada.

A estabilidade inadequada também é um problema, especialmente ao dirigir em altas velocidades e em áreas com curvas, onde o veículo pode perder o controle.

Por último, mas não menos importante, os pneus que passaram por um processo de recauchutagem podem falhar prematuramente, ou seja, antes do esperado e sem aviso. Isso pode resultar em desgaste irregular da banda de rodagem, separação da banda de rodagem ou estouro do pneu.

Em vista do exposto, é importante considerar as vantagens e desvantagens, bem como os riscos, de comprar pneus reformados. Embora seja verdade que essa é uma prática legal e comum, também é verdade que o quadro completo deve ser considerado antes de tomar uma decisão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Dez 16, 2025 Veículos

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos…

Dez 16, 2025 Veículos

HooH defende isenção de estacionamento para motoristas…

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Dez 15, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO realiza Christmas Day em clima de…

Dez 15, 2025 Veículos

Audi Revolut F1 Team é o nome oficial da marca das…

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version