SEGS Portal Nacional

Veículos

Acidentes com motociclistas acendem alerta

  • Sexta, 05 Mai 2023 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Fagnani
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Imagem: Divulgação

Campanha Maio Amarelo foca em trânsito seguro e SBCOC reforça conscientização

Neste mês, acontece a campanha Maio Amarelo, que foca na segurança do trânsito. Alarmantes estatísticas evidenciam essa necessidade, inclusive quando a questão envolve motociclistas: Boletim Epidemiológico divulgado em abril, pelo Ministério da Saúde, mostrou aumento da taxa de internações desse público, entre 2011 e 2021, em 55%, considerando apenas a rede do SUS e conveniados. Em 2011, a taxa de internação de motociclistas foi de 3,9 e passou para 6,1 por 10 mil habitantes em 2021, com custo de R$167 milhões, apenas neste ano.

“Em acidentes com motocicleta, a própria pessoa que a conduz é o para-choque, intensificando a gravidade das lesões”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Sandro da Silva Reginaldo.

Uma das lesões mais comuns em motociclistas é a fratura de clavícula, osso em formato de “S”, localizado na parte superior do tórax e responsável por fazer a ligação entre o tronco, ficando conectada a um osso chamado esterno, e os braços, conectando-se também ao ombro. “Com isso, a clavícula é um dos importantes componentes que permitem a mobilidade dos membros superiores e a implicação de força. Quando a pessoa sofre uma queda sobre o ombro, toda a energia do impacto é transferida para essa região, o que resulta na fratura do osso, situação frequentemente vista em acidentes de moto”, fala o cirurgião.

Tipos de fratura

O presidente da SBCOC explica que há três tipos de fratura de clavícula. “Há a fratura transversa, que ocorre em uma linha mais ou menos reta; a oblíqua, quando a fratura lesiona o osso diagonalmente; e a cominutiva, quando o osso quebra em vários pedaços”, lista. “Quando a fratura não apresenta desvio ou encurtamento significativo, o tratamento é conservador, do contrário, pode haver necessidade de cirurgia”, completa, acrescentando que é importante a avaliação de um especialista para o diagnóstico correto.

Segundo o ortopedista, a fratura na clavícula pode deixar algumas sequelas, como a lesão de nervos, o surgimento de um calo no osso ou o atraso na cicatrização, que podem ser evitadas quando o osso fica corretamente imobilizado. O paciente pode levar de três a seis meses para se recuperar por completo e, para que isso aconteça, é importante ater-se à algumas medidas, como evitar elevar o braço; não dirigir durante o período de consolidação óssea; usar sempre a imobilização de braço recomendada pelo ortopedista, especialmente durante o dia e a noite; e mexer o ombro, cotovelo, punho e mão, conforme orientação médica, para evitar a rigidez da articulação.

“O período de recuperação é um transtorno, vai afastar a pessoa do trabalho e limitá-la nas atividades diárias, então, todo cuidado e atenção no trânsito são fundamentais para prevenir-se disso tudo. Com prudência, podemos transformar as ruas e estradas em ambientes de convivência harmônica, ao invés de um campo de guerra”, conclui.

Perfil dos acidentes com moto e estados com maior incidência

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o perfil das vítimas fatais de motociclistas em lesões no trânsito em 2021 é predominantemente do sexo masculino (88,1%), adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos (30,8%), de baixa escolaridade com 8 a 11 anos de estudo (39,6%), de raça negra (64,9%) e solteiro (57,3%).

O documento pontua que o risco relativo do sexo masculino é 7,4 vezes maior que a do sexo feminino para o óbito de motociclista.

Ainda de acordo com o Boletim, o estado do Piauí apresentou as duas maiores taxas de mortalidade e de internação de motociclistas (17,6 óbitos por 100 mil habitantes e 17,4 internados por 10 mil habitantes.).

Os estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão apresentaram taxas de mortalidade de 14,7; 13,8 e 11,2, números acima da taxa nacional de 5,7 óbitos por 100 mil habitantes.

O Boletim destaca que uma questão relevante que influencia no número de acidentes com motociclistas é o tamanho da frota de motos no País. Em 2011, o Registro Nacional de Veículos Automotores registrou 18,4 milhões de veículos de duas ou três rodas (motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos), o que equivalia a 26,1% da frota total de veículos13. Em dezembro de 2021, esse total foi de 30,3 milhões, aumento de 64,7% aproximadamente, representando 27,1% da frota do Brasil. A partir de 2012, as motocicletas passaram a ser o principal veículo motorizado na Região Norte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 22, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo Omoda 4 no último trimestre…

Dez 22, 2025 Veículos

Mercedes-Benz conecta tecnologia e praticidade com…

Dez 22, 2025 Veículos

Haval H6, Tank 300 e Haval Dargo lideram em premiação…

Dez 19, 2025 Veículos

Mercedes-Benz intensifica iniciativas globais de…

Dez 19, 2025 Veículos

Jeep e Mopar reforçam a importância do check-up antes…

Dez 19, 2025 Veículos

Ford apresenta as novidades do Mustang GT3 para 2026

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Dez 16, 2025 Veículos

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos…

Dez 16, 2025 Veículos

HooH defende isenção de estacionamento para motoristas…

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version